depoimentos sobre trabalhos realizados no ATELIÊ DO FAGOTE de Hary Schweizer

 

  de: Elton dos Santos
  assunto: POSTO IPIRANGA X ATELIÊ DO HARY
  data: 12 de março de 2017
 
             
 

 

Me lembrei daquele comercial dos Postos Ipiranga, onde as pessoas fazem perguntas e a resposta é sempre a mesma: "LÁ NO POSTO IPIRANGA".

Acho que a ideia se encaixa bem no tema reforma em fagotes para mostrar que esse assunto se resolve na oficina do Hary, independentemente  da pergunta que façam. Seria assim:

- Onde posso trocar uma simples mola ou sapatilha do meu fagote?

RESPOSTA: Lá na Oficina do Hary!

- E se forem todas as molas, sapatilhas e calços? Oficina do Hary!

- E se as chaves precisarem de um banho de níquel? Oficina do Hary!

- E se a madeira precisa de um banho de verniz? Oficina do Hary!

Muitas outras perguntas poderiam ser feitas e a resposta seria sempre a mesma: Lá na Oficina do Hary!

Peço licença para dizer: "Hary é o cara!"

A alguns anos conheço o trabalho Dele, fazendo uso algumas vezes do seu talento na revisão do meu fagote, e em todas as vezes a satisfação e o contentamento foram enormes. Mais uma vez meu fagote ficou aos seus cuidados e como sempre a satisfação foi garantida. Meu fagote está zerado e funcionando como se tivesse acabado de sair da fábrica. Só me resta agradecer o carinho e dedicação dispensada e com a certeza cada vez maior que as respostas se encontram na Oficina do Hary. Obrigado e parabéns pelo trabalho, Professor! Abraço.

 
   
  de: Alexandre dos Santos
  assunto: sobre manutenção do fagote FOX
  data: 8 de fevereiro de 2017
 

 

 
Finalmente, depois de longa peregrinação pelos correios (afinal São Gonçalo do Amarante, RN, é longe à bessa!) recebi meu instrumento hoje... Mais uma vez um excelente serviço! O fagote está funcionando muito, muito melhor... Amei o passarinho, ficou na medida. O mecanismo ficou bem justo (para um instrumento com mais de 20 anos). Ficou muito melhor do que eu esperava! Muito obrigado!
  de: WELBER ANSELMO
  assunto: meu fagote AMATI renovado
  data: 13 de janeiro de 2017

 

 

renovando o verniz:        refazendo o niquel:    fagote renovado:   

 

Quero muito agradecer o empenho e a dedicação do senhor Hary pela reforma do meu Fagote Amati.
O instrumento ficou novíssimo: balança instalada com perfeição; verniz aplicado surpreendeu as expectativas; sapatilhas excelentes; níquel com excelência no trabalho.
Sou um admirador do talento e da serenidade de Hary.
Parabéns pelo trabalho realizado!

   
  de: ADOLFO ALMEIDA JR.
  assunto: revisão anual do fagote MOOSMANN
  data: 11 de janeiro de 2017

 

 

 
Você é muito eficiente!! Me orgulha termos no Brasil alguém tão capacitado.
O fagote ficou lindo e ótimo de tocar. Parabéns pelo excelente trabalho.

 

   
  de: Nelson Mauricio Schultz
  assunto: transformação no meu fagote KOHLERT
  data: 19 de dezembro de 2016
 

antes     durante     depois

 

Não tenho palavras para descrever minha satisfação pela incrível transformação do meu instrumento. Gostaria de deixar este fato registrado em seu site de depoimentos, pois certamente é digno de elogios, pelo excelente serviço de reforma, honestidade , transparência e pontualidade. Certamente, indicarei e já indiquei seu nome como referencia em fagote, para amigos e logistas daqui do ABC paulista. Continue assim nos dando alegrias em receber de volta nossos instrumentos excedendo nossas expectativas...

   
  de: Thiago Soubia Mariano
  assunto: fagote AMATI para reforma geral
  data: 13 de dezembro de 2016

 

 

       

 

Mais uma vez um trabalho realizado com qualidade...enviei meu fagote Amati de uma forma e ele voltou de outra....transformado....graças ao Hary...deixo aqui as minhas indicações e os meus parabéns...

   
  de: Lucas Lima
  assunto: meu fagote SCHREIBER
  data: 24 de novembro de 2016

 

 

     

 

Quero muito lhe agradecer pelo esplendoroso trabalho feito no meu instrumento; estou extremamente feliz com o trabalho feito, trabalho de excelência: o verniz ficou ótimo, as chaves responderam muito bem, niquelamento ficou ótimo, o fagote está novo!!! Agradeço muito por tudo, pela generosidade, pelo trabalho, pela honestidade.

   
   
  de: idariel Sampaio Oliveira
  assunto: reforma do fagote KOHLERT
  data: 10 de novembro de 2016

 

 

              

 

A reforma do fagote foi magnífica . Definitivamente, meu fagote foi "ressuscitado". Quero agradecer pelo brilhante serviço prestado. Vamos por partes: a galvanização em níquel ficou excepcional, de uma qualidade exemplar; o verniz, as fotos já dizem por si, fiquei extremamente satisfeito, o instrumento ganhou uma vida com essa nova cor; o sapatilhamento foi muito bem feito, sem nenhum defeito; as chaves reformadas e incluídas também ficaram perfeitas. 

Por se tratar de um instrumento centenário, acabei recebendo perguntas se o instrumento era novo, custaram acreditar que foi reformado.

Mais uma vez, muito obrigado por toda atenção fornecida, além de um excelente profissional, o Sr tem um coração humilde tornando-o um ser humano de caráter contagiante. Obrigado!

   
  De: Ildilan Alarcon Lira
  assunto: reforma de um fagote HULLER 56202
  data: 13 de setembro de 2016
 

 

Vamos falar dos serviços prestados por V. Senhoria. GALVANIZAÇÃO EM NÍQUEL NO MECANISMO DO INSTRUMENTO: Uma porcaria. Após uma semana da reforma, o mesmo começa a descascar. APLICAÇÃO DE NOVO VERNIZ: pedi com uma cor e veio com outra! APLICAÇÃO DE UMA BALANÇA: Outra grande falha sua! Um simples buraco na bota sem nenhum revestimento onde é posicionada a mesma, provocaria um deterioramento na madeira do fagote, levando em consideração o peso do instrumento e movimentação do mesmo. Problema que eu tive que solucionar para que não houvesse mais prejuízos. SAPATILHAMENTO: Nem precisaria falar que usou sapatilhas de saxofones em três chaves do meu fagote! Vamos falar também sobre os vazamentos no tubo do baixo e da bota. Um grave problema que tive que resolver aqui mesmo! Quem é músico sabe muito bem que um pequeno vazamento causa uma desgraça quando se está tocando... Imagina quando o vazamento está em 70% do mecanismo do instrumento! Mas com muito esforço eu consegui solucionar esse grave problema! Mas... Não vou esquecer de elogiar o único serviço bom no meu fagote: aplicação de um novo aro na campana... POR TODA ESSA PORCARIA... MUITO OBRIGADO, Hary Schweizer!!!

   
  de: Felipe Gonçalves Verdadeiro Jr.
  assunto: reforma de meu fagote KOHLERT  513
  data: 15 de julho de 2016
 

 

                   

  Tenho muito que lhe agradecer pelo trabalho realizado em meu instrumento; ficou melhor do que eu esperava; fiquei até emocionado com o resultado final. De início quando enviei o fagote, confesso que fiquei inseguro mas... agora só tenho a agradecer pelo serviço de qualidade...

