CD em foco |
Henrique de Curitiba,
50 anos de música
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3
EPISÓDIOS |
16. ALELUIA, PAZ NA TERRA |
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1. I
lento |
17. AL TELÉFONO 345... |
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2. II
Allegro |
18. PARA UM MESTRE DE CANTO |
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3. III
Vivaz |
CORNELL IMPRESSIONS |
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PEQUENA SUITE |
19.
esquilos |
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4. suave
milonga |
20. o lago
Bebee |
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5.
marchinha |
21.
jogging |
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6.
cantiga de ninar |
22. a
torre |
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7.
bailado caipira |
23 REVERIE |
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6
POEMAS KOLODY |
SUITE DANSANTE |
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8. cantar |
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24.
marcha rancho |
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9.
cantiga de roda |
25.
sambinha |
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10. voz
da noite |
26.
valseado |
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11. âmago |
27.
arrasta pé |
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12. nunca
e sempre |
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13.
viagem infinita |
28 E-TARU-Ê
(coral) |
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14
ELEGIA |
29 E-TARU-Ê
(metais) |
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15
ORAÇÃO PELA PAZ |
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HENRIQUE DE CURITIBA, 50
anos de música é um CD independente, produzido pelo próprio
compositor, selecionando obras marcantes ao longo de sua carreira
para diversas combinações instrumentais (piano, violão, canto,
sopros), dentre elas a Suite Dansante para quinteto de sopros
(editada por
Editions Viento). Aliás, Henrique de Curitiba tem significativa
composição para instrumentos de sopro, algumas delas disponíveis no
portal do fagote.
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A SUITE DANSANTE, disponível
para audição nesta seção, foi escrita para o Quinteto de Sopros de
Curitiba (Luis Fernando Sieciechowicz, flauta; Joel Gisinger, oboé;
Ovanir Buosi Jr, clarineta; José Costa Filho, trompa; Jamil Bark,
fagote), durante os dias de carnaval de 1996. De caráter leve,
alegre, baseada em ritmos populares, tem no seu último movimento uma
citação do tema folclórico gaúcho "Pezinho". Sua estréia nacional
aconteceu no 20º FML (festival de música de Londrina), onde foi
gravada por Franck Acker, como um dos últimos trabalhos deste
extraordinário mestre-gravador, responsável pelo registro da maioria
das obras eruditas brasileiras dos meados do séc. XX. Fica aqui
também registrado o trágico falecimento do talentoso flautista deste
quinteto, o querido "China", ocorrido apenas alguns meses após a
gravação. |
Como homenagem a
Henrique Zbigniew Morozowicz, conhecido simplesmente por HENRIQUE DE
CURITIBA, falecido em fevereiro de 2008, o portal do fagote presta homenagem à memória deste
artista, músico completo, pianista, organista, professor, compositor;
e abre com um CD de suas obras esta nova seção CD em FOCO.
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Tive a oportunidade
de conviver com Henrique, tive com ele aulas de harmonia, fiz a primeira audição brasileira de sua Mini-ópera
(fagote e barítono) e a
estréia do Humoresque, trio a mim dedicado por ocasião de
minha volta ao Brasil após estudos em Munique, em agosto de 1977. |
_______________________________________________ |
A música
brasileira perde HENRIQUE DE CURITIBA |
Por
Glacy Antunes - artigo publicado no site
VIVAMUSICA |
A morte de Henrique Morozowicz,
Henrique de Curitiba, um dos mais importantes compositores
brasileiros da atualidade, ocorrida no dia 18 de fevereiro de
2008, entristece família e amigos e significa profunda perda
para a música do Brasil.
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Tarefa difícil descrever
personagem tão rico e complexo, misto de gentleman e autoridade,
detalhista ao extremo, austero na vida pessoal, grande amigo de
seus amigos e, sobretudo, músico primoroso.
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Pai orgulhoso, Henrique foi
casado com a musicista Ulrike Graf, com quem formou o celebrado
“Duo Schubertiano” de piano a quatro mãos, entre os anos de 1968
e 1976.
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Ele deixa um casal de filhos,
Karina (casada com Gonzaga) e Alexis (casado com Graziela), dois
lindos netos, Thales e Luísa, e ainda um netinho por chegar em
maio, na Espanha.
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Nos últimos anos, Henrique
dedicou especial carinho e obras muito significativas à
musicista goiana Gyovana Carneiro.
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O compositor, que iniciou seus
estudos de piano com a mãe, Wanda Lachowski Morozowicz, manteve
sempre estreito convívio com seus irmãos, Milena e Norton, ambos
também artistas.
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Os três prosseguiram a tradição
familiar iniciada com a avó, Natália Morozowicz, atriz renomada
de grande carreira na Polônia, depois com o pai, Tadeuz
Morozowicz, bailarino e coreógrafo formado no Teatro Nacional de
Varsóvia e na Escola Imperial de Ballet de Saint Petersburg,
fundador, em Curitiba, da primeira escola de dança clássica do
país.
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Parceiros, tanto na vida
familiar como também na musical, Norton e Henrique formaram o
Duo Morozowicz, de flauta e piano, que gravou vários discos e
apresentou-se em recitais e concertos por todo o Brasil.
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Dono de personalidade singular,
marcante, elegante, que impressionava pelo amplo conhecimento,
Henrique Morozowicz passou a ser conhecido como Henrique de
Curitiba a partir de 1954 quando foi para São Paulo estudar
piano com Henry Jolles e composição com H.J.Koellreuter.
