O ESTUDO COMO TAREFA PERMANENTE

- fundamentos do estudo -

Marc Schaeferdiek

(artigo publicado em 'rohrblatt março/2006, ano XXI)

 

      Como posso estudar corretamente, ou como posso em pouco espaço de tempo e com o mínimo de esforço alcançar os melhores resultados?

      Estudar corretamente é uma arte, na qual o importante não é "quanto tempo?", mas sobretudo o "como?" e o "o quê?". Cada qual deveria elaborar um programa de estudos conforme suas necessidades, o que significa deitar um olhar sobre as próprias deficiências. Só se consegue tocar tão bem quanto as próprias deficiências o permitem. Se no estudo se encontram dificuldades, o importante é não passar por cima, mas tentar fundamentar as suas causas e ponderar com quais exercícios e/ou estudos esses problemas podem ser superados. Quanto mais consciente e aplicadamente a gente se ocupa com exercícios básicos, tanto mais virá posteriormente a recompensa. Um progresso nunca se consegue porém com truculência. Quem estuda com aplicação e continuidade, será certamente compensado. Alfa e Omega dessa história é a paciência: nada se consegue à força. Por vezes tem-se a impressão que se instalou uma calmaria, uma certa estabilização. Isto é normal e sobretudo em tais situações dever-se-ia estudar ainda mais, pois o próximo degrau de progresso virá com certeza.
      Sentido e finalidade do estudo técnico e sonoro é uma posterior leveza de interpretação, que então permite ao intérprete se preocupar somente com a música.
As 5 regras seguintes são, no meu entender, de grande importância:
1. estudar regularmente!
     - a musculutura dos braços, dos dedos, do rosto, da respiração precisa ser constantemente ser treinada. Interrupções muito grandes fazem a musculatura retroceder!
2. estudar com concentração!
     - primeiro considerar, depois estudar!
     - estudar visando um objetivo concreto!
     - estudar sem afobação, mas com tempo e calma!
     - estudar sem desviar a atenção!
3. estudar com intercalações!
     - não passar todo tempo num só tipo de estudo!
     - alterar freqüentemente o peso do exercício! alternar estudos de agilidade, com outros de articulação e/ou sonoridade)
4. estudar sistematicamente!
     - desenvolva um conceito de estudo centrado em suas deficiências (trabalhar no condicionamento e nos detalhes)!
     -  não estude o que Você já sabe, mas se concentre em suas necessidades!
5. estudar com alegria!
     - experimente estudar com alegria e com uma consciência de obrigação!
     - estudar sem vontade significa na maioria das vezes estudar sem sentido!
Dica: fazer curtas interrupções, uma boa tomada de ar ajuda...
     Tudo isso é bom e bonito,  mas o que significa enfim estudar e ao que posso e/ou devo prestar atenção?
A. DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO
     É indispensável que se elabore um plano diário com uma organização definida de quando e quanto tempo devam ser dedicados à técnica, aos estudos e à literatura. Neste contexto a inclusão de pequenas ou grandes interrupções é importante. O tempo de estudo para um estudante de nível superior deveria ser de pelo menos 5 a 6 horas diárias, para um estudante adolescente (secundarista) de pelo menos 45 a 60 minutos diários, sendo que essas sugestões de tempo devem ser encaradas com uma certa liberdade. Mas o tempo real de estudo deve ser utilizado da maneira mais eficiente possível.
     Um desenrolar em termos de duração e de conteúdo poderia se distribuido mais ou menos assim. (As sugestões em ítálico são para alunos secundaristas)
1 hora (5-10 minutos)
     estudos de sonoridade e afinação (colorido sonoro, posição da língua, abertura da garganta, etc...)
1-2 horas (10-20 minutos)
     notas longas
     exercícios de dinâmica
     exercícios de articulação
     exercícios de agilidade
     exercícios de ataque
     escalas
     arpejos (em todas as possibilidades imagináveis)
1-2 horas (10-30 minutos)
     estudos
2-3 horas (20-30 minutos)
     literatura (sonatas, concertos)
Dica: elabore um plano de estudo diário bem como um plano de estudo de longa duração! Considere que progressos no estudo de obras e exercícios e na solução de problemas muitas vezes requerem tempo; como uma planta cresce lentamente, precisa ser adubada e regada, também os próprios talentos devem ser cuidados, para que cresçam e frutifiquem!
Fundamentos: O grau de concentração combinado com o tempo utilizado para o estudo estão em relação direta com o sucesso almejado.
B. APERFEIÇOAMENTO DOS ITENS: POSTURA, RESPIRAÇÃO, AGILIDADE