 

  de: Fábio Mentz
  assunto: MOLLENHAUER 1486
  data: 31 de março de 2016
 
Faz tempo que quero escrever... Mas fiquei sem tempo porque não consigo mais largar o fagote! A reforma do instrumento está promovendo a reforma do instrumentista. Tenho conseguido sonoridades que sempre sonhei e não imaginaria conseguir com este instrumento.  Muito obrigado pelo trabalho realizado!
 

 

           

   
  de: ELSON VALERIO BELLINATO
  assunto: meu KING TEMPO
  data: 26 de março de 2016
 
CHEGOU O MEU LINDO E PERFEITO FAGOTE. DOU GRAÇAS A DEUS E AO SR. PROFESSOR HARY POR TUDO O QUE RECEBI. TOQUEI O FAGOTE  E TODOS FICARAM MARAVILHADOS!
O SOM É MARAVILHOSO, COM SUAS PALHETAS...! SÓ TENHO A AGRADECER PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. SERVIÇO 100% MARAVILHOSO.
 

               

   
  de: Murilo Araújo
  assunto: meu fagote LARK
  data: 13 de fevereiro de 2016
  Não tenho palavras para lhe agradecer do trabalho que fez no meu fagote... Ele ficou PERFEITO! Chegou tudo certinho

   

 
   
  de: Tiago Soubhia Mariano
  assunto: calibrar o fagote
  data: 28 de janeiro de 2016
  O Fagote ficou fantástico...mais uma vez parabéns pelo seu trabalho...todos os ajustes perfeitos...o polimento das chaves impecável...Trabalho primoroso.
   
  de: Alexandre dos Santos
  assunto: reforma do fagote RENARD
  data: 21 de janeiro de 2016
   O fagote chegou hoje e já estou aqui testando...Muito obrigado por superar minhas expectativas. O instrumento está muito bem ajustado e novinho!!!  muito obrigado por mais este excelente serviço! 

           

 
   
  de: Ivan B. Rigolin
  assunto: um HECKEL de 1912
  data: 13 de janeiro de 2016
  muito obrigado por seu trabalho, outra vez admirável  e que restaurou uma antiga preciosidade.  O funcionamento geral está muito bom, suave e macio. No agudo nunca vi maciez igual a partir do 3º ré e até o mib extremo. Os graves extremos são também muito macios, e acessíveis sem dificuldade. O timbre e a regularidade do início ao fim da tessitura são notáveis.O verniz e sua cor ficaram ótimos, assim como o niquelado.  A peça de junção da asa e do baixo também. Maravilhoso, Hary! Você é um monstro na sua arte. Dá gosto lidar com gente como você...

            história deste fagote

   
  de: Fábio Camargo
  assunto: reforma de fagote SCHREIBER
  data: 4 de janeiro de 2016
  Retirei o instrumento esta manhã na agencia da cidade, e sinceramente, não tenho palavras para descrever minha satisfação: ficou ainda mais lindo meu fagote, fico feliz em ter superado minhas expectativas com relação a seu trabalho. À noite testei o instrumento na igreja; deu a impressão que anteriormente eu tinha um fusca e agora estou com uma BMW... Estou muito satisfeito com seu trabalho..... Meus sinceros cumprimentos!

       

   
  de: Daniel Honório da Cunha
  assunto: o fagote FOX
  data: 23 de outubro de 2015
  Quero agradecer o belo trabalho que fez em meu instrumento... o que me chamou mais atenção  foi com relação à minha balança, que estava deplorável após uma solda que tinha sido feita; agora ficou 10 e o parafuso que você confeccionou ficou melhor que o original. Isto faz com que, apesar dos custos de Correio, vale a pena enviar o instrumento a quem tem competência no que faz.
   
  de: Zedequias Machado Santos
  assunto: o fagote em reforma
  data: 23 de abril de 2015
  Seu trabalho ficou excelente. A cor do fagote ficou como eu imaginava. Muito obrigado pela atenção e pelo empenho em me atender. Seu trabalho é feito com amor à arte. Por isso o resultado e fantástico!
   
  de: Jaderson Aguiar Teixeira
  assunto: parecer sobre a reforma de meu MÖNNIG
  data: 14 de janeiro de 2015
 
   
  de: Bruno Correa
  assunto: KOHLERT, um fagote em reforma
  data: 16 de dezembro de 2014
  Hary, o seu trabalho é espetacular, dons como os seus são raros e devem ser dados os devidos louvores. O trabalho em meu fagote está perfeito, superou de longe as minhas expectativas. As chaves adicionadas estão colossais, o verniz pode se dizer que é o mesmo de fábrica. Os que viram o fagote antes e depois da reforma não acreditaram que era o mesmo, ficaram estupefatos com a qualidade do trabalho. Parabéns por realizar um trabalho de perfeição!
   
  de: Adilson de Souza Vieira
  assunto: reforma do fagote MOOSMANN
  data: 22 de outubro de 2014
 
   
  de: Raquel Bomtempo
  assunto: um fagote vindo do Canadá
  data: 5 de agosto de 2014
  Prof. Hary, fiquei muito feliz com meu fagote, seu trabalho foi impecável, de excelente qualidade. Muitíssimo obrigada e parabéns pela seriedade e competência com que realiza seu trabalho...
   
  de: Francisco de Assis Cunha Souza
  assunto: seu fagote ADLER
  data: 18 de junho de 2014
  o fagote ficou ótimo; a afinação melhorou; voltou com aparência de novo; a bateria das chaves que sempre me acompanhava deixou de existir; a cor ficou ótima; o verniz "tapa na cara" = nota 10. Grato pela dedicação ao meu fagote. Trabalho de mestre.
   
  de: Elton dos Santos
  assunto: seu fagote de volta para casa
  data: 21 de maio de 2014
  Excelente trabalho... de novo! Fiquei muito feliz com o resultado final. Claro que é o mesmo instrumento, mas na verdade parece outro. Meu sogro que toca violino viu o fagote antes e depois da reforma. Ficou admirado com a qualidade dos serviços. Agradeço toda atenção dedicada.
   
