Johann Conrad Griesling (1771-1835) e Balthasar
Melchior Schlott (1773-1841), ambos naturais de Potsdam, anunciam em 1802 no
Jornal Geral da Música que eles agora, "depois de terem trabalhado
durante 15 anos para o Senhor Kirst em Postdam" se anunciam
independentes e que "sob sua própria responsabilidade
confeccionam
flautas, fagotes, clarinetas, oboés, corne di basseto, bem como todo
tipo de instrumentos de sopro de madeira".
Em 1805 foram
nomeados
construtores de instrumento da corte prussiana. Eles se firmaram como um
dos principais ateliês de Berlim e, como anunciado no Jornal da Música,
se dedicaram também à confecção de instrumentos de metal, no que cabe a
eles a introdução de válvulas nesses instrumentos.
Neste particular
trabalharam juntos com Heinrich David Stöltzel (1777-1844), que em 1815
conseguiu a patente para o invento das válvulas nos instrumentos de
metal. Conseguiram grande fama como construtores de instrumentos de
sopro de madeira, tendo o famoso clarinetista Heinrich Baermann
(1784-1847) usado um desses instrumentos construido em 1809, com o qual
fez a primeira audição dos concertos para clarineta de Carl Maria von
Weber.
Depois de morte de Griesling em 1835, seu companheiro
ainda conduziu a firma sozinho, que após a morte deste em 1841, deixou então de
existir.
O instrumento exposto no museu de Nürnberg, construido,
supostamente em 1810, traz o selo de procedência "Stadt Nürnberg" (cidade
de Nürnberg). Note-se a ausência da chave do dó#, ainda que
originalmente ela fosse existente. A culatra, por razões de segurança,
não se solta mais da culatra.