obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

FIGUEREDO, FLÁVIO (1969, São Paulo, SP)

Variações para fagote solo (19/03/1992, Brasília)

Dedicada a Noël Devos 34

Estreada pelo compositor em 1992, num concerto da classe de composição da Universidade de Brasília

Partitura em manuscrito

partitura para download no portal do fagote

Gravação não-comercial da estréia no arquivo do compositor. Artista executante: Flávio Figueredo

Em um movimento

Duração: 3’30’’

O tema destas Variações é uma série de cinco notas, com características do idioma tonal livre, geradora de toda a peça:35

Exemplo 1: a série de cinco notas, base para as Variações

Entre os procedimentos para a sua variação estão: transposição para outras alturas, transposição de alguns elementos para outras oitavas, reordenação dos elementos (incluindo retrogradação), inversão, omissão de elementos, interpolação de novos elementos, além da combinação destes procedimentos.

O tema e as variações são muito curtos; notam-se, porém, marcados através de cesuras e fermatas, agrupamentos de variações com semelhanças entre si. Estas seções formam uma estrutura A/A’/B/A’’/A’’’/C/B’/A’’’’. Definimos como seção A as pautas 1 a 3, cuja primeira é caracterizada pelo contraste de um motivo ascendente com a indicação afobado, rápido e outro em graus conjuntos descendentes (leve e lento), enquanto na segunda e terceira pauta já ocorre projeção de alguns elementos para oitavas desiguais, decorrendo daí a presença de grandes saltos.

Num todo, a seção A e suas variações A’, A’’ etc. são contrastadas com B e B’ (muito calmo e contemplativo, pautas 8 a 11, e jiocoso [sic, para giocoso] e movimentado, pautas 20 a 22) que apresentam semínimas submetidas a uma diferenciação minúscula de dinâmica. Depois da seção B, segue A’’ (pautas 12 a 14), transposição de A para uma sexta maior acima, excluída a pauta 14. A seção C, pesante (pautas 18 e 19), combina as semínimas em tenuto da seção B com as tercinas em semicolcheias de A’. Após o jiocoso (B’), em A’’’’ (pauta 23-26), é apresentado um encadeamento de várias transposições da série, primeiramente em saltos, depois organizado em escalas ascendentes e descendentes.

Aspectos técnicos difíceis nesta peça são as rápidas mudanças entre diferentes caracteres (afobado e rápido, leve e lento, por exemplo), e, nas seções B, as modificações constantes dos níveis de dinâmica, pontos que exigem uma adaptação imediata da embocadura. O grau de dificuldade foi avaliado como intermediário II.

34. A dedicatória não consta na partitura, mas nos foi transmitida a informação pelo compositor.

35.  Figueredo usou esta mesma série numa peça para piano.

 

 

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