CD em foco

oboé do brasil

JOSÉ MEDEIROS

 

 

 

                          

  SÉRGIO NOGUEIRA
     sonatina -  oboé e piano (Lúcia Barrenechea)
  LIDUINO PITOMBEIRA
     Goyazes -  oboé e quarteto de cordas (Quarteto de Brasília)
  RODRIGO LIMA
     pontos e linhas - oboé e percussão (Francisco Abreu)
  MARCOS COHEN
     sonata - oboé e piano (Lúcia Barrenechea)
  ESTERCIO MARQUEZ
     3 movimentos - oboé solo
  RODRIGO LIMA
      concertino - oboé e orquestra de cordas
      (Emilio de Cesar, regente)

 

  IV movimento, Sérgio Nogueira, sonatina            

 

do encarte do CD:

No decorrer da história da música ocidental, compositores são inspirados por músicos extraordinários a escrever obras para instrumento solo. Seja Brahms escrevendo seu concerto para violino para Joseph Joachim, e Mozart compondo o maravilhoso quinteto para oboé para Friedrich Ramm, ou ainda, os diversos compositores que escreveram para Leon Goossens ou Heinz Holliger; não há dúvida que o repertório para todos os instrumentos tem se expandido pela inspiração fornecida por intérpretes que trazem à mesa entusiasmo e um amor genuíno por sua arte. Este CD é um testamento contínuo deste fato.
José Medeiros não é exceção. Ele é parte daquela tradição de intérpretes que trazem uma alegria e um nível artístico que acende nos compositores a chama criativa. Essas peças não existiriam sem ele. Devemos ser gratos ao "Bobó" (como o chamam seus amigos) por sua energia e espírito que adicionaram essas obras ao nosso repertório, bem como por suas interpretações que nos servem de modelo.
Eu espero que outros oboistas e o público sejam fascinados por essas peças e queiram estudá-las e ouvi-las. Elas são obras ricas e inventivas. O que posso dizer é: "obrigado, José", por colocar mais comida na mesa.

BERT LUCARELLI             

* * * * * * * * * * * * * * * *           

José Medeiros é natural de Patos (PB). Começou a estudar oboé aos 14 anos com Roberto Carlos di Leo na UFPB, onde concluiu o bacharelado em música. Foi primeiro oboista das Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém) e da Filarmônica Norte-Nordeste.
Como professor e camerista atuou nos principais festivais de música do Brasil e no exterior, tais como o Festival de Inverno de Londrina, PR, o Festival Internacional de Verão de Brasília e o Festival de Artes de Tunja, Colombia. Também lecionou oboé na Universidade Federal do Amazonas, na Universidade de Brasília e no Conservatório Carlos Gomes, Belém, PA.
Apresentou-se como solista junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Goiás, Camerata Antiqua de Curitiba e Camerata Eleazar de Carvalho, entre outras.
Atualmente é primeiro obóe na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, professor de oboé do Programa de Módulos do Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará e integrante do Quinteto de Sopros Brasília, com o qual gravou o CD Brincadeira a Cinco, lançado em 2009.

 

contatos:
Jose Medeiros oboemedeiros@hotmail.com 

 

página inicial