HARY SCHWEIZER, uma despedida

- depoimentos e mensagens -

 

 

Ao amigo Hary, com votos de muito sucesso nessa nova etapa. Um grande abraço. DORA GALESSO

SECRETARIA DE CULTURA DO DF - FRANCISCO JOSÉ TELES DE LIMA em nome da direção de Gestão de Pessoas da Secretaria de Cultura manifesta a Vossa Senhoria a gratidão pelos serviços prestados ao órgão, pelo companheirismo, dedicação e profissionalismo com que exerceu suas atividades durante toda sua vida funcional. Parabéns pela aposentadoria e que ela dê início à realização de muitos planos pessoais antes adiados.

CIRCE CUNHA mandou publicar no CORREIO BRAZILIENSE - Quis registrar o carinho da minha cidade por você!  

FLAVIO LOPES FIGUEIREDO JR. escreveu uma carta aberta  

JULIANA SANTOS - Uma foto histórica com esses mestres na última apresentação do Hary Schweizer com a OSTNCS no Teatro dos Bancários. Foram 37 anos dedicados a essa orquestra e uma vida toda dedicada ao fagote. Um exemplo para nós! Juliana Santos com Nivaldo Francisco de Souza, Rodrigo Hoffmann, Hary Schweizer, Shaina Fernandes, Marcos Vinícius Taveira e Cristina Porto Costa.

CRISTINA PORTO COSTA Parabéns, querido amigo e mestre! Irei aplaudi-lo, também com o coração, agradecendo o tanto que você partilhou conosco ao longo de tantos anos! Bela vida vivida, inclusive profissional. Feliz reinício!
A data de hoje é simbólica. Nada se encerra, pois o coração pulsa, somos imaginativos e, sem dúvida, você estará curtindo a vida do seu jeito. 
Na riqueza de vida que você construiu e distribuiu, Hary, somos todos privilegiados por estarmos perto e podermos contar com você, engenhoso e persistente, com tantos frutos no caminho. A orquestra foi um deles, com desafios e reconhecimentos. Lembro-me das primeiras vezes em que ouvi você tocar. E eu pensava: como é possível, como ele muda de timbre a depender do repertório, que solo mais lindo! E também, claro, me lembro do "Um fagote se apresenta", e ao término "Um fagote se apresentou". Agora é a hora de receber mais aplausos, pelo lado além do artesão, pelo lado do instrumentista. Obrigado, Hary, pela paciência e orientação aos novos, aos cachês passantes como eu, que tanto aprendi com você. Sobretudo, por ser um estupendo profissional, um apoio e exemplo como músico e pessoa. Parabéns pelo rito de hoje. Faz parte da nossa vida em sociedade. Mas há depois, e depois, e depois...
ELIONE MEDEIROS - 7 de junho será o dia de seu concerto de despedida. Simbólico, pois 7 é um número considerado perfeito e místico, por reunir mistérios sobre as grandes realizações da Fonte Criadora. Certamente nesse dia haverá um grande recital de despedida de uma pessoa, professor, músico e artesão, muito especial. Certamente essa despedida é formal, pois de vez em quando, saberei de você ainda produzindo sons nos seus fagotes! Sem fazer comparações, você foi e é uma fonte que produz bons frutos, e eu garbosamente me incluo como um privilegiado dessa fonte, entre tantos outros ex-alunos, amigos e colegas. Quero deixar aqui para você, um grito de BRAVÍSSIMO!!!!!!! Com 7 exclamações, para que meu texto finalize perfeito como será o seu recital.
BENJAMIN COELHO - Parabéns por mais uma conquista e MUITO OBRIGADO por tudo que tu fizeste, fazes e farás por nós fagotistas brasileiros! Sugiro: 7 de junho = o dia do Hary!
MARIA DA GRAÇA OLIVEIRA-PLÜMACHER -  Parabéns, Hary... essa aposentadoria é mais que merecida! Sou muito orgulhosa por ter sido sua aluna e em especial a primeira que se formou em fagote na Universidade de Brasília. Você não foi só um professor, mas também um grande amigo, exemplo de pessoa correta e como um pai para mim no caminho musical. Muito obrigada por ter feito parte da minha formação fagotística.
NAZARETH OLIVEIRA Amigo Hary e ilustre professor, sua merecida aposentadoria deixará nos colegas e alunos a marca de um grande mestre e amigo. Desejamos que possa usufruir com saúde sua linda família com tudo que você tem direito. Apesar de convivermos apenas indiretamente com você lhe dedicamos grande admiração e somos gratos por seu profissionalismo amigo com nossa filha Maria da Graça. Deus lhe abençoe e muito obrigada dos amigos de Belém.

