![]() |
O ESTUDO COMO TAREFA PERMANENTE - fundamentos do estudo - Marc Schaeferdiek (artigo publicado em 'rohrblatt março/2006, ano XXI) |
|
Como posso estudar corretamente, ou como posso em pouco espaço de tempo e com o mínimo de esforço alcançar os melhores resultados? |
|
| Estudar corretamente é uma arte, na qual o importante não é "quanto tempo?", mas sobretudo o "como?" e o "o quê?". Cada qual deveria elaborar um programa de estudos conforme suas necessidades, o que significa deitar um olhar sobre as próprias deficiências. Só se consegue tocar tão bem quanto as próprias deficiências o permitem. Se no estudo se encontram dificuldades, o importante é não passar por cima, mas tentar fundamentar as suas causas e ponderar com quais exercícios e/ou estudos esses problemas podem ser superados. Quanto mais consciente e aplicadamente a gente se ocupa com exercícios básicos, tanto mais virá posteriormente a recompensa. Um progresso nunca se consegue porém com truculência. Quem estuda com aplicação e continuidade, será certamente compensado. Alfa e Omega dessa história é a paciência: nada se consegue à força. Por vezes tem-se a impressão que se instalou uma calmaria, uma certa estabilização. Isto é normal e sobretudo em tais situações dever-se-ia estudar ainda mais, pois o próximo degrau de progresso virá com certeza. | |
| Sentido e finalidade do estudo técnico e sonoro é uma posterior leveza de interpretação, que então permite ao intérprete se preocupar somente com a música. | |
| As 5 regras seguintes são, no meu entender, de grande importância: | |
| 1. estudar regularmente! | |
| - a musculutura dos braços, dos dedos, do rosto, da respiração precisa ser constantemente ser treinada. Interrupções muito grandes fazem a musculatura retroceder! | |
| 2. estudar com concentração! | |
| - primeiro considerar, depois estudar! | |
| - estudar visando um objetivo concreto! | |
| - estudar sem afobação, mas com tempo e calma! | |
| - estudar sem desviar a atenção! | |
| 3. estudar com intercalações! | |
| - não passar todo tempo num só tipo de estudo! | |
| - alterar freqüentemente o peso do exercício! alternar estudos de agilidade, com outros de articulação e/ou sonoridade) | |
| 4. estudar sistematicamente! | |
| - desenvolva um conceito de estudo centrado em suas deficiências (trabalhar no condicionamento e nos detalhes)! | |
| - não estude o que Você já sabe, mas se concentre em suas necessidades! | |
| 5. estudar com alegria! | |
| - experimente estudar com alegria e com uma consciência de obrigação! | |
| - estudar sem vontade significa na maioria das vezes estudar sem sentido! | |
| Dica: fazer curtas interrupções, uma boa tomada de ar ajuda... | |
| Tudo isso é bom e bonito, mas o que significa enfim estudar e ao que posso e/ou devo prestar atenção? | |
| A. DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO | |
| É indispensável que se elabore um plano diário com uma organização definida de quando e quanto tempo devam ser dedicados à técnica, aos estudos e à literatura. Neste contexto a inclusão de pequenas ou grandes interrupções é importante. O tempo de estudo para um estudante de nível superior deveria ser de pelo menos 5 a 6 horas diárias, para um estudante adolescente (secundarista) de pelo menos 45 a 60 minutos diários, sendo que essas sugestões de tempo devem ser encaradas com uma certa liberdade. Mas o tempo real de estudo deve ser utilizado da maneira mais eficiente possível. | |
| Um desenrolar em termos de duração e de conteúdo poderia se distribuido mais ou menos assim. (As sugestões em ítálico são para alunos secundaristas) | |
| 1 hora (5-10 minutos) | |
| estudos de sonoridade e afinação (colorido sonoro, posição da língua, abertura da garganta, etc...) | |
| 1-2 horas (10-20 minutos) | |
| notas longas | |
| exercícios de dinâmica | |
| exercícios de articulação | |
| exercícios de agilidade | |
| exercícios de ataque | |
| escalas | |
| arpejos (em todas as possibilidades imagináveis) | |
| 1-2 horas (10-30 minutos) | |
| estudos | |
| 2-3 horas (20-30 minutos) | |
| literatura (sonatas, concertos) | |
| Dica: elabore um plano de estudo diário bem como um plano de estudo de longa duração! Considere que progressos no estudo de obras e exercícios e na solução de problemas muitas vezes requerem tempo; como uma planta cresce lentamente, precisa ser adubada e regada, também os próprios talentos devem ser cuidados, para que cresçam e frutifiquem! | |
| Fundamentos: O grau de concentração combinado com o tempo utilizado para o estudo estão em relação direta com o sucesso almejado. | |