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Era pianista, organista,
professor, compositor e músico exigente. Exerceu funções
administrativas importantes para a música do Paraná como a
direção da Embap, a coordenação do curso de Educação Artística
da UFPR, a presidência da Sociedade Pro-Musica de Curitiba e a
coordenação da Programação Nacional de Música FUNARTE/UFPR. Foi
membro do Conselho Estadual de Cultura do Paraná.
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Destaca-se a amplitude e
diversidade da produção – instrumental, vocal, coral e
orquestral – deste compositor paranaense, cujo catálogo de obras
é objeto de grande interesse por parte da comunidade musical
brasileira e também do exterior.
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Henrique de Curitiba teve seu
“Catálogo de Obras Henrique de Curitiba Morozowicz” publicado
primeiramente em 1977 pelo Departamento Cultural do Ministério
das Relações Exteriores.
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Em 1997, foi lançado em
Curitiba o “Catálogo Temático: Henrique de Curitiba” organizado
pelas pesquisadoras Liana M. Justus e Miriam C. Bonk.
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São inúmeras suas atividades a
ressaltar, desde o talento pianístico do jovem Henrique que, nos
idos de 1960, representou o Brasil no Concurso Internacional de
Piano de Varsóvia e estudou na Escola Superior de Musica da
capital da Polônia.
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Cursou Mestrado na Cornell
University (1980, EUA), assistiu apresentações de suas obras
corais nos Estados Unidos (2001), em Amsterdam e Utrecht (2006),
viu edições de seus trabalhos impressas na Bélgica e teve sua
música sempre incluída nas Bienais Brasileiras de Música
Contemporânea.
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Na última Bienal, em outubro de
2007, foi ouvida sua Cantate cum Gaudio, obra coral com texto em
latim.
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Henrique de Curitiba foi também
um pouco Henrique de Londrina e – como é possível? – Henrique de
Goiânia.
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Viveu por alguns anos em
Londrina, participando da vida artística desta cidade que também
amava e na qual foi diretor artístico e professor do Festival
Nacional de Música.
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No dizer do próprio Henrique
“Em Londrina, pude me dedicar especialmente à musica coral e às
composições para voz, segmento da música que passou a me
interessar cada vez mais. Nesse período, participei de vários
festivais de música tradicionais da cidade, onde várias de
minhas obras foram executadas e gravadas. Celebrei também em
Londrina os 50 anos de atividade como compositor, fato
comemorado com várias apresentações de minhas obras e a edição
de um CD comemorativo. Ainda nesse período, tive várias obras
executadas e publicadas no exterior.”
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Em 2003, mudou sua residência
para a cidade de Goiânia, em Goiás, convidado para ocupar a
cadeira de professor de Composição e Matérias Teóricas na Escola
de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.
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No período passado em Goiânia,
importantes obras foram escritas e dedicadas a músicos daquele
estado como “Corre, corre pra Goiânia”, capricho para piano
quatro mãos; “Três Cantos Goyanos”, para canto e piano;
“Comentários sobre uma obra de Mozart”, para piano solo; “Bons
Ditames”, variações corais; “Três Estudos Pontuais”, para
violão; “Canção para a moça que passava”, canto e piano;
“Morena, moreninha”, para canto e piano.
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Acontecimentos significativos
ocorreram em 2006 na profícua vida do compositor: participou da
apresentação de Música Brasileira realizada pelo coral Hollands
Vocaal Ensemble dirigido por Fokko Oldenhuis, em Amsterdam e
Utrecht, com as obras Soneto de Amor, Tinturero Calma e Lua
Macumbê.
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Teve um concerto de suas obras
na programação Sesc/Emac em Goiânia; recebeu homenagem na série
“Terças Clássicas” do HSBC de Curitiba, com inclusão das obras
“Três Estudos Pontuais”, interpretados por Eduardo Meirinhos e
“Variações Frére Jaques”, interpretadas por mim.
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Também realizou um recital de
obras próprias para a série “Concertos Goiânia Ouro”, da
Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
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Em 2007, Henrique Morozowicz
volta a residir em Curitiba, participa do lançamento do CD da
Camerata Antiqua de Curitiba no qual foram gravadas suas
“Cantigas do Bem Querer” e escreve suas últimas obras: “Outono
Dolente”, para coral a capella, dedicado ao Coral da FOSGO,
Goiânia; “Suíte Paranaense”, versão para flauta e piano (da obra
apresentada em Goiânia, 1996); “Suíte Dançante”, para piano 4
mãos (versão da mesma obra para quinteto de sopros), “Impressões
da Lapinha”, para flauta e piano e “Constatação Fatal”, ária
humorística para barítono/baixo e piano, com texto de J. Zokner,
em homenagem ao próprio autor da letra.
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Vale destacar que composições
de Henrique de Curitiba estão incluídas em aproximadamente 42
LPs e CDs, com gravações realizadas em Curitiba, São Paulo,
Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Londrina, Brasília,
Goiânia e também no exterior, na Alemanha, Bélgica, Holanda, nos
Estados Unidos (Texas e Califórnia), na Argentina e na Itália.
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Suas obras estão editadas em
vários países, além do Brasil. É fascinante a quantidade e
qualidade de suas 59 composições corais.
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Perde o Brasil, perde a
família, perdem os amigos. Ficam as referências em dicionários,
guias e livros.
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Será sempre ouvida a música
imortal de um ícone paranaense, representante da forte etnia
polonesa a qual tinha particular satisfação em pertencer: falava
e escrevia excelente polonês, mas sempre se dizia autêntico
compositor brasileiro, amálgama de genética, formação, tradição
e vivências.
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