GUSTAVO KOBERSTEIN - Parabéns pela linda jornada na OSTNCS! Você foi um guia, professor, construtor, que sempre me inspirou e deu exemplos de um excelente profissional. Muito obrigado, Hary! Quem sabe agora você não tem tempo para construir o primeiro contrafagote brasileiro?!

ERNESTO DONAS - Fechar um ciclo...abrir outros... faz parte da vida, você bem sabe disso. O tempo terá nova organização e objetivos, e a vida continuará sendo musical e ativa, não tenho dúvida.

ROBERTO TIBIRIÇÁ -  Vai fazer MUITA FALTA, meu querido amigo e excepcional músico!
IRDILAM ARLACON - Parabéns por sua aposentadoria, Hary! Por outro lado, tenho certeza que seu maestro de certa forma está muito triste por saber que um excelente fagotista já não será mais integrante de sua orquestra. E com certeza você nunca vai abandonar o seu fagote.
FÁBIO CURY - Parabéns, querido Hary, pela bela carreira, pelos excelentes alunos, pelo engajamento na divulgação do fagote, pelo pioneirismo na construção e reparo dos instrumentos e tantas outras realizações! 
RENATA MENEZES - Parabéns, querido Hary! Fico feliz por essa etapa vencida e triste pois não tocarei mais contigo. Sucesso nessa nova caminhada! Você fará falta.
ISABELA SEKEFFHary, Primeiro parabéns! Depois obrigada! Obrigada por cada concerto! Cada aula de história! Cada aula de música de câmara! Lembro da primeira vez que vi você: aplicou minha prova específica na UnB! Enfim... Parabéns por ser tão bem sucedido na sua carreira de fagotista e professor!
MARCONI ARAUJO -  Parabéns professor! Curta muito sua aposentadoria na certeza que mudou muitas vidas com sua música e seus ensinamentos! Um grande abraço do seu aluno!

ZOLTAN PAULNYI - Eu gostaria de parabenizá-lo por sua bonita carreira artística, produzindo o som desde a fabricação do instrumento até a música no palco da apresentação! Sua perseverança e sua arte é um exemplo de heroísmo para mim e para todos! Sou muito grato em ter tocado com você durante estes 16 anos na orquestra!

KÁTIA ALMEIDA Só tenho a agradecer. Momentos musicais inesquecíveis no teatro, nos concertos de câmara da UnB, e as aulas de História da Música, uma das minhas prediletas durante o meu curso, pela enorme bagagem que me passou. Espero que nessa nova fase de vida você não deixe de tocar, nem de seguir na sua brava jornada de ateliê... Parabéns pela linda jornada!

ARIADNE PAIXÃO Hary, apesar de ser uma aposentadoria mais que merecida, sentiremos muito sua falta. Tenho certeza que você saberá desfrutar de cada minuto dessa nova fase da vida.

RODRIGO HOFFMANN - Parabenizo por sua trajetória e pelo lindo concerto. Belas palavras, um história bonita e um trabalho que não tem nem o que falar. Desde o evento que fizemos na Escola de Música de Brasília (semana das palhetas, mesa redonda, etc...) me pergunto: o que seria do fagote em Brasília se você não tivesse "pintado" por aqui? Sem contar os desdobramentos do seu trabalho como professor e construtor para o Brasil.

DENISE GOMES DE LIMA - desejo a Você uma linda e fecunda nova vida que começa agora. Gratidão pelos muitos momentos musicais, pelos anos de convivência e amizade.

