obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

KIEFER, BRUNO (1923, Baden-Baden, Alemanha - 1987, Porto Alegre, Brasil)88

Ambivalência (janeiro de 1981, local ignorado)

Dedicada a Noël Devos

Estréia desconhecida. Noël Devos lembra que apresentou a obra em primeira audição no Rio deJaneiro, mas não sabe dizer se isto foi a estréia

Partitura em manuscrito

Em um movimento: Com vigor (MM semínima=76)

Duração: 4’30’’

A ‘ambivalência’ desta peça encontra-se na oscilação entre dois caracteres opostos, com vigor e dolente; células formadas por notas sustentadas ou por configurações bem ritmadas; dinâmicas bruscas em terraço; graus conjuntos e saltos; e na fragmentação e pertubação do discurso, provocadas pela intromissão de pausas, sobretudo na articulação do tempo, e síncopes.

Exemplo 44: motivo 1, c. 1-5.1; notas sustentadas em graus conjuntos

 

Exemplo 45: motivo 2, c. 13; tercina de semicolcheias repetidas

 

Exemplo 46: motivo 3, c. 20 c.a.-22.1; configuração bem ritmada com a terça como intervalo predominante

 

Apesar da oscilação, algumas células predominam em determinadas seções, predominância que auxilia a segmentação da peça:

seção A (c. 1-41.1.2): apresentação dos motivos

seção B (c. 41.2.2-63.1): exploração e extensão do motivo 2; introdução do motivo 4

Exemplo 47: c. 46.2-48.2; tercinas de semicolcheias em graus conjuntos

 

Exemplo 48: motivo 4, c. 51-53.1; arpejos com notas bases em graus conjuntos

 

seção B’ (c. 63.2.2 -95): motivo 2 (extendido) mantido; apresentação do motivo 5; aceleração do andamento, com intromissão de mais pausas

Exemplo 49: motivo 5, c. 83.2.1.2-87.1.1.2; escala cromática ascendente fragmentada por pausas

seção C (c. 96-125.1): desaceleração; abertura e término da seção pelo motivo 3; predominância do intervalo de terça

seção B’’ (c. 125.2.2.-151): volta aos motivos 2 (expandido) e 4; nova aceleração do andamento

Coda (152-155): motivo 4 em transposições cromáticas

Do ponto de vista técnico, é importante enfatizar as diferenças de dinâmica e de articulação - o staccato predomina - e manter a precisão rítmica. A obra não apresenta nenhuma dificuldade maior explícita, a não ser a frequente omissão do tempo 1. Seu grau de dificuldade foi avaliado como intermediário II.

 
88 Kiefer chegou ao Brasil quando tinha 11 anos de idade.

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