compositores e obras do CD "Com licença!..."

_____________________________________________________________

    ERNESTO NAZARETH (1863-1934)

Ernesto Júlio de Nazareth foi mais que um pianista de bailes e saraus do final do séc. XIX e início do séc. XX. Ele foi a pessoa que encontrou a maneira mais eficaz de se reproduzir um conjunto de choro no piano, criando um estilo inigualável. 

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1863, e influenciado pelos estilos europeus, especialmente franceses, que chegavam torrencialmente ao Brasil, Nazareth passou a compor polcas, tangos, valsas, lundus, schottisches, à sua maneira, e em pouco tempo recebeu reconhecimento nacional.

Suas peças começaram a ser gravadas assim que a Casa Edison abriu suas portas, e suas partituras eram tocadas por toda a “cidade dos pianos”, uma perífrase adequada para o Rio da Belle Époque.

Hoje Ernesto Nazareth é conhecido mundialmente, sendo gravado por pianistas desde o Japão até o Brasil, e é recebido com especial carinho por grupos de choro de todos os tipos e formações. Porém, de sua vasta obra de 213 músicas, apenas cerca 70% já foram registrados em disco. Do restante, algumas nunca foram editadas.

_________________________________________

Brejeiro (fagote, piano, bateria)

em bem elaborado arranjo de Francisca Aquino, Brejeiro recebe  harmonia e ritmo quase beirando o erudito. 

Confira o comentário de Luiz de Moura Castro: " Francisca Aquino é grande conhecedora de nosso repertório, do qual é notável executante. Possui muita experiência no mundo do arranjo, comprovada por uma numerosa produção. Já tive a oportunidade de examinar várias obras suas. Neste trabalho ela continua, com grande êxito, na linha da polifonia característica do contraponto brasileiro, extremamente desenvolvida e "apimenta" a harmonia com fantasia e invenção."

coletânea disponível em:

 www.assuntograve.com