SANDRA VARGAS Bravíssimo, Hary. Parabéns por uma trajetória de orgulho.
MALU MESTRINHO SYLVESTREQuerido professor Hary, Guardo na memória os inúmeros concertos que assisti, com você tocando bravamente, como sempre. Assim como lembro igualmente das suas aulas e exemplo de excelente músico. Um grande abraço e boa folga.
DÉBORA ARRUDA PENHA SOARES - Parabéns, Hary, pela linda e bem sucedida carreira! Adorei ter trabalhado com você! Aproveite muito esta merecida etapa da vida! Abraços.
CECÍLIA TAVARES - Bela carreira! Continue sempre, pois toca lindo. Guardo na minha memória muitos momentos musicais em que você brilhava. Bravo.
LUCIANO FLEMING Grande Hary, quando cheguei na UnB (Universidade de Brasília) em 77, vindo de meu primeiro ano como universitário de Música no Instituto de Artes da UFRGS, cursei duas disciplinas no Departamento de Música da UnB: Canto Coral e Evolução da Música 1, e as duas eram ministradas por você. Da UnB, após belo e pioneiro trabalho, você já se aposentou, que agora esta nova e merecida mudança de rumo enriqueça ainda mais a sua vida.
JOEL BARROZO - Querido professor Hary, poucas vezes me manifestei. Eu que tive o privilégio de ser recebido carinhosamente em sua casa algumas vezes, quando a internet ainda não disponibilizava tantas informações como temos hoje, externo aqui minha gratidão por tudo que tens feito até agora por todos nós, fagotistas profissionais ou não (como eu). Jamais o veremos como um "fagotista aposentado", mas sempre como nosso grande inspirador e criador desse relacionamento extraordinário que temos através desse canal de comunicação. Provavelmente não estarei pessoalmente presente nesse dia tão importante, mas em minhas orações te apresentarei para que continue sendo essa pessoa maravilhosa e diferenciada que conheci
FRANZ JÜRGEN DORSAM - Parabéns, Mestre Hary! Pode a partir de agora fazer o que quiser, mas vai manter seu papel importantíssimo no mundo da música! Obrigado, Você abriu um mundo novo para mim!
LUIZ DE MARCHI - Parabéns, grande músico; acompanho seu som de longa data, pois fica chato falar desde minha época de garoto.
ADOLFO ALMEIDA JR. - Parabéns pelo momento professor! Agora será um fagotista aposentado da orquestra. Aposentado do fagote acho que não vai acontecer. Sua vida, sua obra, estão ligadas ao fagote. Desejo que você possa curtir esta nova fase, se redescobrindo.
JOSÉ MEDEIROS ROCHA NETO -  Parabéns "Haro" *!  Obrigado pelos ensinamentos todos esses anos! Me orgulho de ter dividido o palco com você!... 

* "Haro" foi a maneira carinhosa pela qual José Medeiros, vulgo"Bobó", sempre me chamou!

ALEXANDRE SILVÉRIO - Desejo a Você muita felicidade nessa próxima fase, e ao mesmo tempo dar os parabéns por uma carreira tão produtiva, onde formou excelentes alunos, e também compartilhando o seu conhecimento através do clube dos fagotistas , que na minha opinião, foi e ainda é um marco na história do fagote brasileiro...conheci muita gente lá e aprendi muito também. E, como se ainda não bastasse, ainda constroi e toca com o próprio fagote! Não é pra qualquer um...