  de: Marcos Herculano
  assunto: Marcos contente
  data:  07 de março de 2014
 

Recebi hoje o fagote, e fiquei encantado com o trabalho que você fez. Posso afirmar com todas as letras, tenho um fagote NOVO, e muito lindo. Aqui em casa todos ficaram encantados. O pessoal da Orquestra também amou o seu trabalho. As notas saem com facilidade, é como eu estivesse dirigindo um carro novo...

   
  de: Alexandre Nascimento
  assunto: seu fagote H. RICHTER
  data: 17 de janeiro de 2014
  Recebi o meu fagote e estou muito contente, como sempre um serviço de primeira. 
  Ele está muito bem afinado e melhorou bastante a facilidade de tirar as notas graves.
   Instrumento é igual carro velho, a gente vai se acostumando com os problemas e nem se da conta de quão ruim ele está.
  Muito obrigado pelo primoroso serviço.
   
  de: Jaderson Teixeira
  assunto: chegou!
  data: 15 de setembro de 2013
  O MONNIG reformado chegou! Tem uma aparência ótima e um som delicioso. O fagote está novinho.
   
  de: Daniel Manini
  assunto: seu fagote
  data: 23 de julho de 2013
  Acabo de receber o fagote......Muito Bonito! A cor esta combinando muito com ele, as chaves extras estão muito bem feitas, os revestimentos dos orifícios estão perfeitos, o anel da campana sem palavras, enfim........mais uma vez seu trabalho merece aplausos....
   
  de: Kleber Lima
  assunto: reforma de fagote KOHLERT
  data: 4 de março de 2013
  O fagote já está em minhas mãos. Confesso para você que parece outro fagote de tão bom que ficou; eu agradeço bom serviço prestado.
   
  de: Dejair da Silva Moreira
  assunto: aquisição de fagote reformado
  data: 17 de fevereiro de 2013
  Quero lhe agradecer pela sua atenção e dizer que o fagote que comprei chegou no dia 28/01 em minha casa. Veio como eu imaginava, na cor em que sempre sonhei, gostei muito do instrumento, ele é ótimo. Foi um imenso prazer ter negociado com o professor Hary Schweizer. Fui muito motivado também pelo seu site, suas histórias de como começou a fabricar fagotes e tudo que li em sua página; também o vídeo feito em seu ateliê "O ARTESÃO DO VENTO" fiquei maravilhado; agora só me resta aprender a tocar, estou muito entusiasmado e com vontade de tocar esse magnífico instrumento.
   
  de: Sidnei Francisco Inocêncio
  assunto: o seu fagote
  data: 12 de fevereiro de 2013
  o meu fagote ficou extremamente feliz pelo talento e trabalho recebido. Mais uma vez você se mostrou um verdadeiro artesão do fagote.
   
  de: Adolfo De Almeida Jr.
  assunto:  Moosmann
  data: 10 de fevereiro de 2013
  Fiquei muito contente com a manutenção. O fagote está maravilhoso, macio e preciso. Seu serviço é espetacular!    
  de: ADERALDO CAMPOS
  assunto: entrega de fagote
  data: 14 de janeiro de 2013
  peguei o fagote hoje à tarde; gostei muito do resultado, toquei nele e gostei bastante; muito bom o trabalho que o senhor fez, muito obrigado mesmo. Realmente não parece o mesmo instrumento!
   
  de: GEANDERSON SANTOS CABRAL
  assunto: POLISI NOVO!
  data: 22 de dezembro de 2012
  É inacreditável o que o Sr. fez no meu fagote: a cor do verniz está magnífica, a galvanização esta ótima, o som está alto claro e afinado, as notas estão leves saem com facilidade. Amigos perguntaram se eu comprei um novo fagote! Sr. Hary, o silêncio do seu trabalho simplesmente grita perfeição; sem dúvidas isso é soma de sua sinceridade, honestidade e muitas outras boas qualidades que o Sr. tem e que percebemos de longe...
   
  de: DAVID PIETRO
  assunto: revisão em fagote
  data: 12 de novembro de 2012
  Os serviços de galvanização e a correção do verniz ficaram muito bons. O instrumento está muito bonito. A nota sol grave que eu achava ruim ficou muito boa... mais fácil de atacar... achei que a região grave soa mais e parece que o som no geral está mais fácil.
   
  de: TIAGO SOUBIA MARIANO
  assunto: fagote KOHLERT
  data: 14 de julho de 2012
  o fagote chegou ontem a tarde; posso te dizer uma coisa com toda sinceridade: ficou maravilhosoo...exatamente do jeito que eu imaginava... Parabens por esse Dom que Deus te deu...porque os méritos são todos seus...
   
  de: RAFAEL LIRA
  assunto: recebimento de fagote
  data: 24 de fevereiro de 2012
  Recebi o instrumento ontem e estava fantástico, não tenho palavras para expressar a alegria que senti quando eu o vi reformado.
   
  de: Alexandre Triw
  assunto: seu fagote KOHLERT
  data: 02 de fevereiro de 2012
  Quando cheguei em casa hoje o fagote tinha sido entregue. Meu Deus, que coisa mais linda que ficou! Parabéns pelo seu trabalho, pois é um trabalho fantástico de um ótimo profissional; pretendo em breve ir até a escola de música onde o Sr. Hélio dá aula para mostrar aos alunos dele como o seu trabalho é bem feito.
   
  de: Gustavo Carpanezes
  assunto: quitação
  data: 30 de dezembro de 2011
  Agradeço de todo o coração por você ter me dado as condições de realizar um sonho que eu cultivava há mais de 3 anos, o sonho de ter um fagote! Foi através das condições de aluguel que você propôs, que eu consegui concretizar este sonho. Com certeza lhe apresentarei em minhas orações.
   
  de: Zedequias Machado Santos
  assunto: aquisição de fagote usado
  data: 30 de novembro de 2011
  Recebi o fagote. Está exatamente como imaginei, pelo que vi nas fotos. Estou muito satisfeito com sua atenção e a pontualidade na entrega.
É muito bom negociar com pessoas como você.
   
  de: João Silmar Inácio
  assunto: recebimento de meu HÜLLER
  data: 19 de novembro de 2011
  estou confirmando recebimento do meu fagote e agradecendo a confiança depositada em minha pessoa e parabenizando pelo excelente serviço realizado (superando em muito as minhas expectativas); e muito obrigado pelo CD (lindo); e que Deus continue te abençoando neste excelente trabalho.
   
