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fagotes
históricos IV
(expostos nos museus de Berlim, Leipzig, Munique, Nürnberg e Tübingen) |
informações
extraidas de "GESCHICHTE DES FAGOTTS" (A História do Fagote) de
SEBASTIAN WERR
Editora Wissner 2011
www.wissner.com |
HEINRICH
GRENSER
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fabricante:
Heinrich Grenser
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Heinrich Grenser (1764-1813)
assumiu em 1796 a firma de seu tio Carl August Grenser
(1720-1807).
Devido à grande quantidade de
fagotes sobreviventes deste muito bem conceituado construtor
Heinnrich Grenser, que hoje ainda servem como modelo para as
cópias dos instrumentos de época, pode-se considerar que este
seja um instrumento típico: característica dos fagotes
construidos à moda de Dresden, que foi cultuada também por Jakob
Friedrich Grundmann (1727-1800) e que serviu de orientação a
muitos construtores para além do âmbito da Saxônia.
É bem provável que se deva a
Heinrich Grenser o uso da chave do Mi bemol acionada pelo dedo
mínimo esquerdo; entre os franceses, inclusive entre os
modernos, prevaleceu o uso desta chave acionada pelo polegar
esquerdo. Na campana encontra-se um orifício de ressonância,
como aliás em muitos fagotes de Dresden.
Junto a este instrumento encontra-se
também um suposto bocal original de latão, medindo 390mm.
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local: Dresde, Saxônia, Alemanha
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data de fabricação: entre 1796 e
1806
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Coleção do Museu de Instrumentos
Musicais na Universidade de Leipzig, catálogo 1387
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Corpo do instrumento feito de bordo (ingles=maple wood,
alemão = Ahorn) constituido de 4 partes.
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Anel da campana torneado na madeira
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Curva da culatra em cortiça
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9 Chaves de latão, encapsuladas na
madeira, sendo:
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- na asa - 2 chaves de registro
(polegar esquerdo)
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- na culatra - 4 chaves:
- dó# e Fá# (polegar direito)
- Fa e Lab (mínimo direito)
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- no baixo - 3 chaves:
- Ré e Sib grave
(polegar esquerdo)
- Mib (mínimo esquerdo)
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detalhes de construção:
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Chave do Mibemol
acionada pelo dedo mínimo da mão esquerda |
campana com orifício de
ressonância e anel torneado no corpo de madeira |
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