CD em foco

 

M Ú S I C A   p a r a   F A G O T E

FRANCISCO MIGNONE

NOËL DEVOS, ALOYSIO FAGERLANDE, PEDRO PAULO PARREIRAS, CARLOS BERTÃO, RAQUEL CARNEIRO, JEFERSON SOUZA

 

 

Sonata 1 para 2 fagotes (1961)
1. allegro
            2. modinha
            3. Rondó-chorinho

fagotes: Noël Devos e Aloysio Fagerlande

Tetrafonia e Variações em busca de um tema (1967)
fagotes: Aloysio Fagerlande, Carlos Henrique Bertão, Pedro Paulo Parreiras, Raquel Carneiro
Sonata 2 para 2 fagotes - Ubayêra e Ubayara (1966/7)
        5. allegro moderato
        6. allegro placido e contemplativo
        7. assai vivo

fagotes: Pedro Paulo Parreiras, Aloysio Fagerlande

Sonatina para fagote solo (1961)
            8. moderatocantilena
            9. andante meditativo
10. giga

fagote: Carlos Henrique Bertão

Sonata a 3 (1978)
         11. andante expressivo
         12. andante religioso
         13. allegro

fagotes: Aloysio Fagerlande, Jeferson de Souza, Pedro Paulo Parreiras

Quatro peças brasileiras (1983)
             14. maroca
             15. maxixando
             16. Nazareth
17. toada

fagotes: Raquel Carneiro, Aloysio Fagerlande, Pedro Paulo Parreiras, Carlos Henrique Bertão

 
do encarte do CD:

 

Na segunda metade do século XX, o maior nome da música brasileira de concerto para fagote foi Francisco Mignone, com uma grande produção que se iniciou com o Concertino para fagote e pequena orquestra (1957), até quartetos de fagote em 1983, configurando um repertório inédito a nível mundial. Segundo Eurico Nogueira França, "quando se pensa em 'testamento musical' de Mignone, pensa-se no fagote, ou no seu piano".

Todo esse conjunto de obras foi dedicado a Noël Devos, fagotista francês radicado no Brasil desde 1952, a quem Mignone muito admirava. Podemos citar: Sonatina para fagote solo (1961), Sonata nº 1 para 2 fagotes (1961), Sonata n° 2 - Ubayêra e Ubayara para 2 fagotes (1966/7), Tetrafonia e Variações em Busca de um Tema para 4 fagotes (1967), Sonata para tres fagotes (1978), até 1983, quando compôs uma série de quartetos para o instrumento, transcritos a partir de peças originais da década de 1930 para piano solo - Quatro peças brasileiras, Serenata bem Acabada, Serenata Humorística, Minuetto, Sarabanda do meu jeito, Mais uma lenda.

A gravação deste CD, com parte significativa desse repertório, teve o apoio da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Rio de Janeiro, por intermédio do Edital de Apoio às Artes. As obras escolhidas constituem uma jornada através de fases que permearam o relacionamento de Francisco Mignone, com o fagote e com Noël Devos, trazendo três obras em primeira gravação mundial: Sonatina para fagote solo, Tetrafonia e Variações em busca de um tema e a Sonata a 3. Ela se inicia e se encerra em uma linguagem nacionalista, passando por uma importante fase experimentalista do compositor.

O CD integra um projeto maior, dedicado à preservação desse importante acervo musical. Os manuscritos originais, pertencentes ao arquivo pessoal do Professor Devos, estão sendo digitalizados para, posteriormente, serem editados em programas de música. As edições observarão também os apontamentos originais de Devos nas partituras trabalhadas em sua maior parte com supervisão do próprio Mignone, por ocasião das primeiras audições.

O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ e do Centro dos Instrumentos de Sopro Prof. Noël Devos, envolvendo trabalhos acadêmicos de Raquel Santos Carneiro, Pedro Paulo Parreiras Emílio, Carlos Henrique Bertão e Jeferson de Souza, sob a orientação de Aloysio Fagerlande

comprar CD:
 
leia também:

página inicial