resenhas do CD "Com licença!..."

IDRS (Sociedade Internacional de Palhetas Duplas) - EUA edição de junho de 2006

Avaliação: 

 

"I really like this CD! It starts off with a literal "bang" by featuring the above-listed bassoons in trio with drum and piano accompaniment in a rousing Latin tune from which the CD derives its title. This is followed by a bassoon/piano version of Villa-Lobos' Aria from his lovely and well-known Bachianas Brasileiras nº 5. This work really "sold" me on this album. Bassoonist Hary Schweizer is a quite well known and respected Brazilian maker of bassoons. But here he also shows his abilities as a fine bassoon player as well, (on his own bassoon, I presume). I love his sound. It has that beautiful "Latin American" quality I also hear in the tone of Argentinean nassoonist Andre Merenzon in her many beautiful recordings. I can best describe this quality as a feeling of "nobility" combined with "pain". These Latin artists sound like they are "cruyng" through the bassoon. I LOVE that sound. Just as it is difficult (but not impossible) for a non-North-American to play jazz convincingly, so it is also true, I believe of the Latin American élan. This is something that we North American have to work on, now that we are becoming more exposed to, and familiar with Latin American music.

There is a wonderful variety of music on this CD - not all of wich is Latin American. There is even a nice intgerpretation of the Sonata in e minor by Benedetto Marcello (with keyboard and drums (!) accompaniment and the movements in reverse order). Moreover there are some lovely bassoon trio selections, such as two Trio Breves and a nice Variaçõe sobre um tema de Natal by Achim von Lorne. Still it was the purely Latin selections, that I liked the best: two Tangos by Emílio Terraza, one for bassoon and piano ant the other for bassoon solo; one of the Mignone unaccompanied Waltzes (Aquela modinha que o Villa não escreveu); three Melodias da Cecília for bassoon and piano by Ernst Mahle; Mágoas de Fagote, a delightful work for solo bassoon and drum set by Tom Jobim; Choro for bassoon and piano by Benny Wolkoff; and most certainly the Brejeiro for bassoon and piano by Ernesto Nazareth. Finally, is also an "Bassoon meets jazz" for bassoon and piano by Andreas Herkenrath, wich starts out very "Straight" before slipping gradually into a very "bluesy" jazz style. Even the drums "sneak in" toward the end! Nicely done.

All the artists on this album play beautifully throughout. Pianist Elza Kazuko Gushikem is particularly fine with her gifted accompaniments. The sound quality is also very nice throughout: very "in your face" and rich, with a nice, warm presence. High marks all around for this different, unique and very well conceived CD! I recommend it strongly to you for your total enjoyment."
"Eu realmente gosto deste CD! Ele literalmente abre com um "impacto", apresentando os fagotistas em um trio com bateria e piano numa excitante melodia latina, da qual deriva o título do CD. A ela se segue a versão para fagote e piano da ária de uma das mais conhecidas obras de Villa-Lobos,  Bachianas Brasileiras nº 5. Neste álbum esta obra me fascinou de verdade. Hary Schweizer é um bem conhecido e respeitado confeccionador brasileiro de fagotes. Mas aqui ele mostra suas habilidades como um requintado intérprete de fagote (presumo que esteja tocando em um de seus fagotes). Eu amo o seu som. Ele possui aquela bela qualidade latino-americano que também pude sentir na sonoridade da fagotista Andrea Merenzon e suas belas gravações. Esta qualidade eu poderia descrever como a percepção da "nobreza" combinada com "saudades". Estes artistas latinos tocam como se estivessem "chorando" com seu instrumento. Eu AMO este som. Assim como é dificil (mas não impossível) para um não-norte-americano tocar jazz convincentemente, assim é também, creio, para um norte-americano fazer parte do elan latino-americano. Isto é algo que nós norte-americanos ainda temos de adquirir, sobretudo agora que estamos sendo também expostos e familiarizados com a música latino americana.

Há uma maravilhosa variedade de música neste CD - não só de música latino-americana. Existe nele uma simpática versão da sonata em mi menor de Benedetto Marcello (acompanhada de teclado e bateria (!) e os movimentos em ordem inversa). Além disso há uma seleção de amorosos trios para fagote, como os 2 Trios Breves e as simpáticas Variações sobre um tema de Natal de Achim von Lorne. Mas é a seleção latina aquela que mais gostei: 2 tangos de Emílio Terraza, um para fagote e piano e o outro para fagote solo; uma das valsas sem acompanhamento de Mignone (Aquela modinha que o Villa não escreveu); 3 melodias da Cecília para fagote e piano de Ernst Mahle; Mágoas de Fagote, uma deliciosa peça para fagote solo e bateria de Tom Jobim; Choro para fagote e piano de Benny Wolkoff; e mais certamente o Brejeiro de Ernesto Nazareth. Finalmente, existe ainda o "fagote encontra o Jazz" para fagote e piano de Andreas Herkenrath, que começa de maneira muito tradicional antes de desembocar gradualmente num estilo jazzístico muito em forma de blues. A bateria envolve a música até o fim! Simpaticamente apresentado.

Todos os artistas neste álbum tocam encantadoramente juntos. A pianista Elza Kazuko Gushikem é particularmente requintada com seus acompanhamentos. A qualidade do som é também deliciosamente homogênea: muito presente, numa presença gostosa e rica. Destaques para este CD diferente, único e muito bem concebido! Eu realmente o recomendo a Você para seu pleno deleite."

RONALD KLIMKO                 

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