obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

CORREA, JAMES (*1968, Porto Alegre, RS)

Dança Fáustica (1993, Santa Maria e Porto Alegre, revista em dezembro de 1998, Rochester, NY, Estados Unidos)

Obra composta a pedido de Adolfo Almeida Jr., fagotista e compositor, e dedicada a ele

Obra não estreada

Partitura computadorizada

Em um movimento

duração: 7’00’’

Alternam-se, nesta peça, trechos muito rápidos com outros em andamento moderado ou lento.Estas mudanças de andamento são anotadas por indicações de metrônomo ou por extenso, fast and nervous, Largo, Lentissima e lontano etc. Toda peça é baseada em poucas estruturas rítmicas com alto nível de complexidade, muito raramente formadas por notas com valores maiores do que a colcheia.

Exemplo 66: c. 12

 

Exemplo 69: c. 74

Embora os componentes rítmicos dessas estruturas sejam repetidos, elas mesmas estão em permanente mudança, pois alturas, dinâmica, articulação e fórmula de compasso variam sempre.

A essas formas de elaboração são acrescidas outras, como retrogradação e formação de palíndromos, às vezes não absolutamente rigorosas, mas sempre no nível do ritmo.

A forma da peça é A/A’/B/C, segmentação essa determinada pela mudança no tipo de elaboração aplicada às estruturas básicas, pela introdução de material novo e mudança de carater. A (c. 1-37) é muito maior que as demais seções e toda baseada em duas estruturas rítmicas: a primeira é a do c. 1, a outra a dos c. 2 a 5. Estes últimos compassos são ritmicamente repetidos e retrogrados, com poucos aparecimentos do ritmo do compasso inicial. (O=original; R=retrogradação)

Em A’ (c. 38-50) temos a retrogradação de alguns trechos da seção A, a repetição dos c. 8 a 12 (c. 43-46) e, a seguir, dos nove compassos iniciais (c. 44-50).

B (c. 51-73), iniciado em Fast and nervous e já prenunciado no final de A, apresenta novo material rítmico (c. 51-61), a partir do qual se forma um palíndromo (c. 57-61/62-65) que separa os compassos anteriores (c. 51-55) de seus retrógrados (c. 67-71).

C (c. 74-86) é preparado por uma desaceleração dos compassos anteriores; seu caráter é mudado para um lontano, que ritmicamente também difere bastante do anterior - as configurações rítmicas contêm muito menor número de subdivisões. A partir do c. 81, o c. 1 é repetido por várias vezes em quartas sobrepostas, com aumentação da pausa entre as repetições.

O registro usado é, em quase toda a peça, a região média. Existem indicações exatas de fraseado e de articulação. São usados, em poucos momentos na peça, três multifônicos, um deles com trinado. Pela complexidade rítmica o nível de dificuldade é elevado para o avançado II.

 

voltar ao sumário da tese      página inicial