obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

SEINCMAN, EDUARDO (*1955, São Paulo)

Combinações 110 (15/4/1980, São Paulo)

Dedicada a Mônica Rios Magalhães, “in memoriam S. Einseinstein”

Obra não estreada

Partitura em manuscrito, apresentando-se em três tiras separadas para possibilitar diferentes combinações

Obra formada por três partes com diversas possibilidades de combinação

Duração mínima 2’13’’, duração máxima 6’39’’, dependendo dos procedimentos escolhidos pelo intérprete

Como explica a bula, a peça é constituída de três partes intercambiáveis, A, B e C, cada uma possuindo oito colunas ou blocos, que podem ser de som ou de silêncio, esses últimos com sua duração assinalada na partitura. “Existem 13 possibilidades de combinação das três partes - ou seja, 13 maneiras de executar a obra.”111 A, B, e C podem ser colocadas uma após a outra, em diferentes ordens (ex. 74); podem ser combinados (blocos de A/B/C juntos; ex. 75) ou ainda agrupadas, de forma que à combinação de blocos de duas das partes duas das partes siga ou seantecipe a terceira (ex. 76).

Exemplo 72:

A B C

Exemplo 73:

A B

   C

Exemplo 74:

A

B

C

Continuando com os esclarecimentos do compositor:

“A leitura da peça deve ser feita sempre da esquerda para a direita, obedecendose a seqüência das colunas. Nas combinações onde ocorre a superposição das partes A, B ou C, haverá a coincidência (simultaneidade) dos blocos de som com os de silêncio: neste caso, prevalece a execução dos blocos de som.112 Quando houver a superposição de blocos de silêncio, a duração da pausa serácorrespondente ao número marcado em apenas um destes blocos.”113

Seguindo estas instruções, quando as três partes forem juntadas, todos os blocos de silêncio serão eliminados por haver, sucessivamente, sempre um bloco de som. Assim, a peça terá uma duração de apenas 2’15’’ aproximadamente. Já o encadeamento de cada uma das partes triplicará a duração, ocorrendo uma relação de um bloco de som para dois de silêncio. Em casos extremos, o artista terá que permanecer em silêncio por 34+21=55 segundos.

Os blocos são caracterizados por diferentes andamentos e concentração do material sonoro em certos registros. Cada uma das partes A, B e C contêm dois dos três ou todos os três andamentos seguintes: calmo (MM semínima=40), agitato (MM semínima= 108) e tenso (MM semínima=66). Os blocos de diversos andamentos são distribuídos de tal maneira que, qualquer que seja a escolhida entre as 13 possibilidades de organização das partes, nunca se dará a ocorrência de dois blocos consecutivos com o mesmo andamento. Referentes aos registros, constatamos que a parte A é resevada para o registro agudo e superagudo, a parte B para o registro médio, enquanto C apresenta movimentação somente na uma oitava e meia mais grave do instrumento. Os ritmos, escritos sem barras de compasso, são altamente complexos e nem sempre se limitam à pulsação indicada de semínima.

No que diz respeito à execução da peça, queremos afirmar que, para o intérprete, o desafio de garantir e manter a atenção do público, tanto nos blocos de som quanto nos de silêncio, nos parece muito interessante. No entanto, do ponto de vista prático, parece-nos que a escolha de MM semínima=108 para o primeiro bloco de som na parte A é inviável por trabalhar exclusivamente os registros agudo e superagudo, incluindo quiálteras de cinco semicolcheias (mi b 4, mi 4 etc.) em staccato. Mesmo os blocos com a indicação tenso (semínima=66) são altamente virtuosísticos pelo emprego de muitos saltos, registros extremos valores muito pequenos. A dinâmica na obra é minuciosamente definida. Entre os efeitos não convencionais temos a oscilação de quarto-de-tom, pelo compositor explicado como pequeno glissando e a Flatterzunge, ambos sempre aplicados em lugares de fácil execução. Mesmo considerando a diminuição do andamento sugerida para o bloco citado, buscando viabilizar sua execução, a obra pôde ser inserida no nível avançado II.

 

 
110 A obra Combinações pode ser executada por um fagote solo ou por flautas (sopranino, contralto, baixo, tocadas por um instrumentista. Neste caso, a parte A corresponde à sopranino, B à contralto e C à baixo).

111 SEINCMAN, Eduardo, na bula que acompanha a peça.

112 Observação da autora: sempre se encontrarão, verticalmente, dois blocos de silêncio e um de som.

113 Ibid.

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