CRITÉRIOS NA AQUISIÇÃO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL

Flávio Lopes de Figueiredo Jr.

O requisito principal é saber se o instrumento é construído em série ou por um construtor específico de instrumentos musicais, denominado "lutier". O termo "lutier" significa literalmente fabricante de alaúdes e genericamente passou a designar fabricante de violinos ou outro instrumento de cordas. "Luteria" significa, pois, a fabricação de instrumentos em geral, particularmente o de cordas.

A construção em série de instrumentos musicais é realizada por sistema de matrizes, em série de instrumentos musicais com pouca ou quase nenhuma interferência criativa do construtor. Seguem padrões definidos e quase imutáveis. Os cuidados técnicos de construção do instrumento musical são gerais, tendo que atender uma produção de grande porte no mercado musical. Vários fatores de qualidade do som e de construção do instrumento podem acarretar numa produção em série de instrumento musical: inviabilidade e desequilíbrio do timbre do instrumento, problemas de afinação, qualidade inferior da madeira ou madeira alternativa, qualidade inferior dos materiais utilizados na construção, impossibilidade de alterações de medidas e regulagens no instrumento.

Na construção de instrumento musical por lutier especializado, normalmente o construtor trabalha de acordo com o músico. O músico pode pedir alterações na construção do instrumento musical relacionado com medida, timbre, tipo de madeira, materiais utilizados e possibilidades de regulagens com flexibilidade. O instrumento pode ser construído para um fim determinado, como por ex. para solista, estudante, músico de orquestra ou simplesmente à construção tradicional do instrumento. Pode existir ou não a interferência do músico na construção do instrumento e a possibilidade de construção de acordo com a personalidade do instrumentista ou da proposta de um grupo ou orquestra. O lutier pode se adequar ao pedido do músico. Na construção de instrumentos musicais em série esse fator variável do lutier não existe e quando existe é insignificante. Há a possibilidade da construção em massa de instrumentos visualmente perfeitos e igualitários, mas com a qualidade sonora de timbre e afinação comprometida pela construção industrial.

Nas indústrias de instrumento musical o cuidado na fabricação do instrumento tem a finalidade de atender a necessidade geral da comunidade musical. Isso por um lado é extremamente significativo em relação à democratização das possibilidades de realização artística pela população em geral. Para um grupo específico ou uma organização musical não é uma das opções mais adequadas por não atender às exigências individuais dos músicos e das orquestras que necessitam de instrumentos de alta qualidade.

Para avaliar as condições da confecção do instrumento e realizarmos a escolha adequada do instrumento musical é essencial analisarmos a qualidade dos materiais utilizados na construção do instrumento (verniz, madeira e outros), a qualidade do acabamento e a qualidade do projeto e construção do lutier. A adequação da construção do instrumento para o músico tem que atender as necessidades básicas de tonicidade e flexibilidade da forma das mãos e dedos de cada músico, bem como a qualidade do som e a qualidade da construção mecânica das chaves, teclas ou cordas do instrumento. A experimentação e verificação da qualidade do instrumento pode ser verificada através do contato com o instrumento. Pode ser analisado através da vibração acústica do instrumento; da adequação básica da forma da mão e dedos; da flexibilidade no peso das teclas, chaves ou cordas; da análise do timbre e da afinação da extensão sonora do instrumento. A qualidade dos materiais utilizados na construção e a máxima exigência do projeto de construção do lutier e do acompanhamento do instrumentista podem contribuir para a construção do instrumento profissional de alta qualidade. A escolha do lutier e a sugestão do modelo de construção do instrumento pode ser realizado por indicação de músico de renome que normalmente usufruiu dos serviços prestados pelo construtor ou utiliza algum instrumento desse autor. O mais recomendável é que os próprios músicos que vão tocar nesse instrumento possam experimentá-lo, fazendo as mudanças e adaptações necessárias na regulagem pelo lutier.

FLÁVIO LOPES FIGUEIREDO JR., Luteria Básica na Construção de Fagotes. Anais do primeiro Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 1995, pag. 47. Flávio Lopes pesquisou sob a orientação de H. Schweizer

voltar ao índice de artigos        voltar ao início