"I really like this CD! It starts off with a
literal "bang" by featuring the above-listed bassoons in trio with drum
and piano accompaniment in a rousing Latin tune from which the CD
derives its title. This is followed by a bassoon/piano version of
Villa-Lobos' Aria from his lovely and well-known Bachianas Brasileiras
nº 5. This work really "sold" me on this album. Bassoonist Hary
Schweizer is a quite well known and respected Brazilian maker of
bassoons. But here he also shows his abilities as a fine bassoon player
as well, (on his own bassoon, I presume). I love his sound. It has that
beautiful "Latin American" quality I also hear in the tone of
Argentinean nassoonist Andre Merenzon in her many beautiful recordings.
I can best describe this quality as a feeling of "nobility" combined
with "pain". These Latin artists sound like they are "cruyng" through
the bassoon. I LOVE that sound. Just as it is difficult (but not
impossible) for a non-North-American to play jazz convincingly, so it is
also true, I believe of the Latin American élan. This is something that
we North American have to work on, now that we are becoming more exposed
to, and familiar with Latin American music.
There is a wonderful variety of music on
this CD - not all of wich is Latin American. There is even a nice
intgerpretation of the Sonata in e minor by Benedetto Marcello (with
keyboard and drums (!) accompaniment and the movements in reverse order).
Moreover there are some lovely bassoon trio selections, such as two Trio
Breves and a nice Variaçõe sobre um tema de Natal by Achim von Lorne.
Still it was the purely Latin selections, that I liked the best: two
Tangos by Emílio Terraza, one for bassoon and piano ant the other for
bassoon solo; one of the Mignone unaccompanied Waltzes (Aquela modinha
que o Villa não escreveu); three Melodias da Cecília for bassoon and
piano by Ernst Mahle; Mágoas de Fagote, a delightful work for solo
bassoon and drum set by Tom Jobim; Choro for bassoon and piano by Benny
Wolkoff; and most certainly the Brejeiro for bassoon and piano by
Ernesto Nazareth. Finally, is also an "Bassoon meets jazz" for bassoon and piano by Andreas Herkenrath, wich starts out very "Straight"
before slipping gradually into a very "bluesy" jazz style. Even the
drums "sneak in" toward the end! Nicely done.
All the artists on this album play
beautifully throughout. Pianist Elza Kazuko Gushikem is particularly
fine with her gifted accompaniments. The sound quality is also very nice
throughout: very "in your face" and rich, with a nice, warm presence.
High marks all around for this different, unique and very well conceived
CD! I recommend it strongly to you for your total enjoyment."
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"Eu realmente gosto deste CD! Ele
literalmente abre com um "impacto", apresentando os fagotistas em um trio com bateria e piano numa
excitante melodia latina, da
qual deriva o título do CD. A ela se segue a versão para fagote e piano da
ária de uma das mais conhecidas obras de Villa-Lobos, Bachianas
Brasileiras nº 5. Neste álbum esta obra me fascinou de verdade. Hary
Schweizer é um bem conhecido e respeitado confeccionador
brasileiro de fagotes. Mas aqui ele mostra suas habilidades como um
requintado intérprete de fagote (presumo que esteja tocando em um de
seus fagotes). Eu amo o seu som. Ele possui aquela bela qualidade
latino-americano que também pude sentir na sonoridade da fagotista Andrea
Merenzon e suas belas gravações. Esta qualidade eu poderia descrever
como a percepção da "nobreza" combinada com "saudades". Estes artistas
latinos tocam como se estivessem "chorando" com seu instrumento.
Eu AMO
este som. Assim como é dificil (mas não impossível) para um
não-norte-americano tocar jazz convincentemente, assim é também,
creio, para um norte-americano fazer parte do elan latino-americano. Isto é algo que nós
norte-americanos ainda temos de adquirir, sobretudo agora que estamos sendo
também expostos e familiarizados com a música latino americana.
Há uma maravilhosa variedade de música
neste CD - não só de música latino-americana. Existe nele uma simpática
versão da sonata em mi menor de Benedetto Marcello (acompanhada de
teclado e bateria (!) e os movimentos em ordem inversa). Além disso há
uma seleção de amorosos trios para fagote, como os 2 Trios Breves e as
simpáticas Variações sobre um tema de Natal de Achim von Lorne. Mas é a
seleção latina aquela que mais gostei: 2 tangos de Emílio Terraza, um para fagote e piano
e o outro para fagote solo; uma das valsas sem acompanhamento de Mignone
(Aquela modinha que o Villa não escreveu); 3 melodias da Cecília para
fagote e piano de Ernst Mahle; Mágoas de Fagote, uma deliciosa peça
para fagote solo e bateria de Tom Jobim; Choro para fagote
e piano de Benny Wolkoff; e mais certamente o Brejeiro de Ernesto
Nazareth. Finalmente, existe ainda o "fagote encontra o Jazz" para fagote
e piano de Andreas Herkenrath, que começa de maneira muito tradicional antes de
desembocar gradualmente num estilo jazzístico muito em forma de blues. A
bateria envolve a música até o fim! Simpaticamente apresentado.
Todos os artistas neste álbum tocam
encantadoramente juntos. A pianista Elza Kazuko Gushikem é
particularmente requintada com seus acompanhamentos. A qualidade do som
é também deliciosamente homogênea: muito presente, numa presença gostosa
e rica. Destaques para este CD diferente, único e
muito bem concebido! Eu realmente o recomendo a Você para seu
pleno deleite."
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