depois de molhada a palheta que
estava na fase anterior, risque um triângulo imaginário em cada um
dos cantos
da palheta...
e desbaste (corte ou raspe) neste
espaço sempre em direção aos cantos; preferível que seja
um trabalho mais superficial, do que muito profundo. Um golpe errado
aqui põe a palheta a perder...
poderá ser necessário cortar um
pouco também na parte central, para que as transições se façam
por igual.
retoque o corte com um trabalho de
lima.
observe posições cômodas para se
trabalhar com a lima em ambos os lados da palheta, não esquecendo
que é sempre um trabalho a ser feito nas duas superfícies da
palheta (afinal ela é uma palheta dupla...
olhando-se contra a luz a palheta
deverá ser mais transparente nos cantos e na ponta (triângulo);
neste estágio a palheta (sem o
instrumento) produzirá um som situado entre o si e o dó;
soprando-se na palheta apenas com
pressão da coluna de ar ela deverá "cacarejar"...
se o mi2 estiver baixo na afinação
pode ser um sinal que já foi raspada/cortada mais madeira do que o
necessário! Neste caso encurtar a palheta, cortando-lhe um pouco a
ponta (entre 0,5 e 0,8mm), poderá resolver o problema...
identifique a palheta com o número
do trabalho nela realizado e deixe-a descansar...