  de: Tiago Soubhia Mariano
  assunto: correções no fagote CARL FISCHER
  data: 17 de novembro de 2011
  O fagote ficou excelente...muito bom mesmo! Gostei da peça que Você adaptou no fixador, ficou muito firme...a afinação ficou ótima, acho que ficou até mais leve para tocar...enfim, parabéns pelo seu trabalho e obrigado por confiar em mim...
   
  de: Hugo Thebas
  assunto: devolução do fagote KOHLERT
  data: 14 de novembro de 2011
  Acabei de receber o fagote. Ficou realmente muito lindo! Parabéns pelo ótimo trabalho, ficou ainda melhor do que eu esperava, parece um instrumento novo. Valeu o investimento de cada centavo!
Agora ele me anima mesmo a muito estudo!
   
  de: Valter Pedro Rodrigues (NEOJIBÁ)
  assunto: um olhar sobre a manutenção de fagotes
  data: 2 de novembro de 2011
  Os fagotes estão tinindo!  gostaria de mais uma vez agradecer ao senhor por me receber na sua oficina de forma tão acolhedora, além, é claro, de todo o conhecimento que o senhor me proporcionou! foi uma experiência engrandecedora e espero poder repeti-la.
   
  de: Cícero André Costa Alves
  assunto: o fagote
  data: 27 de agosto de 2011
  Quero aqui agradecer imensamente pelo maravilhoso trabalho de reforma em meu fagote, pois superou muito minhas expectativas; sem exagero posso lhe garantir que a satisfação que tive hoje ao ver e tocar meu fagote, foi igual ou maior do que aquela que tive quando o comprei, pois tive a sensação de ter agora um instrumento novo e a certeza de um instrumento melhor. Estou satisfeitíssimo! 
   
  de: Katyucha Góis da Silva
  assunto: agradecimentos
  data: 19 de julho de 2011
  Seu serviço ficou perfeito, o que dá para perceber nas minuciosidades e nos ajustes; o instrumento está lindo, com uma execução mais leve e sem aquela batedeira de antes; não tem quem diga que é o mesmo instrumento que eu enviei, é um instrumento novo em todos os aspectos.  E muito obrigada pelo CD, simplesmente amei; é muito lindo!
   
  de: Antonio Carlos Garcia
  assunto: revisão de meu Püchner
  data: 16 de julho de 2011
  Mais uma vez te agradeço muito por todo o trabalho realizado. Entendo que não haveria dinheiro que poderia pagar a disposição que você teve, sem contar o carinho e atenção que você e a sua Sophie me proporcionaram.
   
  de: Hermes de Andrade Jr.
  assunto: aplicação da balança e reforma de fagote
  data: 20 de junho de 2011
  Vários tem elogiado o resultado do belíssimo trabalho técnico e estético no Amati e queria retornar-lhe essa impressão que lhe é digna, exclusivamente!
   
  de: Magdiel César Adorno
  assunto: restauração do fagote CARL FISCHER
  data: 14 de abril de 2011
  Recebi o instrumento. Numa escala de 0 a 10, 10 sem dúvidas. Uma aula de restauração.
   
  de: Elmo Oliveira Sepúlveda
  assunto: 1º feirão de fagotes usados
  data: 6 de fevereiro de 2011
  a propósito do fagote Barklee, que adquiri no feirão de fagotes usados, agradeço a oportunidade de ter um instrumento tão bom por um preço tão acessível. Também pude ver o ótimo trabalho de manutenção realizado por você; era realmente o que eu estava procurando para o momento e dentro do que eu poderia investir financeiramente ...
   
  de: Flávio Gonçalves de Moraes
  assunto: repaginando o fagote Schweizer # 25
  data: 13 de outubro de 2010
  Foi com curiosidade sentimental que vi as fotos da reforma. O verniz avermelhado deu ainda mais personalidade ao fagote. O Rogério tocou com ele ao meu lado por muitos anos e tirava uma sonoridade agradabilíssima inclusive por ter muita musicalidade. Parabéns a Jussara pela iniciativa em fazer com que esse instrumento continue soando! Obrigado professor Hary por sua disposição em tudo o que faz.
   
  de: Elton dos Santos
  assunto: revisão de fagote
  data: 10 de outubro de 2010
  Finalmente consegui deixar meu fagote aos cuidados do professor Hary. Consegui levar o instrumento pessoalmente. Ao verificar que não seria um trabalho grande em meu fagote, Hary sugeriu que, enquanto eu desse uma volta para conhecer um pouco de Brasília, ele faria o serviço, para que no mesmo dia retornasse a São Paulo com meu fagote... Ao voltar do passeio,  Hary ainda trabalhava em meu fagote e não pude deixar de sentir a dedicação e prazer com que ele fazia cada operação; parecia até cuidar de alguém e não de um simples instrumento musical, dada a preocupação em deixar cada item revisado o mais perfeito possível. Voltei para casa feliz.. Ao professor Hary deixo meus agradecimentos pela recepção, carinho, atenção e dedicação.
 
 
  de: Ivan Barbosa Rigolin
  assunto: a propósito da reforma de um fagote Kohlert
  data: 23.09.2010
  está maravilhoso o seu trabalho, como não seria de esperar diferente. Quem toca fagote usado deveria ter o instrumento  reformado por Você. O instrumento literalmente é um antes e outro depois da sua intervenção. Você reinventa o fagote.  Parabéns outra vez por mais este trabalho!
   
  de: Ivan Barbosa Rigolin
  assunto: fagote AMATI
  data: 03.08.2010 
  Como fagotista iniciante porém apaixonado por música, praticante amador e colecionador de instrumentos de cordas e de sopro, gostaria de divulgar a excelente qualidade do trabalho de Hary Schweizer na reparação e modernização de fagotes. O meu Amati de cerca de 70 anos, naturalmente privado como era de inúmeros recursos modernos, foi atualizado com todas as chaves em uso atualmente, além de dotado do aparelhamento atual necessário à boa execução, num trabalho simplesmente primoroso, do mais absoluto profissionalismo.
   
  de: Adriano da Silva Leal
  assunto: Fagote SCHREIBER
  data: 20.03.2010
  Meu fagote chegou e me causou um grande choque; ficou estupendo, você fez um trabalho fantástico! Só tenho que agradecer!
 
  de: Sérgio Soares
  assunto: fagote Selmer restaurado
  data: 7 de janeiro de 2010
  Recebi o instrumento e está inacreditável... fiquei muito emocionado pelo excelente trabalho ... a sensação é outra.. totalmente diferente.. o instrumento ficou totalmente novo.. nem quando eu adquiri o instrumento ele estava assim. Isso renova..  parece que a gente fica igual o instrumento... uma sensação muita boa!

