obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

GRÜNBLATT, GERSON (*1950, Bucareste, Romênia)

Ill eel (1999, Niterói, RJ)

Obra sem dedicatória

Obra não estreada

Partitura computadorizada, não editada

Em um movimento (sem qualquer outra indicação)

Duração: 4’45’’

A partitura apresenta-se sem indicações de dinâmica, andamento, caráter e articulação; os únicos parâmetros musicais definidos são a altura das notas e o ritmo. Segundo o compositor36, isso é proposital, para não induzir a interpretação do texto musical em uma direção pré-determinada, permitindo, assim, que cada intérprete entenda-o de maneira diferente e faça as suas escolhas a respeito dos parâmetros não-definidos. A autoria sobre a peça é então, em boa parte, repassada para quem toca, incluída aí a possibilidade de se fazer cortes.

A idéia não-musical atrás do título é a de uma enguia machucada que ‘grita’, se lamenta de dor, tenta nadar, tropeça, ‘corre’, ‘cai’, e assim por diante. Segundo Grünblatt, a música poderia ser a ilustração descritiva de um desenho animado com essa temática. A peça é feita a partir de células que são repetidas e variadas, mudando sempre a sua ordem. O processo de variação consiste em mudanças na estrutura rítmica e/ou intervalar, incluindo aumentação ou diminuição rítmica e inversão da direção intervalar. As células, definidas por suas características intervalares e rítmicas, e suas variações mais marcantes são expostas em seguida.

Célula 1        c. 1               c. 24            c.57

Célula 2       c. 5             c. 12         c. 13

Célula 3       c. 6      c. 17      c. 52            c.75             c. 77

Célula 4        c. 37

Célula 5         c. 54         c. 56

Célula 6         c. 69

O resultado do encadeamento das células e suas variações é uma forma livre, na qual se nota um aumento da densidade rítmica com a proximidade do final da peça. O andamento escolhido pelo compositor, na execução por computador ouvida pela autora do trabalho, gira em torno de MM semínima=80. Baseando-nos na idéia da enguia machucada, imaginamos uma realização com bastante rubato e contrastes dinâmicos, chegando perto de uma apresentação teatral. O grau de dificuldade foi avaliado como intermediário II, principalmente pela extensão, que chega até o dó# 4. Outros critérios determinadores do grau de dificuldade, como articulação, andamento etc., não puderam ser levados em conta porque, como exposto acima, dependem das escolhas de cada intérprete.

Esta composição é uma das que foram criadas em resposta à nossa pesquisa. O compositor pensou em fazer também uma versão desta peça para flauta. Grünblatt se entende como rockeiro, funkeiro e músico clássico, tanto na interpretação quanto na criação. Percebe-se a influência desses gêneros populares na indeterminação de vários parâmetros musicais.

36 GRÜNBLATT, Gerson. Comunicação pessoal. 22/07/1999.

 
 

voltar ao sumário da tese      página inicial