obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

CERVO, DIMITRI (*1968, Santa Maria, RS)

Mini-suite para fagote (1999, Porto Alegre)

Obra sem dedicatória

Obra não estreada

Partitura computadorizada, editada pela Cervo Edition

Em cinco movimentos:

I - Risoluto (MM semínima=150)

II - Meditativo (MM semínima=75)

III - Fluido (MM semínima=90)

IV - Tenso (MM mínima=75)

V - Marcha (MM semínima=120)

Duração: total netto: 3’00: I - 0’30’’, II - 1’15’’, III - 0’15’’, IV - 0’30’’, V - 0’30’’

Cada um dos cinco curtos movimentos da suite baseia-se em escalas diferentes: o Risoluto em fámaior, o Meditativo na escala eólia de sol, o Fluido numa escala pentatônica (sol-lá-si-ré-mi), o Tenso é trabalhado com o total dos doze tons da escala cromática, porém sem submetê-los a umtratamento típico da dodecafonia, e a escala base da Marcha é a de sol maior. Apesar dessa variedade, os movimentos têm um elemento em comum: todos partem e/ou terminam no quinto grau, com exceção do Tenso, que primeiro explora, sempre em movimentos ascendentes, os registros grave e médio, partindo de ré 1 para depois, na frase final, inverter a direção e terminar no si b 1. A Marcha inclui, além da melodia, a percussão dos pés contra o chão, um elemento (opcional) de atuação cênica, cujo ritmo é anotado, conforme o convencionado, em duas linhas, uma para cada pé. A alternância harmônica entre ré e sol deixa a tonalidade ‘no ar’. O Fluído evoca imagens de ondas.

A notação nessa peça dispensa barras de compasso e indicação de fórmula de compasso; é sempre mantida, porém, uma unidade de tempo, definida pelo compositor na indicação do andamento através do metrônomo.

O movimento mais difícil da suite é a Marcha, porque o intérprete (que precisa estar sentado para ter os pés livres) tem que dividir sua atenção com o ritmo a executar com os pés. É um elemento interessante para a aplicação no ensino, porque o aluno deve ter a coordenação entre dedos e embocadura automatizada para conseguir se concentrar nos pés. De um modo geral, a articulação é diferenciada, variando entre legato, staccato, non legato e notas com acento. O nível de dificuldade fica em intermediário I.

A presente versão é uma transcrição, feita pelo próprio compositor, de uma peça de 1992 com o mesmo título, pensada originalmente para flauta doce.

 

voltar ao sumário da tese      página inicial