| B. APERFEIÇOAMENTO DOS ITENS: POSTURA, RESPIRAÇÃO, AGILIDADE | |
| Neste contexto é importante que Você veja seu instrumento nunca como um inimigo, mas que Você e seu instrumento se constituam num todo, numa unidade! | |
| Cada dia é um novo começo! Ocupe-se, pois, diariamente com a base e controle-se continuamente. Freqüentemente se infiltram erros, imprecisões e até certas "tapeações". Procure automatizar de tal maneira a sua técnica, que quando tocar Você simplesmente possa se servir dela! O seu empenho na elaboração de obras vai lhe proporcionar muito mais alegria e o seu tocar será tanto mais flexível. Controle, pois, diariamente, a sua postura e a sua respiração. | |
| a) lista de controle de postura | |
| DICA: observe-se no espelho! permita que outra pessoa, que entenda do assunto, também o observe! | |
| Postura | |
| - a distribuição do peso está distribuída equilibradamente nos dois pés ou num só? | |
| - estão ambos os pés igualmente apoiados? | |
| - como está o posicionamento dos pés: estreito, longe um do outro, paralelos, enviezados ou tortos? | |
| - Você se apoia preferentemente na sola do pé ou no calcanhar? | |
| Uma boa postura é: | |
| - distribuição do peso igualmente distribuída nos dois pés. | |
| - posição dos pés: bem apoiados no chão e paralelos ao quadril. | |
| - o peso do corpo deveria estar preferentemente apoiado no sola do pé e não no calcanhar. | |
| Costas | |
| - suas costas estão eretas, ou estão corcundas? | |
| A bacia deveria sempre estar levemente voltada para frente, para evitar a corcunda. | |
| Joelhos | |
| - estão as articulações do joelho levemente curvadas ou endurecidas? | |
| os joelhos deveriam estar levemente flexíveis, nunca endurecidos! | |
| Ombros | |
| - os ombros estão soltos ou presos? | |
| - estão os ombros puxados para cima ou caem para baixo? | |
| - quando em pé Você está torto ou os ombros estão paralelos? | |
| Os ombros nunca deveriam estar contraídos, mas deixa-los cair livremente! | |
| Caixa toráxica | |
| - a caixa toráxica na expiração se retrai ou endurece? | |
| - está a caixa toráxica presa entre braços muito apertados contra ela? | |
| A caixa toráxica deveria ser sempre ampla. Os braços não deveriam nunca estar pregados ao corpo! | |
| Cabeça | |
| - a cabeça está torta ou está ereta? | |
| - o pescoço tende para frente e/ou para baixo? | |
| A cabeça deveria sempre estar ereta, com leve tendência de se posicionar para frente! | |
| b) lista de controle da respiração | |
| - postura incorreta, expiração insuficiente, congestionamento de ar na garganta, estresse, afobação! | |
| Defeitos da inspiração: | |
| - respiração muito profunda, impossibilidade de uma respiração combinada! | |
| Defeitos na sustentação do ar e na embocadura: | |
| - embocadura muito presa, soprar com ar de menos e demais pressão dos lábios! | |
| Ao tocar evite: | |
| - uma contração da musculatura da barriga e das cordas vocais; | |
| - um consciente empurrar da barriga ou das laterais para fora; | |
| - um enforcamento do ar na garganta; | |
| - o uso de uma calça muito justa ou de um cinto muito apertado; | |
| C. ELABORAÇÃO MUSICAL E TÉCNICA DE UMA OBRA MUSICAL | |
| procure elaborar um conceito que lhe permita chegar a um resultado ótimo. Um conceito possível poderia ser assim: | |
| a) tocar a obra de fora a fora, eventualmente ouvir gravações | |
| Construa em Você primeiramente uma idéia geral da peça, tocando a de cabo a rabo. Se Você não tem idéia da peça, então uma gravação pode ajudar a estabelecer um objetivo claro e a reconhecer os primeiros degraus para atingir este objetivo. | |
| b) estudo mental, cantar sem o instrumento | |
| freqüentemente é o próprio instrumento que atrapalha o músico numa interpretação. Para ter uma idéia melhor das seções musicais, temas, frases, contrastes numa frase (por ex. elementos lírico e/ou, ritmico), articulações, etc, um enfrentamento mental com a obra pode ser uma grande poupança de tempo. Experimente cantar pequenos trechos. Muitas vezes é mais fácil cantar uma linha do que tocar um trecho. | |
| Dica: primeiro pensar, depois tocar! | |
| c) andamento, pulsação | |
| primeiramente escolha um andamento com os quais os seus dedos e suas condições técnicas suportem os problemas. O andamento, na fase de estudos, irá naturalmente acelerando. Objetivo deve ser o de atingir o tempo da música (a pulsação), para que a interpretação desejada se concretize. O constante uso de um metrônomo é neste caso indispensável! | |
| d) ritmo | |
