CD em foco

 

antoine dard, sonates pour le basson, ricardo rapoport

 

 

    SONATA I (dó maior)
    SONATA II (sol maior)
    CHANSON (La Coquette
    SONATA III (dó maior)
    MUSETTE EN RONDEAU (Cher Tircis)
    SONATA IV (fá maior) Ciciliano andante (2:06)
Allegro ma non troppo (2:25)
Gavota 1 & 2 (1:43)
Allegretto (1:52)
    SONATA V (ré menor)
    ARIETTE (La Coquette)
    SONATA VI (la menor)
    PARODIE (Rends-moi ton coeur)
 
do encarte do CD:
além de rica informação sobre o compositor dentro de seu contexto histórico, existe esta "pérola", escrita pelo próprio compositor no prefácio da primeira edição de 1759:

 

"O autor não tinha a intenção de publicar esta obra, até que finalmente muitas pessoas de renome o alertaram para sua divulgação, pois este livro, que se compõe de todos os tipos de expressão e dificuldades, será de grande valia ou pelo menos de grande proveito para aqueles que almejam adquirir um conhecimento amplo da execução do fagote, pois o fagote é o único instrumento com o qual nenhum autor até agora se ocupou. Se, pois, esta obra é agora publicada, isto acontece menos por interesse do que pela necessidade de ensinar.
Os mestres com certeza encontrarão nele dificuldades, mas é de se esperar que eles não se esquivem do esforço de as suplantar e que, como acontece com a maioria deles, não logo condenem a música que lhes exige um pouco mais de esforço. Que eles percebam que estas sonatas estão indicadas com dedilhados e fraseados e que não existe uma única passagem aqui registrada que já não tenha sido executada muitas vezes no instrumento. Portanto, não existe a menor dúvida de utilidade que delas se extraia, quando eles finalmente tiverem conseguido a leveza e a sensibilidade para as quais estas sonatas foram concebidas.
No decorrer deste ano o autor vai ainda publicar uma coleção de peças suas para fagote, dentre as quais uma parte será no estilo das pequenas canções de Dubois."
depoimento de Ricardo Rapoport:
"no CD gravei as seis sonatas de DARD com um fagote barroco, com afinação A=415. Essas sonatas são relativamente conhecidas por uma gravação já meio antiga da 6ª sonata, feita por Jesse Read com fagote moderno e pela edição da 5ª sonata na NOVA MUSIC, além das fotocópias da edição original que circulam por aí. Elas são consideradas impossíveis por vários fagotistas, pelo menos no fagote da época. Sobem ao ré 4 e são extremamente virtuosísticas, tanto nos movimentos lentos quanto nos rápidos. Como não se sabe (não se sabia!) nada sobre Dard, muito menos a data exata das sonatas, fiz uma longa pesquisa em arquivos e bibliotecas para encontrar informações.Elas estão no texto que acompanha o CD.... leiam ! Só vou adiantar que Dard foi 1° fagote da Ópera da Paris, que elas foram publicadas em janeiro de 1759 e que ele, mesmo tendo "exagerado" um pouquinho, sabia o que fazia! o CD sai dia 15 de maio no BeNeLux, 20 de maio na Alemanha, 15 de junho no restante da Europa; nos EUA e Japão ainda não sei. Infelizmente, por enquanto o selo Ramée (que é alemão) não é  distribuído na América Latina. A partir destas datas,  O catálogo deles é pequeno, mas excelente. Os discos são muito bem gravados e bonitos.
comprar CD:
para comprar o CD no Brasil, tem que ser pela internet, em qualquer loja, ou diretamente no site do selo: http://ramee.org .
leia também a conversa de fagotista com Ricardo Rapoport no portal do fagote
 

página inicial