CD em foco |
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QUINTETO VILLA-LOBOS
Antonio Carrasqueira (flauta) / Luiz
Carlos Justi (oboé) / Paulo Sérgio Santos (clarineta) / Philip
Doyle (trompa) / Aloysio Fagerlande (fagote) |
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Bachianas Brasileiras n° 5 |
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1 - ária |
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2 - martelo |
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3 - Lundu da Marquesa de Santos |
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4 - Valsa da Dor |
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Bachianas Brasileiras n° 2 |
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5 - o trenzinho do
caipira |
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Floresta do Amazonas |
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6 - canção do amor |
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7 - melodia
sentimental |
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8 - Choros n° 1 |
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9 - Choros n° 2 |
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Suite Popular |
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10 - mazurka-choro |
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11 -
schottisch-choro |
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12 - valsa-choro |
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13 - gavotta-choro |
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14 - choro |
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Bachianas Brasileiras n° 4 |
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15 - ária / cantiga |
do encarte do CD: |
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Dos compositores eruditos
brasileiros, nenhum é tão popular como Villa-Lobos. 50 anos depois
de sua morte ele continua sendo tocado e gravado com regularidade
em todos os cantos do planeta. Sua efígie já foi parar até em
cédula de dinheiro, em 1986. Não por acaso, O Dia Nacional da
Música Clássica, no Brasil, é comemorado na data de seu
nascimento: 5 de março.
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Villa-Lobos também foi popular,
contudo, no outro sentido do termo. Empunhando o violão,
participou das rodas de choro do Rio de Janeiro de seu tempo, ao
lado de músicos do quilate de Anacleto Medeiros e Irineu de
Almeida.
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Daí se explica como Villa-Lobos
conseguiu levar a linguagem da música popular carioca para sua
produção de concerto com uma facilidade e espontaneidade que às
vezes escapam a outros compositores nacionalistas. Porque para
estes, muitas vezes, o nacionalismo era a aplicação de uma equação
matemática: pegava-se um tema coletado no folclore rural ou na
música popular urbana e tratava-se o dito cujo de acordo com as
regras clássicas da composição europeia.
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Isso não ocorre na produção do
autor das Bachianas Brasileiras. Com justiça ele podia proclamar
"o folclore sou eu ", já que sua música, mesmo quando não emprega
explicitamente elementos populares, acaba tendo sabor e colorido
nacional inconfundível e autêntico...
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Irineu Franco
Perpetuo |
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Desde a
fundação em 1962, no Rio de Janeiro, o
Quinteto Villa-Lobos se dedica, sobretudo, à
divulgação da música de câmara brasileira e
recebeu em maio de 2009 o “XII Prêmio Carlos
Gomes” de ópera e música erudita, indicado
para a categoria de Conjunto de Câmara.
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