FRANCISCO FORMIGA - Parabéns pelo seu empenho contínuo, seja na orquestra que ajudou a fundar, na universidade, no ateliê ou administrando o grupo... que seja um sucesso seu ultimo concerto e seja apenas o inicio de uma nova fase... que não te faltem amigos e incentivadores...
ELZA KAZUKO GUSGIKEM - Oi Hary! Parabéns pelo que você representou em todas as instâncias e nichos musicais! Estou orgulhosa de ser sua amiga! Desejo que sua vida depois da aposentadoria seja ainda melhor e mais produtiva, nos sentidos que mais te agradarem!
MANOEL CARVALHOParabéns pela bela missão cumprida no naipe das madeiras onde fizemos tanta música boa. Você sempre foi um profissional que engrandeceu a nossa OSTNCS. Felicidades e sucesso na nova carreira... Foi uma honra trabalhar todos estes anos com colegas como você, Gonzaga, Vasco e tantos outros onde tivemos bons momentos musicais fazendo boa música. Com certeza tudo tem seu tempo e ainda nos resta um bom tempo para aproveitarmos este outro momento das nossas vidas.
PAULO MARQUESHary, pessoa e músico maravilhoso e generoso...Grande e Forte Abraço.
MÁRIO LIMA BRASIL Nosso querido professor e mestre, parabéns. O senhor deixou muitos discípulos eu fui um deles nas aulas de música de câmara e história da música; guardo seus ensinamentos.
CARLOS BERTÃO - Querido Hary, parabéns pela bela carreira orquestral. Aproveite tudo de bom que esta passagem lhe trará. Tenho certeza que muitos projetos legais (seja musicais ou não) vão pintar por aí. Todos fagotistas brasileiros somos muito gratos pelo seu pioneirismo em muitas áreas da vida musical, sua atividade pedagógica, e ainda mais pela luteria (podemos nos orgulhar de poder contar o Brasil entre os poucos países que já fabricaram fagotes!) e pela coordenação na troca de experiências dos fagotistas (de maneira democrática e gratuita). Parabéns pelo ciclo que se encerra. Sucesso nos próximos.

SOLANGE APARECIDA COELHO - Parabéns por mais essa conquista e pela carreira de escol na orquestra, deixando um legado imensurável de profissionalismo, amor e amizade por todos... que seu novo ciclo seja muito abençoado com muitas alegrias e realizações... muita gratidão sempre, querido mestre!

OSVANILSON FERREIRA - Obrigado por tudo que fez como fagotista para a divulgação e desenvolvimento deste instrumento no Brasil; nós fagotistas brasileiros seremos sempre gratos. Parabéns por tantos anos de dedicação e profissionalismo junto a esta profissão de músico fagotista! Imagino que irás deixar saudades aos colegas da orquestra. Curta a aposentadoria e faça novos projetos e siga em frente. Ainda tem muitos solos de fagote esperando por você. Você é o cara!
CHRISTOPHER WEAIT - Congratulations and warmest best wishes in your retirement. Will you be making more bassoons?
WILFRIED BERK - Alles Gute, stay cool!

GABRIELE NILSSON-PUCHNER - wunderbar! Alles Gute Dir und Segensreiches auf der ganzen Linie.

ARIANE PETRI - que bela jornada essa sua! Parabéns por tudo que se passou  - estou curiosa o que virá agora!
IVAN BARBOSA RIGOLIN - parabéns por  toda sua admirável carreira, sua vida inteira dedicada ao fagote, sua divulgação, seu ensino, sua execução, sua confecção - algo único no Brasil -, sua manutenção e sua obra de valorização do fagote dentre os instrumentos que existem. Tenha certeza que muitos fagotistas hoje o são por sua causa, e com o estímulo do seu trabalho. Excelente concerto de despedida da Orquestra, e muitíssima felicidade na vida, doravante com mais tempo a dedicar à oficina.

MARCILIO SOUZA - Professor, parabéns por sua aposentadoria e muito obrigado pelos serviços prestados ao nosso país tanto na parte musical como na área de assistência e confecção do fagote; sucesso sempre!

WALDIR CAIRES - Parabéns Hary! Mas um fagotista nunca se aposenta!

FABIANO COSTA - Grande músico da cidade! Uma história de educador aliado a sua presença importantíssima na cena do fagote em Brasília, além de ser respeitado luthier. Parabéns à orquestra que teve por todos esses anos uma figura tão importante.

GABRIEL COSTA - Prezado Prof. Hary, O Sr. merece todos elogios, lembranças e aplausos. Antes durante e depois pela apresentação marcante, da Obra e Conjunto da Obra. Bela jornada artística musical que certamente continua pelos palcos da VIDA como incentivo e exemplo a todos fagotistas ou simpatizantes deste belo instrumento. BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO, Mestre Hary.  