     Neste contexto é importante que Você veja seu instrumento nunca como um inimigo, mas que Você e seu instrumento se constituam num todo, numa unidade!
     Cada dia é um novo começo! Ocupe-se, pois, diariamente com a base e controle-se continuamente. Freqüentemente se infiltram erros, imprecisões e até certas "tapeações". Procure automatizar de tal maneira a sua técnica, que quando tocar Você simplesmente possa se servir dela! O seu empenho na elaboração de obras vai lhe proporcionar muito mais alegria e o seu tocar será tanto mais flexível. Controle, pois, diariamente, a sua postura e a sua respiração.
a) lista de controle de postura
DICA: observe-se no espelho! permita que outra pessoa, que entenda do assunto, também o observe!
Postura
     - a distribuição do peso está distribuída equilibradamente nos dois pés ou num só?
     - estão ambos os pés igualmente apoiados?
     - como está o posicionamento dos pés: estreito, longe um do outro, paralelos, enviezados ou tortos?
     - Você se apoia preferentemente na sola do pé ou no calcanhar?
Uma boa postura é:
- distribuição do peso igualmente distribuída nos dois pés.
- posição dos pés: bem apoiados no chão e paralelos ao quadril.
- o peso do corpo deveria estar preferentemente apoiado no sola do pé e não no calcanhar.
Costas
     - suas costas estão eretas, ou estão corcundas?
A bacia deveria sempre estar levemente voltada para frente, para evitar a corcunda.
Joelhos
     - estão as articulações do joelho levemente curvadas ou endurecidas?
os joelhos deveriam estar levemente flexíveis, nunca endurecidos!
Ombros
     - os ombros estão soltos ou presos?
     - estão os ombros puxados para cima ou caem para baixo?
     - quando em pé Você está torto ou os ombros estão paralelos?
Os ombros nunca deveriam estar contraídos, mas deixa-los cair livremente!
Caixa toráxica
     - a caixa toráxica na expiração se retrai ou endurece?
     - está a caixa toráxica presa entre braços muito apertados contra ela?
A caixa toráxica deveria ser sempre ampla. Os braços não deveriam nunca estar pregados ao corpo!
Cabeça
     - a cabeça está torta ou está ereta?
     - o pescoço tende para frente e/ou para baixo?
A cabeça deveria sempre estar ereta, com leve tendência de se posicionar para frente!
b) lista de controle da respiração
     - postura incorreta, expiração insuficiente, congestionamento de ar na garganta, estresse, afobação!
Defeitos da inspiração:
     - respiração muito profunda, impossibilidade de uma respiração combinada!
Defeitos na sustentação do ar e na embocadura:
     - embocadura muito presa, soprar com ar de menos e demais pressão dos lábios!
Ao tocar evite:
     - uma contração da musculatura da barriga e das cordas vocais;
     - um consciente empurrar da barriga ou das laterais para fora;
     - um enforcamento do ar na garganta;
     - o uso de uma calça muito justa ou de um cinto muito apertado;
C. ELABORAÇÃO MUSICAL E TÉCNICA DE UMA OBRA MUSICAL
     procure elaborar um conceito que lhe permita chegar a um resultado ótimo. Um conceito possível poderia ser assim:
a) tocar a obra de fora a fora, eventualmente ouvir gravações
     Construa em Você primeiramente uma idéia geral da peça, tocando a de cabo a rabo. Se Você não tem idéia da peça, então uma gravação pode ajudar a estabelecer um objetivo claro e a reconhecer os primeiros degraus para atingir este objetivo.
b) estudo mental, cantar sem o instrumento
     freqüentemente é o próprio instrumento que atrapalha o músico numa interpretação. Para ter uma idéia melhor das seções musicais, temas, frases, contrastes numa frase (por ex. elementos lírico e/ou, ritmico), articulações, etc, um enfrentamento mental com a obra pode ser uma grande poupança de tempo. Experimente cantar pequenos trechos. Muitas vezes é mais fácil cantar uma linha do que tocar um trecho.
Dica: primeiro pensar, depois tocar!
c) andamento, pulsação
     primeiramente escolha um andamento com os quais os seus dedos e suas condições técnicas suportem os problemas. O andamento, na fase de estudos, irá naturalmente acelerando. Objetivo deve ser o de atingir o tempo da música (a pulsação), para que a interpretação desejada se concretize. O constante uso de um metrônomo é neste caso indispensável!
d) ritmo
     sem uma concepção de tempo, uma segurança do tempo (metrônomo) e sem uma precisão rítmica não é possível tocar em conjunto. Uma passagem difícil deve ser exercitada por tanto tempo, até que ritmo e andamento estejam de conformidade com o restante da obra.
e) estudar separadamente passagens difíceis