| sem uma concepção de tempo, uma segurança do tempo (metrônomo) e sem uma precisão rítmica não é possível tocar em conjunto. Uma passagem difícil deve ser exercitada por tanto tempo, até que ritmo e andamento estejam de conformidade com o restante da obra. | |
| e) estudar separadamente passagens difíceis | |
| o que torna uma passagem difícil? quando uma passagem pode ser considerada difícil? passagens são difíceis quando as exigências técnicas e rítmicas são insuficientes para executá-las. | |
| - tocar a passagem lentamente e com metrônomo; | |
| - estude sem afobação, mas com total concentração e dedique tempo suficiente, ainda que este seja maior do que Você gostaria. | |
| Dica: | |
| - descubra onde estão as dificuldades: combinações de dedilhado complicadas; | |
| - coordenação entre respiração, dedilhado, ataque e postura; | |
| - não toque o trecho de cabo a rabo, mas trabalhe consciente naquele pedaço que para Você é difícil | |
| quando existirem problemas de dedilhado: | |
| - controlar a postura e estudar em combinações de dedilhado, ritmizando (por ex. pontuando, em quiálteras, etc...); | |
| - estude a passagem difícil até Você se sentir seguro delas e toque-a pelo menos três vezes em seguida sem erros; | |
| - aproxime-se cada vez mais, com auxílio do metrônomo, do andamento final. | |
| f) dinâmica | |
| neste contexto a expansão da capacidade dinâmica de seu instrumento e especialmente de algumas de suas notas é de grande importância. As possibilidades da embocadura em combinação com o som e uma concepção estética de sonoridade são também um fator adicional. | |
| Dica: | |
| - numa frase nunca devo estar muito forte cedo demais! | |
| - as notas mais agudas não são necessariamente as mais fortes! | |
| - a alteração do volume sonoro precisa ser conseguida através de uma técnica de execução e não com a modificação da embocadura, a fim de que altura e sonoridade não se alterem! | |
| g) articulação | |
| a articulação é uma pronúncia. Quanto mais nitidamente Você conseguir se expressar com seu instrumento, tão mais nítida será sua música e tanto melhor Você será compreendido por seu ouvinte. | |
| Dica: para o seu ouvido é preferível exagerar na percepção, pois a 5 metros de distância pode soar totalmente diferente! | |
| h) afinação | |
| Considerando que uma boa afinação é uma condição importante para o exercício da música em conjunto, é necessário uma atenção especial à afinação básica (443Hz), consideradas aí as diferenças regionais e nacionais. | |
| Dica: | |
| - controle-se com um afinador | |
| - ouça-se no estudo com correção e de tempos em tempos grave-se | |
| - não encubra nunca uma afinação indefinida com um vibrato exagerado | |
| - experimente corrigir problemas de afinação com recursos técnicos e não com mudanças de embocadura | |
| i) gravar-se a si mesmo com som e imagem | |
| a melhor maneira de averiguar Como Você realmente estuda e em qual estágio Você se encontra, Você pode constatar através de uma gravação. Uma avaliação mais objetiva e mais sincera é impossível. Fotografias também podem ajudar para avaliar postura e movimentos. | |
| k) ouvir gravações e comparar | |
| Quando Você atingiu um nível de interpretação próprio através de um estudo sistemático e concentrado, ouvir gravações torna-se uma obrigação. Procure nunca copiar uma gravação, mas tirar delas sugestões e aplica-las. | |
| D. PREPARAÇÂO DE RECITAIS, CONCURSOS E CONCERTOS | |
| - na preparação não deve ser deixado de lado o elemento prático e sobretudo o mental | |
| se você se prepara de maneira ideal e elabora um conceito de estudo transparente, com certeza virá a recompensa | |
| - a sensação de ter feito de tudo para o sucesso, fará com que Você fique calmo! | |
| - cada possibilidade de concurso ou de um concerto importante vai te levar tão longe como regularmente as gravações que Você faça de si mesmo | |
| - comprimidos calmantes não são nunca a solução! melhor é um treinamento a longo prazo de técnicas de relaxamento, exercícios de concentração, autogenetraining, etc | |
| - uma boa academia e uma boa alimentação também incentivam um sentimento positivo | |
| - permita que a música esteja sempre em primeiro plano e acredite na sua preparação | |
| Dica: | |
| preocupe-se antecipadamente com suas palhetas e nunca confie nos outros. A afobação e o estresse nervoso de se preocupar com palhetas somente perto do evento, ficam assim sendo desnecessários | |
| Para um resultado
ideal e uma evolução geral da
execução musical o autocontrole é fundamental. Somente quando
defeitos e motivos forem reconhecidos é que eles também poderão ser
evitados.
|
|
|
|