obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

BOCCHINO, ALCEO (*1918, Curitiba, PR)

Naninoel (Improviso franco-nordestino) (abril de 1992, Curitiba e Rio de Janeiro)

Dedicada a Noël Devos, “o intérprete perfeito”

Estreada por Noël Devos pouco depois da data de composição, provavelmente na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Partituras em manuscrito e publicada pela Brazilian Music Interprises, P.O. Box 12, Washington, Lopez, Estados Unidos (98261)

para download no portal do fagote

Gravação: ‘Alceo Bocchino - duas Serestas, duas Suítes, uma Sonatina, oito Canções e um Improviso.’ SOARMEC 5005, 1998. Artista executante: Noël Devos

Em um movimento, com várias seções em diferentes andamentos

Duração: 4’00’’

Em carta endereçada a nós, o compositor escreve, num estilo bem humorado: “‘Nanynoel’57 foi escrita para homenagear dois bons amigos e colegas. Sua característica inicial e, outras vezes, intencional, decorre dos dois amigos serem nordestinos (Nany do Rio Grande do Norte, Noël do nordeste da França). Procurei estabelecer um diálogo num único instrumento! Observe as linhas e o contraponto (?) insinuado!!?… A habilidade dinâmica do executor pode ressaltar minhas intenções!”58

Formalmente, a peça é baseada no seguinte tema nordestino,59 exposto logo no início:

Exemplo 24: c. 1 a 2.1

O trabalho contrapontístico, ao qual Bocchino se refere na carta, aparece pela primeira vez no c. 21 do Allegretto tranquillo, onde é contrastado com as três notas dele mesmo uma nona abaixo. Mais à frente, no Andante, a própria escrita, diferenciando as notas com hastes para cima e para baixo, deixa claro a voz a que pertencem. Nos c. 31 a 33 (primeira semicolcheia) o tema forma um cânone com a sua inversão, aparecendo, em seguida em versão extendida (c. 33), acompanhado por um contraponto livre com referências à inversão. A partir do Meno espressivo (c. 47), o jogo polifônico ganha uma nova dimensão: a dinâmica. O tema, agora ritmicamente fragmentado e no registro grave, leva a indicação ff, enquanto o contraponto, uma imitação ornamentada duas oitavas acima, deve ser tocado em pp. Desse momento até o final, o tema é onipresente e se ‘esconde’ no meio das frases ligadas e cantantes do Lento.

Bem ao estilo de um improviso, o material apresentado nas outras seções curtas, contrastantes e muitas vezes virtuosísticas, apresenta características variadas e quase sempre contendo algo em comum com o tema.

Como realçou Devos quando conversamos sobre esta peça,60 ela aproveita toda a diversidade técnica do fagote, exigindo domínio sobre extremos dinâmicos, grandes saltos intervalares, staccato, ligaduras extensas e equilíbrio sonoro dos diferentes registros, trabalhando com atmosferas como o saudoso, o giocoso, o scherzoso etc. Apesar da denominação ‘improviso’ referir-se à música criada no instante da execução, este não é o caso de Naninoel, cuja interpretação deve simular uma invenção do momento.

Como já alertou o compositor, o êxito do diálogo entre as duas vozes num instrumento solo depende muito do preparo do fagotista para diferenciá-las dinamicamente, o que é mais uma razão para avaliar esta peça no nível de dificuldade avançado I.

 

57 As duas versões do título (‘Naninoel’ e ‘Nanynoel’) se misturam.

58 BOCCHINO, Alceo, em carta enviada para nós em 12/03/1999.

59 Segundo Devos, Nany cantava entoava este tema imitando um mendigo pedindo esmola. É interessante notar que o terceiro movimento da Meloritmia nº 3 de Erani Aguiar também é baseado nesta mesma melodia, com uma pequena diferença na seqüência intervalar; ela também aparece frequentemente na música sinfônica de Guarnieri.

60 DEVOS, Noël. Comunicação pessoal. 5/10/1999.

 

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