obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

CHNEE, SÉRGIO IGOR (*1968, São Paulo, SP)

Natalício (Chorinho) (28/02/1999, São Paulo)

Dedicada a Sui Wong Martello61

Obra estreada em dezembro de 1999 em Novossibirsk, Rússia, por Valentina Papóva

Partitura computadorizada

Em um movimento: Moderato

Duração: 1’30’’

Quando a nossa carta circular com o pedido de informação sobre composições para fagote solo chegou às mãos de Chnee, ele estava ensaiando seu arranjo de Asa Branca para quinteto de sopros, piano e cordas, “onde o fagote […] tem um papel importante. Visto que o seu pedido chegou nesta época, e que o instrumento me agrada, me imbuí de vontade e escrevi uma peça. Tendo escrito a música em meu aniversário - 28 de fevereiro - utilizei-me de dois temas que celebram natalícios, baseando-me na pulsação do chorinho.”62

Os dois temas desse chorinho em dó maior, aos quais Chnee se refere, encontram-se nas partes A (ou A’) e B da forma ternária, organizada em A(c. 1-12/1)/A’(12-25/1)/B(25/2-38/1)/A(38/1-49/1)/A’(49- 62)/Coda (63-68). As seções A e A’ apresentam sempre quatro compassos de introdução, semelhantes ao acompanhamento de um violão ou de um contrabaixo, que antecedem o tema. A seção B escapa da alternância do primeiro e quinto graus e apresenta modulações para lá e mimenor.

Os aspectos técnicos da peça se enquadram nos ítens definidos para o nível intermediário I. Seria interessante, talvez, ligar sempre, como de costume no gênero, as primeiras duas semicolcheias de cada grupo de quatro, ao invés de fazê-los todos em staccato ou non legato.

 

61 Na carta que acompanhou o envio da obra, Chnee se refere a Sui Wong Martello como “uma grande

incentivadora”. CHNEE, Sérgio Igor. Carta de 28/02/1999.

62 Ibid.

 

voltar ao sumário da tese      página inicial