 

  de: Gabriel de Souza Costa
  assunto: reforma de fagote
  data: 24 de dezembro de 2009
  Sei que no final do ano o espírito Natalino invade todos os corações e o mundo todo fica contagiado pela troca de presentes e desejos de prosperidade para o ano que se aproxima. Por feliz coincidencia hoje recebi meu presente de Natal , meu fagote que estava em suas mãos para reforma, agora renovado, brilhando de bonito e tocando lindamente. Obrigado, Mestre Hary, por renovar meus sonhos de fagotista e dar mais esperanças musicais não só para mim mas para muitos fagotistas de todo Brasil.

 

  de: Sidnei Inocencio
  assunto: restauração do fagote Carl Fischer
  data: 12 de dezembro de 2009
  O verniz do fagote ficou lindo; aquele rajado achei estupendo... + uma vez vc superou as minhas expectativas.

 

  de: Luiz Fernando Miranda da Silva
  assunto: ainda sobre o fagote
  data: 29 de novembro de 2009
  SÓ PARA LEMBRAR, O FAGOTE FICOU MARAVILHOSO...

 

  de: Osvanilson Ferreira
  assunto: Re: veja como ficou "aquele" fagote"...
  data: 5 de outubro de 2009
  É, esse é o médico dos fagotes no Brasil, o professor Hary!

 

  de: Jonatas Sinande Mendonça
  assunto: Veja como ficou "aquele" fagote...
  data: 29 de setembro de 2009
  O fagote ficou ótimo na aparência, gostei muito da cor, todos a quem mostro o instrumento ficam encantados. Ainda estou me adaptando ao instrumento, mas quanto aos reparos posso adiantar, ficou ótimo, nem parece ser o mesmo instrumento.
  Gostei de saber detalhes do relato do Adolfo, que disse que o fagote pertencia ao Ivan e foi usado durante mais de 15 anos na OSPA e que o prof. Günter é que tinha ido ao Rio para testar e trazer este instrumento para o Ivan.
  Obrigado por resgatar meu instrumento...
  ver fotos deste instrumento

 

  de: Adolfo Almeida Jr.
  assunto: adaptação de engenhoca
  data: 18 de julho de 2009
  O fagote está excelente. A peça nova está como pensei. Trabalho muito qualificado. Fiquei muito satisfeito.
  Se eu fosse como aquele outro fagotista...imperador do Brasil...trazia você para morar do lado da minha casa!

 

  de: Elione Medeiros
  assunto: sobre o fagote do Elias
  data: 5 de maio de 2009
  Ontem pude experimentar o novo fagote do Elias. Não chega a ser um caso de reencarnação, porém, quem viu e experimentou o instrumento antes e depois percebe que as melhorias são bastantes perceptíveis. A afinação melhorou muito. Aquele Selmer até virou um fagote de respeito. Enfim, esse instrumento merece uma rima:
  “um fagote Selmer que saiu da cidade maravilhosa todo surrado e desafinado,
  voltou de Brasília de roupa nova e todo perfumado”.
  Elias está feliz e já não quer mais tocar no outro instrumento renomado!
  Diz pra todo mundo que agora com seu “Selmer” está muito motivado”.

____________________________

  de: Elias Merlim
  assunto: Professor Hary é o cara!
  data: 01 de maio de 2009
 
Gostaria de compartilhar minha alegria de mais uma mostra de competência e amor ao trabalho do Prof. Hary.
Estou me referindo a meu fagote recentemente reformado ou melhor: Um verdadeiro milagre! Eu simplesmente posso afirmar que o que enviei ao Prof. parecia mais um pedaço de lenha com chaves do que um fagote. Um fagote que estava praticamente condenado a virar lenha ou abajour. Prof. Hary conseguiu verificar quais seriam os possíveis problemas do meu fagote e rapidamente me disse o que faria. Depois de algumas semanas, simplesmente recebo um fagote novinho, afinado e em condições de tocar. Ao Prof. Hary eu agradeço muitíssimo obrigado, por realizar através do seu trabalho magnífico de ter o meu primeiro fagote. Que Deus continue abençoando cada vez mais. E digo mais uma vez, Prof. Hary é o Cara!

 

  de: Saulo Gonçalves Moreno
  assunto: ressurreição de um fagote FOX
  data: 17 de janeiro de 2009
  Professor, o fagote ficou muito acima de minhas expectativas, o prazo que eu achara impossível o senhor cumpriu, e respondeu as minhas milhares de perguntas com presteza.... Cumpriu o que prometeu, RESSUSCITOU o meu FOX.... MUITISSIMO obrigado (ver foto do antes e do depois)

______________________

  de: Hans Hermann Ziel
  assunto: alegria! o fagote chegou...
  data: 24 de dezembro de 2008
  o dia 22 de Dezembro foi um dia de grande alegria; logo de manhã fomos ao Correio. Do balcão conseguimos ver um pacote grande, e comentamos: só poderia ser o fagote !.. Estávamos certos!  Recebemos o tão esperado. PARABÉNS!  Hary,  Você conseguiu  fazer e depois recuperar um ótimo instrumento!  Estamos todos satisfeitos! Muito obrigado por ter a paciência de arrumar  "o Moisés" - o fagote "histórico" ,   no correio de Blumenau na enchente! Acho que vou escrever  um  artigo para os Jornais da região, com foto do instrumento  e o nome do famoso construtor.

_______________________

  de: Ivan Meyer
  assunto: Re: um fagote à prova d'água
  data: 27 de dezembro de 2008
  Eu como Luthier de saxofones sei o quanto é complicado pegar um instrumento nestas condições como ficou o SUPER FAGOTE SUBMARINO. Se a madeira usada em um instrumento de sopro não for AMIGA da água......sem chance ! Isso só prova que trabalha com madeiras de 1ª qualidade, pois o resto dá-se um jeito, mas uma madeira que fique inchada e depois quando seca ela empena, entorta ou racha .....é o grande problema. Como cellista eu imagino o que aconteceria se o meu cello ficasse "afogado": acredito que nem a Suite Aguática daria ao violoncello ânimo para novamente cantar! abraço do amigo que te admira por ser o pioneiro no Brasil em construir fagotes com tamanha qualidade. (ver charge submarina)

____________________________

  de: Hary Schweizer
  assunto: um fagote à prova d'água
  data: 18 de dezembro de 2008
  todo fagote de minha confecção passa por um batismo de orquestra antes de ser vendido; assim tenho a certeza de que ele dará conta do recado quando estiver na mão de terceiros... O último fagote que aprontei se saiu maravilhosamente bem nas apresentações da ópera "Hänsel und Gretel" aqui em Brasília. Alexandre Silvério e o Francisco Formiga, quando de passagem em turnê com a OSESP por aqui, tiveram a oportunidade de tocar neste instrumento.
Pois bem, além desses testes normais, este fagote passou também por um batismo de verdade:
Vendido para Blumenau, numa infeliz confluência de fatores, ele teve a infelicidade de ser inundado pelas enchentes que assolaram Santa Catarina e assim ficou por quase uma semana literalmente afogado no depósito dos correios... E pasmem: sobreviveu!. .. Com exceção de algumas sapatilhas e de algumas cortiças que incharam e até se desfizeram pelo efeito da água, e da quantidade de barro que tomou conta do instrumento, o este fagote passou incólume por este batismo real. Nem a madeira, nem o verniz, nem o mecanismo se ressentiram dessa tragédia... e depois de uma boa limpeza e troca de sapatilhas o fagote continua tão excelente quanto era antes.
Eis aí, portanto, um fagote à prova d'água! Acho que isso é razão suficiente para que ele seja chamado de Moisés, em homenagem ao Moisés do Antigo Testamento que foi resgatado das águas no Nilo...

