HANS HERMANN ZIEL

 

perfil pessoal

Há mais de 40 anos, o alemão Hans Hermann Ziel, que desde 1968 vive no Brasil, dedica a sua vida ao estudo e ensino da música. Pastor aposentado da Igreja Luterana, já perdeu as contas de quantas flautas de bambu e oboés já construiu a partir de raios-x de instrumentos musicais barrocos e renascentistas, que trouxe de viagens à Europa e também de livros especializados, que trazem cada medida a ser respeitada, o lugar de cada orifício a ser talhado, ou chave a ser fixada.

Talvez, quem observa estes instrumentos pela primeira vez, nem imagine a engenharia e técnica necessárias para construí-los. Cerca de 150 instrumentos, 40 de sua própria confecção, 110 de sua coleção, estão expostos no Museu da Música, este aliás criação sua no ano de 2004, na cidade de Timbó (SC). "Eu diria que sem a música, o Ziel iria murchar como as flores sem água", afirma a sua esposa , Irmgart Ziel. Aliás, nesta família todos respiram a arte. É com orgulho que Ziel conta do gosto dos familiares pela música. Quando se reúnem, cada qual com seu instrumento, entoam melodiosas canções.

Desde 1990, Hans Hermann trabalhou em Timbó, assumindo a Banda Municipal “Prof. Joâo Müller”, e a partir de 1997 iniciou a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó (OCMT), ambos os grupos formados por músicos-amadores e professores da própria cidade, das mais variadas idades, constituindo uma grande família musical.

"A música ajuda os jovens a crescerem e se desenvolver como pessoas melhores, tanto na vida pessoal como nos estudos; pois aprender música requer disciplina, trabalha o corpo e mente, a concentração e socialização, sempre de forma prazerosa", ressalta Irmgart, que a partir de 1998 também faz parte da orquestra. E é pensando nestes benefícios que o casal pretende engrenar um novo projeto: levar às escolas o ensino da flauta, tanto o tocar quanto o fazê-la. A idéia é aproveitar um material mais barato e abundante no país, o bambu, para produzir os instrumentos. Antes disso, ainda vai participar de cursos para aprofundar seus conhecimentos e encontrar maneiras de adaptar o instrumento aos materiais disponíveis no país para confeccioná-lo.

fale com Hans Hermann Ziel: hh.ziel@terra.com.br

 
 
perfil profissional
Hans Hermann Ziel nasceu em Allenbach, na Alemanha, no ano de 1939. Aprendeu a ler e a escrever em sua própria casa, pois no ano de 1945, por causa da guerra a escola não funcionava. Em 1957 teve sua formatura na Escola de Administração Pública, tendo simultaneamente desenvolvido seus dotes musicais: nesse meio tempo aprendeu flauta doce, estudou violino, como autodidata aprendeu a tocar harmônio, tocou Flügelhorn e trombone de vara, cantou como tenor no coral de sua cidade, construiu uma rebeca de 4 cordas e, a partir de um kit, uma rebeca de 6 cordas.
Iniciou seus estudos de teologia em 1959, com exame final em 1967, ano em que também iniciou seus estudos de língua portuguesa; chegou ao Brasil em julho de 1968. Durante esse tempo também não descuidou da música tocando violão, trombone de vara e violino, aprendendo contrabaixo e viola da gamba, comprando um oboé, construindo flautas de bambú e um orgão positivo.
Já no Brasil, seu trabalho pastoral se iniciou em Santa Catarina, primeiro em Joinville, depois em Blumenau, onde atuou até 1988. Nesta atividade se serviu também da música para as atividades pastorais.
E paralelamente ao trabalho pastoral exerceu intensa atividade musical, tanto na área coral quanto instrumental, ensinando, tocando, construindo e participando de eventos importantes.
Entre as muitas realizações musicais, destaque para:
  • participação no Studio de Música Antiga de Blumenau,
  • curso de regência, oboé, música antiga e construção de instrumentos antigos na Alemanha e na Áustria,
  • Em 1976, após a perda por roubo de dois oboés: construção de OBOÉ D'AMORE, OBOÉ, FLAUTA DOCETENOR, FLAUTA TRANSVERSAL BARROCA, FAGOTE  BARROCO, todos os instrumentos confeccionados na madeira ARARIBÁ.
  • Fundação em 1979 do grupo instrumental e vocal HORTUS MUSICUS em Blumenau (SC), primeiro grupo de sopros barrocos com cópias de instrumentos barrocos (Flauta doce, Flauta transversa, Oboé, Fagote e Trompas barrocas, Trompetes barrocos, Violinos, Viola da Gamba, Órgão-Positivo).
  • 1984-1989: construção de instrumentos antigos, dois Órgãos de Baú com tubos de madeira, um Órgão de tubos com 26 registros na Igreja da Paz, em Santo Amaro (SP) (ver na Internet: "Pastor Ziel" e "Hans Hermann Ziel").
  • a partir de Outubro de 1990 e até 2001: regente da BANDA MUNICIPAL; e ensinando alunos de música: Flauta doce, Flauta Transversal, Oboé, Clarineta,  Saxofone, Fagote, Trompete, Trombone de pistões e de vara, Tuba-baixo, Harmônio, Teclado clássico e Órgão de tubos.
  • 1997: formação da ORQUESTRA DE CÂMARA MUNICIPAL DE TIMBÓ (SC), com músicos amadores, alunos e professores, tendo neste mesmo ano feito sua primeira apresentação com obras de Vivaldi, Purcell, Telemann, Mozart, Beethoven, entre outros., que em 2003 fez uma apresentação com cerca de 40 músicos.
  • Junho/julho de 2000:  Turnê européia da BANDA MUNICIPAL Prof. JOÃO MÜLLER para Alemanha, Itália e Áustria.
  • 19 de setembro 2004 criação e inauguração do  MUSEU  DA  MÚSICA da Fundação Cultural no Salão Hammermeister  em Timbó (SC), inicialmente com 150 instrumentos musicais, históricos e atuais.
  • em 2006 Luiz Lenzi assumiu  também a regência  da Orquestra, contando a partir de então com a participação instrumental de Hans Hermann Ziel (oboé) e Irmgart, sua esposa (viola).

  • Atualmente construindo/reconstruindo instrumentos de sopro, que ainda faltam no MUSEU.
  • proposta da construção de uma pequena oficina para realização de cursos de construção de instrumentos de sopro da Renascença e do Barroco.
  • proposta de formação de um  "Grupo de Música Antiga do Museu da Música”, utilizando os instrumentos do Museu

 

página inicial