CD em foco |
harmoniemusik
sexteto de sopros -
instrumentos históricos
Mônica Lucas,
Luciano Pereira (clarinetas) / Michael Alpert, Flávio Faria (trompas
lisas) / Luis Antonio Ramoska, Marina Bergsten (fagotes)
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a)
ein Mädchen oder Weibchen
b.
Elegia (trechos apenas)
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FRANZ KROMMER (1759-1831) |
Partita em mi bemol
maior |
1. allegro moderato |
2. Romanze. Andantino |
3. Menuetto. Allegro assai |
4. Rondo |
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WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791) |
Serenata em mi bemol maior K.
375 |
5. Allegro maestoso |
6. Menuetto |
7.Adagio |
8. Menuetto |
9. Finale. Allegro |
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Harmoniemusik "A Flauta Mágica" |
(arranjo: Johann Stumpf, ca
1740-1801) |
10. Der Vogelfänger bin ich ja |
11. Bei Männern, welche Liebe fühlen |
12. Marsch der Priester |
13. Ein Mädchen oder Weibchen |
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SILVIO FERRAZ (1959) |
14. Elegia Fragmento (2006) |
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do encarte do CD:
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O termo Harmoniemusik designa
um conjunto de instrumentos de sopro. O gênero se originou
provavelmente na Boêmia, parte do Império Austro-Húngaro, que
detinha já no século XVIII uma longa tradição de músicos e
luthiers de instrumentos de sopro. O instrumental da
Harmoniemusik é constituido comumente por pares de fagotes,
trompas e oboés e/ou clarinetas, formando assim um sexteto ou um
octeto. Essa formação originou a seção de sopros da orquestra
clássica. Dentre os compositores que se dedicaram à
Harmoniemusik destacam-se muitos nascidos na Boêmia.
Paralelamente às composições próprias características desse
gênero coexistem nessa época os arranjos de movimentos de
óperas. Neste contexto o CD traz as peças de Franz Krommer e
Wolfgang Amadeus Mozart e arranjo de Johann Stumpf.
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Já Silvio Ferraz é paulistano,
nascido em 1959. Elegia, obra encomendada pelo conjunto para
comemorar os 250 anos do nascimento de Mozart, nas palavras do
compositor: "Elegia fragmento foi composta durante uma
curta viagem a Tiradentes. Por coincidencia não parava de ouvir
naqueles dias a Maurerische Trauermusik de Mozart, uma curta
peça fúnebre para um funeral maçônico. Os dias andavam meio
acinzentados e duas mortes irromperam na casa nos toques dos
sinos da igreja, quase simultaneamente... converti os sinos em
blocos atacados, bem secos, mas que deixavam sempre um pequeno
eco, e deixei que deste pequeno eco nascessem linhas melódicas.
O resultado foi que a uma certa altura o início do funeral
maçônico de Mozart veio quase como se fizesse parte do campo de
ressonância que vinha se estabelecendo..." A peça de Silvio
Ferraz faz assim um interessante contraponto a Mozart.
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HARMONIEMUSIK, o conjunto |
formado em 2003 por músicos
ligados à USP e a importantes orquestras brasileiras dedica-se à
pesquisa e à interpretação do repertório para sexteto de sopros
do classicismo e do início do romantismo. O grupo utiliza
réplicas de instrumentos de época, propondo uma leitura
historicamente orientada de obras de compositores consagrados
como Mozart e Beethoven, de peças de autores menos conhecidos do
mesmo período e o resgate de arranjos para Harmoniemusik,
publicados em grande em número no final do século XVIII e início
do XIX. O grupo se dedica ainda à interpretação de obras de
compositores vivos que proponham um intercâmbio entre a
linguagem pós-moderna e a antiga. A despeito da crescente
popularidade dessa concepção musical na Europa e Estados Unidos,
o Harmoniemusik é o único grupo do gênero em atividade no país,
e com isso ocupa um lugar importante no cenário cultural
brasileiro.
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