fagotes históricos X

(expostos nos museus de Berlim, Leipzig, Munique, Nürnberg e Tübingen)

informações extraidas de "GESCHICHTE DES FAGOTTS" (A História do Fagote) de SEBASTIAN WERR

Editora Wissner 2011

www.wissner.com

JEAN NICOLAS SAVARY

________________________________

 

 

construtor: JEAN NICOLAS SAVARY (Savary o jovem)

 

 

Ao contrário de seu pai que fabricava todo tipo de instrumentos, Jean Nicolas Savary (1786-1853) que adotou o cognome de "o jovem", se especializou na construção de fagotes. Também um irmão de Savary é relacionado como construtor de instrumentos de sopro de madeira entre 1829 e 1833, mas que a partir de 1836 se dedicou exclusivamente à confecção de instrumentos de cordas e arcos.

A fama dos instrumentos de Savary o jovem fica evidente com uma atribuição de 1890 de que ele seria o "Stradivarius do fagote". A qualidade de seus instrumentos se deve com certeza também ao fato de ele próprio ser um profissional do fagote; conquistou em 1808 o primeiro prêmio no Conservatório de Paris e mais tarde tocou como primeiro fagotista no Teatro Italia.

O fagote da foto, exposto no museu de Nürenberg, ainda não permite reconhecer a elegancia própria da confecção das chaves de seus fagotes posteriores. Chama a atenção e possivelmente é um caso único o trabalho de entalhe dourado aplicado na campana, coisa própria dos móveis da época. Também incomum é uma espécie de gangorra entre as chaves de registro, que visava permitir uma mudança rápida entre elas. A asa está numerada com "I", o que faz supor que o instrumento possuia outras peças intercambiáveis (corps de rechange).

Local: Paris, França
Época: por volta de 1820
Coleção do Museu Nacional Germânico de Nürnberg, catálogo MI 472
Partes: Asa, bota, baixo, campana
8 chaves, sendo
  • na asa: 2 chaves de registro
  • na culatra: Fa#, Fa, Lab
  • no baixo: Re, Mib, Sib

gangorra entre as chaves de registro

ornamento na campana

gravura na bota

ver outros fagotes históricos

página inicial