FERNANDO MORAES - Ele é um dos fundadores dessa orquestra. Foram trinta e sete a anos de trabalho e eu fui um dos felizardos em tê-lo como colega de trabalho nos últimos dezesseis anos. Sempre foi um músico brilhante, zeloso e cuidadoso com todos, um verdadeiro gentleman. Sentiremos saudades! Feliz aposentadoria e novos planos para a vida.

SIMONE OBANDO - Que lindo Hary! Mais não pense que isso é um adeus. Ainda nos veremos muitas vezes, não vamos esquecer você. Até qualquer dia com certeza.

LILIANA MOURA - Foi uma honra trabalhar com Você ao longo desses meus 31 anos na Orquestra Nacional Cláudio Santoro. Tenho muito orgulho por ter sido sua aluna no curso de graduação na Universidade de Brasília e ter o privilégio de  trabalhar profissionalmente ao seu lado na OSTNCS. O sentimento de gratidão e realização de um sonho vivido são incomensuráveis. Obrigada, professor Hary, pelo seu exemplo, que me deu inspiração e a coragem de abraçar a nobre profissão de músico! Tenha minha gratidão, carinho e admiração!

ENRIQUE MAIA SANCHEZ - Parabéns pela aposentadoria mais do que merecida, pois com grandeza serviu a Orquestra e com certeza deixou frutos brilhantes para a Cidade ! Me sinto honrado de ter participado junto a ti,professor Hary Schweizerna Orquestra do Teatro Nacional por 16 anos ! Desejo tudo de melhor com muito sucesso pro restante da caminhada e que Deus sempre abençoe! Abraços!

RITA DE CÁSSIA - Linda fala do Hary. Que pena ele deixar de nos presentear com sua participação na Orquestra. Mas a hora do descanso chega, descanso este merecido. Meus parabéns a ele.

GLÓRIA BORGES - Sobre a apresentação do Hary na orquestra, em sua despedida: Uma fala simples, espontânea, cheia de verdades e ternura, tudo que engrandece a alma de quem fala e sensibiliza quem ouve. Um momento sublime!

DANIELLE BAGGIO MENDES Hary, grande professor, excelente instrumentista, luthier, um homem de ouro e meu "cumpádi" do coração! Parabéns por sua vida dedicada à música, que nos fez melhores com seus ensinamentos e seu exemplo! Que Você possa desfrutar de sua aposentadoria como quem saboreia a melhor das sobremesas! Sei que terá muito o que fazer, porque não consegue ficar parado...
ILKA LUZ PAIXÃO RIBEIRO DE OLIVEIRA - Escrevo este e-mail sem rascunho, deixando o coração falar com a força da amizade que sinto por você. Fiquei sabendo da linda e merecida festa em sua homenagem pela sua aposentadoria. Mando os meus parabéns por você fazer parte das pessoas que se destacam na multidão.
KATYUCHA GOIS - ...quero lhe dizer que estou aqui para lhe dar os parabéns pela linda carreira, nunca tive a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente, mas pelas experiências com o fagote, pelos contatos que tive por telefone, por e-mail e pelas mensagens dos outros fagotistas direcionadas a você é fácil perceber que o senhor é uma pessoa gentil e altamente competente em seu trabalho; então como infelizmente não posso ver seu concerto, desejo muitas felicidades e muito mais conquistas para sua vida.

BEILZA PAX - Parabéns de pé para o Hary. Toda a vez que eu assistia a orquestra eu o procurava e, como de costume, acompanhava com admiração sua interpretação, nos momentos em que o fagote se destacava. Apreciei muito seu pronunciamento de despedida...

NORLISE SERRALVO - Dia 7 de junho, pra lá de agendado! Esse compromisso não troco por nenhum outro! Estarei lá pra aplaudir esse grande mestre!  Parabéns, Hary, por sua bela caminhada musical.