___________________________

  de: Romeu Lemos
  assunto: reforma de fagote
  data: 19 de março de 2008
  O fagote ficou ótimo; cheguei a comentar com o Elione e um montão de gente: tinha pensado até que você havia enviado o fagote errado. Ficou muito bom, parabéns pelo seu trabalho.

______________________

  de: Marcos Martins
  assunto: fagote Schreiber 6581
  data: 17/03/2008
 
Fiquei muito satisfeito com o trabalho realizado pelo verdadeiro artesão, se posso dizer assim. Eu nunca vi nada assim aqui em São Paulo, pois o que existe aqui são curiosos que se aventuram numa área de reparos sem nenhuma condição técnica. Meus sinceros aplausos pelo excelente trabalho em meu fagote, pois realmente ficou supremo. Não acreditei no momento em que abri a caixa. Trabalho de expert com enorme capricho sem falar no cuidado e nos detalhes.
Fico pensando o dia em Deus levar você embora o que será de nós meros fagotistas! Agradeço a grande oportunidade por você morar no Brasil.

_________________________

  De: Alexandre Nascimento
  Assunto: Fagote PUCHNER 1114
  Data: 21/02/2008
  Recebi o fagote e fiquei muito contente com a adição de chaves que o sr. fez. O acabamento está excelente e elas funcionam muito bem. Este é o terceiro fagote em que o sr. faz este serviço para mim, e todos eles funcionaram perfeitamente, as pessoas podem solicitar este serviço sem medo. Também a afinação do instrumento ficou muito boa com os ajustes feitos. O sr. está de parabéns.

______________________

  De: Heleno Feitosa "Costinha"
  Assunto: meu fagote ficou muito bom
  Data: 23/08/2007
 
Caro professor Hary,
estou te escrevendo para dizer o quanto estou contente com o meu fagote, o senhor fez realmente um trabalho maravilhoso. Estamos ensaiando com a orquestra, o fagote está respondendo muito bem e estou me sentindo bem mais confortável para tocar. Só tenho que agradecer a atenção e o carinho com que o senhor tratou o meu instrumento e dizer que depois dessa reforma esse fagote ainda vai dar muito o que falar.
_____________________
  De: Ebnezer Nogueira da Silva
 
Assunto: Gostei do serviço!
  Data: 01/03/2007
 

Eu já tive muitas experiências com colocação de chaves e outras coisas mais em meus fagotes ao longo do tempo quando morava nos EUA. O serviço era sempre caro e perigoso pois nunca sabia no que ia dar. Eu até tive que vender o meu fagote Heckel #5187 que adorava por ele precisar de reparos que sabia não ia ser fácil fazer; nos EUA  me cobravam mais do que o fagote valia para fazer uma reforma. Quando voltei para o Brasil me preparei para não ter que fazer mais nada em meus instrumentos mas acabei por trocar de fagote mais uma vez e este não vinha com chave de Mi agudo; foi quando pedi para o Hary colocar uma. Fiquei meio apreensivo mas ele fez um brilhante trabalho, foi então que pedi para ele colocar tubos de saliva em meu fagote e eles funcionaram perfeitamente. O fagote que estou falando é de um Püchner até bem caro e ficou uma “beleza”. Gostaria de usar este espaço para recomenda-lo a todos e que não precisa mandar o fagote lá pra fora para fazer o serviço pois temos gente de qualidade aqui mesmo. Um abraço, Hary, e parabéns pelo brilhante trabalho.

__________________________

  De: Octacilio Dias de Almeida (Campinas)
  Assunto: recebimento do fagote!
  Data: 31/07/2006
  Magnífico! Até está com cheiro de novo! Ao abrir me deliciei primeiro com a beleza e o bom aspecto visual, a qualidade dos consertos e de um bom e qualificado serviço, de mãos que conhecem e sabem fazer! Uma perfeição de encaixes e perfeito ajuste das partes, enfim algo completo e pleno! Até o som está mais puro e sonoro, enfim o instrumento voltou ao seu verdadeiro valor! Da confiança estabelecida e da oportunidade de participar de um mundo musical muito especial!
Na certeza de que sempre recomendarei a qualidade e presteza dos seus serviços, pode contar com o meu entusiasmo em divulgar a minha satisfação por essa experiência e o bom resultado do trabalho restauração!
  De: Antonio Paulo Filho (Vitória)
  Assunto: fagote
  Data: 29 de julho de 2006
  O instrumento ficou parecendo outro, o verniz deu outra vida, toquei com o tudel dele e depois com o meu, você tinha razão, com o meu ficou muito melhor...
  _________________________________
  De: Alexandre Nascimento
  Assunto: seu fagote
  Data: 28.07.2006
  Olá Hary, gostei muito do serviço que fez no meu fagote. As chaves são de ótima qualidade e não apresentam nenhuma folga. Parabéns pelo seu trabalho.
  ___________________________________
  De: Alexandre dos Santos
  Assunto: o fagote ficou maravilhoso...
  Data: 22 de julho de 2006
  Eu estou muito feliz meu fagote ficou melhor do que eu esperava, o verniz ficou lindo,estão bem justas as chaves e achei mais equilibrado ou seja o som esta diferente parece que esta mais igual,a chave do mi agudo ficou fantástica muito afinado, fácil de tocar,sem falar que a chave do Ab realmente esta uma obra de arte o seu serviço.Gostaria de agradecê-lo pelo pronto atendimento e pelo empenho em me ajudar,que Deus te abençoe cada vez mais.
  _________________________________
  De: Washington dos Santos
  Assunto: reforma de fagote
  Data: 14/07/2006
  Recebi o meu fagote no dia 13/07 e fiquei bastante impressionado com a estética de meu instrumento e maravilhado pelo timbre e afinação que ele apresenta, muito obrigado pelo excelente trabalho feito em meu fagote!
  ________________________________
  De: Clarisse Normann
  Assunto: reforma do POLISI
  Data: 11 de junho de 2005
  O fagote chegou hoje (sábado) ao meio-dia....mas chegou são e salvo e, diga-se de passagem, estou achando o máximo! O som flui muito mais fácil (apesar da minha curta experiência...) e a articulação também está outra coisa....sem falar da aparência dele ! Ainda não toquei muito mas já posso dizer que gostei muito do teu trabalho.
  Muitíssimo obrigada, estou bem feliz. Um grande abraço e até a próxima aventura do Polisi
  ________________________________
  De: Catalina Guevara Viquez
  Assunto: Aplicação das chaves de RE e MI agudos
  Data: 11 de abril de 2005
  eu estou muito feliz com meu fagote!!!
  muito obrigada!!! muchas gracias
  ____________________________________
  De: Jullyano Braga
  Assunto: fagote
  Data: 21 de janeiro de 2005
  Gostaria de esclarecer que fiquei muitíssimo satisfeito com o trabalho; ficou alem das minhas expectativas. Gostei muito das chaves e do verniz. em outras palavras ficou novo.
  _______________________________
  De: Francisco Amstalden
  Assunto: Aviso de recebimento
  Data: 26.janeiro.2005
  Quero antes de mais nada parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Já o mostrei para alguns músicos instrumentistas de sopro e todos foram unânimes em concordar que o trabalho é muito profissional. Estou muito feliz com resultado tanto visual quanto sonoro. Alias, a afinação de um modo geral mudou para melhor, pois parece que está mais estável. O ataque na região aguda está mais fácil e tranqüilo de sair. A região grave parece ter encorpado um pouco mais. Enfim, eu deveria ter enviado meu instrumento bem antes face ao que tenho agora em mãos.
  Obrigado pela dedicação e atenção
  ____________________________________
  De: "Marcelo Camargo Toni"
  Data: 26 Nov 2004
  Assunto: Reforma do Heckel
 
