Esse trabalho apresenta trinta e seis peças de
compositores brasileiros para fagote solo, escritas entre 1954 e
1999, encontradas através de pesquisa em arquivos e junto aos
compositores, na esperança de, ao socializar informações
relevantes, despertar o interesse no material, facilitar o acesso
a ele e contribuir, desta forma, para sua divulgação.
O corpus estudado foi grupado segundo
seus aspectos estilísticos e idiomáticos, tendo, cada obra,
merecido uma análise particular, sob os pontos de vista
composicional e instrumental.
Foram também descritas as características do
fagote, as diferentes funções exercidas - ilustradas através do
respectivo repertório - e suas formas de apresentação, ressaltando
ainda a particularidade brasileira que é o convívio dos dois
modelos do instrumento, alemão e francês.
Do ponto de vista instrumental constatou-se que
as obras brasileiras para fagote solo reunidas no trabalho
exploram de forma abrangente os recursos e possibilidades do
instrumento, inclusive no que tange a formas inusitadas de
utilização. No campo da notação, mesmo nas peças em espírito mais
contemporâneo, não se observa a inclusão de novos signos.
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informações
bibliográficas |
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PETRI, Ariane |
Obras de compositores
brasileiros para fagote solo. |
Vol. 1: Texto. Vol. 2: Partituras |
Ariane Petri. - Rio de
Janeiro, 1999. |
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Orientadora:
Saloméa GANDELMAN |
Dissertação (mestrado)
- Universidade do Rio de Janeiro. Música Brasileira. |
1. Música Brasileira.
2. Fagote solo. 3. Interpretação. |
I. Saloméa Gandelman. |
II. Universidade do Rio de Janeiro
(1979-). Programa de Pós-Graduação em Música. |
III. Obras de
compositores brasileiros para fagote solo. |
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