JACQUELINE VILLANI LONGO Parabéns, Hary, por esta vida de dedicação a esta arte tão sublime que é a música! Que possa sempre receber a gratidão de todos que a apreciam!

BRUNO JORGE Hary, você é um orgulho para este país! Felicidades 

TATA KIMURA - Parabéns, querido Hary!!! Você merece demais!

ADERALDO CAMPOS -Parabéns Prof. Harytudo de bom sempre, Deus o abençoe.

SÍLVIA REIS Missão cumprida! A vida musical de Brasília agradece!

BRUNO VILLANI LONGO -Querido Hary, muitas felicidades na sua nova etapa da vida, parabéns!

SÉRGIO MORAES - Uau Hary, de arrepiar! Quero te visitar no ateliê, de "pantufas".

JÚNIA SCHWEIZER - Parabéns! E interessante a história! Que essa nova etapa seja muito alegre!

RAQUEL BRAGA - Que sua nova fase de vida possa lhe continuar trazendo muitas realizações! No dia 7 não vou poder estar presente mas estarei lá torcendo por você e lhe ouvindo com o meu coração!

ARIANA PEDROSA - Parabéns pela missão comprida e cumprida! Grata sempre.

MARY MACEDO RODRIGUES - Você nos inspira! parabéns, o máximo de alegrias e novas empreitadas

CLÁUDIA RIBEIRO SALES -  Muitas felicidades na sua nova fase e meus parabéns pelo grande músico que é! Forte abraço e minha admiração.

ELIAS MERLIM - Desejo muito sucesso nessa nova fase e que Deus continue lhe abençoando em tudo que fizer.

EDSON ARAUJO (o autor de uma das caricaturas) - Grande músico, excelente colega, um exemplo de ser humano.

HÉLIO RODRIGUES-  Parabéns, Hary, pela linda carreira musical... aproveite o máximo estas tão merecidas férias...

MÁRCIA MARIA PRATES - Parabéns, Hary! Ahora vamos comemorar com aquela caipirinha especial que só você sabe fazer...

ALOYSIO FAGERLANDE - Que você aproveite bem esta nova fase!

RAQUEL CARNEIRO - Parabéns pela trajetória! Tudo de bom nessa nova fase de sua vida.

RODOLPHO BORGES - Parabéns por tudo, professor Hary! Obrigado pelo exemplo de músico, profissional que o senhor é para todos nós músicos!

MARIA LUIZA VALLE ParabénsHary...belíssima carreira que se encerra com honras... Merece demais!

MOYSÉS ALVES - Prof. Hary, Você é um grande exemplo, parabéns pelo músico e boa pessoa.

ANTONIO GUERRA VICENTE Curta bem, porque a vida é curta. Feliz aposentadoria.

CARLOS ALEXANDRE SILVA - parabéns pela trajetória de sucesso.

NONATO VÉRAS - tudo de melhor é o que desejo! Vida longa!

JOSÉ NOGUEIRA - Hary, grande músico e mestre!

SÉRGIO BARRENECHEA - Grande Hary! Obrigado pela música!

VALTER PEDRO - Parabéns! agora tens de vir à Bahia!

MARIA LUCIA LONGO - Que legal, Hary! Parabéns!

MARCOS JACOB COHEN - Nós agradecemos o prazer e a honra de tocar ao seu lado!

 

além de muitos outros que também enviaram mensagens de felicitações escritas ou telefonadas, entre os quais:

 

PEDRO PAULO PARREIRAS

REGINA RANK
ELIANA COSTA

LUCAS RENAN

THAÍS GUIMARÃES
FÁBIO CARDOSO

CLÁUDIO ASSIS

FERNANDO SÁVIO DE SOUZA
FRANCISCO FERREIRA

LEONARDO & MARIA DO CARMO GIORDANO

SÉRGIO GIORDANO

EBNEZER MAURILIO DA SILVA

ANTONIO COSTA ALENCAR -

FÁTIMA REIS
MAURO ÁVILA

ALESSANDRA DE CASTRO

HUGO THEBAS
ESTELA FERNANDES

WANDERSON ALMEIDA

JACI TOFFANO