     o que torna uma passagem difícil? quando uma passagem pode ser considerada difícil? passagens são difíceis quando as exigências técnicas e rítmicas são insuficientes para executá-las.
     - tocar a passagem lentamente e com metrônomo;
     - estude sem afobação, mas com total concentração e dedique tempo suficiente, ainda que este seja maior do que Você gostaria.
Dica:
     - descubra onde estão as dificuldades: combinações de dedilhado complicadas;
     - coordenação entre respiração, dedilhado, ataque e postura;
     - não toque o trecho de cabo a rabo, mas trabalhe consciente naquele pedaço que para Você é difícil
quando existirem problemas de dedilhado:
     - controlar a postura e estudar em combinações de dedilhado, ritmizando (por ex. pontuando, em quiálteras, etc...);
     - estude a passagem difícil até Você se sentir seguro delas e toque-a pelo menos três vezes em seguida sem erros;
     - aproxime-se cada vez mais, com auxílio do metrônomo, do andamento final.
f) dinâmica
     neste contexto a expansão da capacidade dinâmica de seu instrumento e especialmente de algumas de suas notas é de grande importância. As possibilidades da embocadura em combinação com o som e uma concepção estética de sonoridade são também um fator adicional.
Dica:
     - numa frase nunca devo estar muito forte cedo demais!
     - as notas mais agudas não são necessariamente as mais fortes!
     - a alteração do volume sonoro precisa ser conseguida através de uma técnica de execução e não com a modificação da embocadura, a fim de que altura e sonoridade não se alterem!
g) articulação
     a articulação é uma pronúncia. Quanto mais nitidamente Você conseguir se expressar com seu instrumento, tão mais nítida será sua música e tanto melhor Você será compreendido por seu ouvinte.
Dica: para o seu ouvido é preferível exagerar na percepção, pois a 5 metros de distância pode soar totalmente diferente!
h) afinação
     Considerando que uma boa afinação é uma condição importante para o exercício da música em conjunto, é necessário uma atenção especial à afinação básica (443Hz), consideradas  aí as diferenças regionais e nacionais.
Dica:
     - controle-se com um afinador
     - ouça-se no estudo com correção e de tempos em tempos grave-se
     - não encubra nunca uma afinação indefinida com um vibrato exagerado
     - experimente corrigir problemas de afinação com recursos técnicos e não com mudanças de embocadura
i) gravar-se a si mesmo com som e imagem
     a melhor maneira de averiguar Como Você realmente estuda e em qual estágio Você se encontra, Você pode constatar através de uma gravação. Uma avaliação mais objetiva e mais sincera é impossível. Fotografias também podem ajudar para avaliar postura e movimentos.
k) ouvir gravações e comparar
     Quando Você atingiu um nível de interpretação próprio através de um estudo sistemático e concentrado, ouvir gravações torna-se uma obrigação. Procure nunca copiar uma gravação, mas tirar delas sugestões e aplica-las.
D. PREPARAÇÂO DE RECITAIS, CONCURSOS E CONCERTOS
     - na preparação não deve ser deixado de lado o elemento prático e sobretudo o mental
se você se prepara de maneira ideal e elabora um conceito de estudo transparente, com certeza virá a recompensa
     - a sensação de ter feito de tudo para o sucesso, fará com que Você fique calmo!
     - cada possibilidade de concurso ou de um concerto importante vai te levar tão longe como regularmente as gravações que Você faça de si mesmo
     - comprimidos calmantes não são nunca a solução! melhor é um treinamento a longo prazo de técnicas de relaxamento, exercícios de concentração, autogenetraining, etc
     - uma boa academia e uma boa alimentação também incentivam um sentimento positivo
     - permita que a música esteja sempre em primeiro plano e acredite na sua preparação
Dica:
preocupe-se antecipadamente com suas palhetas e nunca confie nos outros. A afobação e o estresse nervoso de se preocupar com palhetas somente perto do evento, ficam assim sendo desnecessários
Para um resultado ideal e uma evolução geral da execução musical o autocontrole é fundamental. Somente quando defeitos e motivos forem reconhecidos é que eles também poderão ser evitados.

 

MARC SCHAEFERDIEK é professor de oboé e música de câmara na Escola Superior de Música em Colônia, Professor de oboé na Universidade "George Enescu" em Iasi (Rumênia) e professor convidado na "National University of Music Bucharest". Ministra regularmente cursos na Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Coréia e Israel.

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