Olá colegas
 
Depois de lutar contra o preconceito e anos e anos de ignorância, finalmente mandei meu velho Heckel pro Hary reformar.
Depois de alguns anos de resistência com as pessoas me dizendo que eu deveria mandar pra fora do país, que quem entende disso são americanos, alemães, etc. que eles tem mais tradição (haa...a tradição) e também a mania que eu tenho de não confiar em ninguém, pois morria de medo só de pensar que teria de mandar por correio ou courrier, e o fato de pensar que ele estaria milhares de quilometros de distância. Enfim. E a coisa à medida que eu protelava o meu velhinho ia se definhando.
 
Antes do Hary mexer nele era eu mesmo que fazia aquilo que estava ao meu alcance e de acordo com o tempo que tinha disponível. Com filhos então, nem pensar. E a última intervenção que ele sofreu foi feita por nosso colega Mamão que é uma das únicas pessoas em quem confio. Ainda assim, dentro de suas possibilidades e limitações deu uma vida útil de mais uns três anos de acordo com suas próprias expectativas.
 
Reformar um instrumento antigo exige mais que simplesmente trocar sapatilhas e cortiças. A postura do profissional que faz isso  tem que ser diferenciada. O Hary sabe disso e deixou o meu velhinho zerado. Chegou a ligar pra Heckel pra saber mais detalhes de meu instrumento. Fez pequenos procedimentos no seu verniz que estava bastante deteriorado sem mexer em nada na qualidade de som. Refez alguns furos onde vão as colunetas que estavam espanando na madeira. Colocou uma filigrana de madeira embaixo dos calços pra que estes se desgastem em menos tempo. Ainda  a galvanização feita em todas as chaves respeitando o padrão do instrumento (que originalmente era niquelado), limpeza e polimento em toda madeira. Notas como F# e G médio que oscilavam muito, o E agudo que era sempre baixo e o A# médio sempre alto e alguns agudos que eram um pouco preso. Tudo foi resolvido e o instrumento junta incrivelmente o som que está levíssimo, levíssimo. E o meu velhinho está vedando mais que nunca.
 
Quando cheguei em São Paulo (como bom bandeirante que sou, fui buscá-lo pessoalmente enfrentando florestas, índios selvagens e as planícies áridas do cerrado)   e pude experimentá-lo mais demoradamente (e sobriamente), pude constatar a sensação que seu primeiro dono teria tido ao recebê-lo da Heckel. Sim, teria tido. Porque mal ele comprou e já teve que enterrá-lo em baixo de sua casa quando a segunda guerra começava. Terminada a guerra o seu primeiro dono voltou pra sua cidade e sua casa já não estava mais lá. Mas o meu velhinho tava lá bem enterradinho. E o Hary parece que desenterrou-o novamente. Meu velhinho só tem 65 anos (com corpinho de 56, igual do Hary) e espero poder continuar sustentando meus filhos com ele por um bom tempo.
 
Ainda bem que podemos contar com você Hary e muitos beijos na Sofia e Aninha

_____________________________________

  De: "Ariane Petri"
  Data: Wed, 3 Nov 2004
  Assunto: antes e depois
  estes dias tive a oportunidade de conferir pessoalmente o trabalho de restauração e reparo de fagotes pelo Hary: Um fagote Lignatone, que antes se encontrava realmente intocável (apesar da boa aparência só saíam algumas notas, e olhe lá...) agora voltou do conserto e não faz mais ninguém imaginar os problemas anteriores. Supreendente!
  Bem feito, Hary! Que bom poder contar com o seu trabalho.
  ____________________________________
  De: Osvanilson Ferreira
  Data: 18 de fevereiro de 2005
  Assunto: fagote
  Parabéns pela reforma no fagote do professor Vadim; ficou excelente; estive em Belém agora pelas férias e vi o milagre na reforma.
  Agradeço desde já o seu carinho e esforço em manter este site e o clube dos fagotistas, pois nos mantém informados, que Deus o retribua em dobro todo esse esforço!
  _______________________________
  Data: Thu, 22 Jul 2004
  De: "Vadim Klokov"
   Assunto: Re: HULLER viajando
  Recebi meu instrumento e abri a caixa como se abre um jogo de pocker : devagar, esperando encontrar quatro ases... e achei cinco! Um excelente trabalho, parabéns.Eu sabia que ia valer a pena me empenhar na negociação com a Fundação Carlos Gomes... Eles queriam que eu fizesse tomada de preço, licitação, não sei o quê, e eu só argumentava que você era o único a quem eu confiava o meu instrumento ; então, conseguir que o seu pagamento fosse feito de uma vez, e agora ver o seu trabalho, deixou-me duplamente satisfeito..

Mais uma vez obrigado and keep in touch.

