CD em foco

 

harmoniemusik

sexteto de sopros - instrumentos históricos

Mônica Lucas, Luciano Pereira (clarinetas) / Michael Alpert, Flávio Faria (trompas lisas) / Luis Antonio Ramoska, Marina Bergsten (fagotes)

 

                          

a) ein Mädchen oder Weibchen

b. Elegia (trechos apenas)

 

  FRANZ KROMMER (1759-1831)
     Partita em mi bemol maior
        1. allegro moderato
        2. Romanze. Andantino
        3. Menuetto. Allegro assai
        4. Rondo
 
  WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
    Serenata em mi bemol maior K. 375
        5. Allegro maestoso
        6. Menuetto
        7.Adagio
        8. Menuetto
        9. Finale. Allegro
 
  Harmoniemusik "A Flauta Mágica"
    (arranjo: Johann Stumpf, ca 1740-1801)
        10. Der Vogelfänger bin ich ja
        11. Bei Männern, welche Liebe fühlen
        12. Marsch der Priester
        13. Ein Mädchen oder Weibchen
 
  SILVIO FERRAZ (1959)
        14. Elegia Fragmento (2006)
 
do encarte do CD:

 

O termo Harmoniemusik designa um conjunto de instrumentos de sopro. O gênero se originou provavelmente na Boêmia, parte do Império Austro-Húngaro, que detinha já no século XVIII uma longa tradição de músicos e luthiers de instrumentos de sopro. O instrumental da Harmoniemusik é constituido comumente por pares de fagotes, trompas e oboés e/ou clarinetas, formando assim um sexteto ou um octeto. Essa formação originou a seção de sopros da orquestra clássica. Dentre os compositores que se dedicaram à Harmoniemusik destacam-se muitos nascidos na Boêmia. Paralelamente às composições próprias características desse gênero coexistem nessa época os arranjos de movimentos de óperas. Neste contexto o CD traz as peças de Franz Krommer e Wolfgang Amadeus Mozart e arranjo de Johann Stumpf.

Já Silvio Ferraz é paulistano, nascido em 1959. Elegia, obra encomendada pelo conjunto para comemorar os 250 anos do nascimento de Mozart, nas palavras do compositor:  "Elegia fragmento foi composta durante uma curta viagem a Tiradentes. Por coincidencia não parava de ouvir naqueles dias a Maurerische Trauermusik de Mozart, uma curta peça fúnebre para um funeral maçônico. Os dias andavam meio acinzentados e duas mortes irromperam na casa nos toques dos sinos da igreja, quase simultaneamente... converti os sinos em blocos atacados, bem secos, mas que deixavam sempre um pequeno eco, e deixei que deste pequeno eco nascessem linhas melódicas. O resultado foi que a uma certa altura o início do funeral maçônico de Mozart veio quase como se fizesse parte do campo de ressonância que vinha se estabelecendo..." A peça de Silvio Ferraz faz assim um interessante contraponto a Mozart.

HARMONIEMUSIK, o conjunto

 

formado em 2003 por músicos ligados à USP e a importantes orquestras brasileiras dedica-se à pesquisa e à interpretação do repertório para sexteto de sopros do classicismo e do início do romantismo. O grupo utiliza réplicas de instrumentos de época, propondo uma leitura historicamente orientada de obras de compositores consagrados como Mozart e Beethoven, de peças de autores menos conhecidos do mesmo período e o resgate de arranjos para Harmoniemusik, publicados em grande em número no final do século XVIII e início do XIX. O grupo se dedica ainda à interpretação de obras de compositores vivos que proponham um intercâmbio entre a linguagem pós-moderna e a antiga. A despeito da crescente popularidade dessa concepção musical na Europa e Estados Unidos, o Harmoniemusik é o único grupo do gênero em atividade no país, e com isso ocupa um lugar importante no cenário cultural brasileiro.

 
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