______________________________________

  De:  Antonio Paulo Filho
  Data:  14 de julho de 2004
   Assunto: reparo em fagote
  Mandei meu Fagote SCHREIBER de 16 anos de serviço para uma
reforma no HARY e ele fez milagre com o instrumento, voltou super novo.Além do
sapatilhamento e regulagem, todas as chaves foram niqueladas, dando um aspecto
de novo; colocou revestimento nos orifício dos dedos, coisa que me
prejudicava muito; às vezes no meio de um concerto na contagem, eu tinha que limpar
a asa por causa da condensação na forquilha do mi agudo.Teve ainda o cuidado de trocar a presilha para alça do pescoço que vez por outra me dava trabalho (ja tinha soltado 2 vezes); a bateria que fazia quando da digitação do instrumento sumiu, não vou sentir falta, ficou tudo muito justo, trocou também as cortiças.A afinação do sol agudo que era um pouco alta, com a regulagem melhorou bastante; além da presteza do serviço, o instrumento chegou antes do previsto por mim. O meu FAGOTE ficou novo e muito gostoso de tocar.

Bem, HARY, parabéns pelo trabalho, fiquei feliz com a reforma do meu instrumento. 

_____________________________________

  Data: Tue, 1 Jun 2004
  De: "Reginaldo Brilhante"
  Assunto: Reforma de Fagote Cabart
  Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que fez em meu Fagote (Cabart) no final do ano. Ficou acima das minhas expectativas. Minha esposa e colegas também ficaram surpresos porque o instrumento realmente ficou novíssimo. Percebi uma melhora muito grande na qualidade do som, e também até os barulhos que tinham nas chaves foram eliminados.

Também fiquei muito contente pela transparência que houve durante todo o processo, inclusive com informações e fotos enviadas do trabalho executado.

___________________________________

  De: "Ronaldo_Renê"
  Data: Thu, 3 Jul 2003
  Assunto: [fagotistas] Reforma
  Recentemente mandei o meu fagote, um Schreiber bem usado, para o Hary colocar a chave do RÉ agudo, fazer alguns reparos e o verniz que estava muito feio ; chegando lá o Hary viu que precisava fazer mais algumas coisas e com minha autorização foram feitas, tais como reforço nas juntas do baixo que estavam com rachaduras e revestimentos nos orifícios do MI, RE, SI, LA, DO# trinado e sol. Quando recebi o instrumento e abri o estojo eu nem acreditei no que eu estava vendo, até minha esposa achou que ele tinha mandado o fagote errado... , o mesmo estava novo, o Hary deu vida nova para ele, ficou muito bonito e bem feito todos os serviços, a afinação muito boa e sem falar nas chaves que ficaram super macias de tocar e sem nenhum barulho , eu acho que um instrumento como o nosso precisa de pessoas especializadas como o Hary, pelo menos temos a garantia de um bom serviço e preço acessível a qualquer um. Muito obrigado, Hary, pelo bom serviço feito em meu fagote... Ronaldo Renê

_______________________________

  De:  Hary Schweizer
  Data:  Qua Out 23, 2002
  Assunto:  Fagote PUCHNER restaurado
  no final de agosto recebi a carcaça de um fagote Puchner, o de n. 8226, fabricado em 1975. Veio das mãos de um colecionador e o que recebi era literalmente uma "carcaça depenada", apenas a culatra e a asa, ambas desprovidas de todas suas chaves, apenas com as colunetas em seus lugares. A tarefa era completar as peças de madeira faltantes (baixo e campana), e refazer todas as chaves.Tarefa aceita, eis que o dito fagote está pronto, já passou por sua prova de fogo, pois eu o usei em um concerto sinfônico onde constavam obras de Beethoven (concerto para violino) e Brahms (2a. sinfonia), chamando a atenção pela sonoridade e afinação... (ver foto do fagote restaurado)

_____________________________

  De:  Waldir Caires
  Data:  Seg Ago 19, 2002
  Assunto:  Fagote genial....
  Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que fez em meu instrumento ( um fagote Püchner), ficou genial.
Aos amigos fagotistas que queiram um trabalho desses, o Hary esta aí, com uma ótima mão. Conserve-as sempre assim, Hary, abrigado.
____________________________
  De: Mauro Mascarenhas
  Data:  Sex Nov 30, 2001
  Assunto:  Reforma
  No início de novembro mandei meu fagote Yamaha para o Hary reformar; este fagote tem uns oito anos, estava com prateado bem danificado e também com alguns vazamentos.
Para minha grata surpresa o Hary fez uma reforma que me surpreendeu, tanto na parte do prateamento como também no sapatilhamento, ficou fantástico.
O instrumento ficou novinho, estava pensando em trocar de instrumento, mas depois dessa reforma vou continuar com ele por um bom tempo.
Fica aí minha sugestão para quem estiver precisando de reformar o instrumento, mande para o Hary que ele resolve.
Enquanto meu fagote estava na oficina, o Hary me emprestou o fagote n.30 de sua própria  fabricação, toquei neste instrumento dois concertos sinfônicos e pedi aos amigos músicos e maestros sua opinião sobre o instrumento, todos elogiaram tanto a afinação, sonoridade e projeção do instrumento, opiniões essas que eu também concordo.
Pude tocar anteriormente nos fagotes n. 1 e 3, vi o progresso que os instrumentos tiveram.
Parabéns ao Hary pelos 10 anos de lutheria, que continue a nos brindar com seus fagotes maravilhosos.

______________________________

  De: "Marco Napoli"
  Assunto: Reforma de fagote
  Data: Mon, 20 May 2002
  Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei muito satisfeito com a
restauração que você fez no meu instrumento. Ficou acima das minhas
expectativas. Meus colegas também ficaram surpresos porque o 
instrumento realmente ficou novo. Percebi uma melhora muito grande na qualidade do 
som. Eu mesmo achava que o instrumento, por sua procedência, não 
proporcionaria tal qualidade. Mais do que a satisfação pelo trabalho também fiquei 
muito contente pela transparência que você teve durante todo o processo e 
também pela sua simpatia.

______________________________

  De:  "Claudia Salles"
  Data:  Sex Out 5, 2001
  Assunto:  reforma de fagote
  Para quem estiver precisando deixar o fagote para consertar algo ou fazer uma reforma geral, o Hary acabou de reformar o meu e ficou uma maravilha. Tirou até uma barulheira de chaves danada, que além de atrapalhar para tocar, nas gravações ficava nada agradável.
Parabéns, Hary, e mais uma vez muito obrigada pela eficiência e rapidez.

______________________________

  De:  "Elione Alves de Medeiros"
  Data:  Dom Jul 29, 2001
  Assunto:  [fagotistas] Reforma de Fagote
  A única pessoa que conheço e confio entregar o meu instrumento, como já fiz várias vezes, é o Hary. Ele tem curso de reforma de instrumentos na própria fábrica da Püchner. Você pode enviar o fagote por Sedex, é assim que faço quando preciso dos serviços de manutenção do Hary.

______________________________

início