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obras de compositores brasileiros para fagote solo dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999 |
KOBERSTEIN, GUSTAVO (*1972, Brasília, DF) Solo para fagote (26/01/1992, Brasília)
A peça é formada por várias seções encadeadas, com mudanças de andamento, dinâmica, estrutura, tessitura e, com isso, de caráter, de uma para outra. A única referência formal é o reaparecimento, de forma variada, dos compassos iniciais (c. 1-3) em alguns momentos: c. 19/20, c. 28/29 (inversão), c. 40-42 (em modo menor) e c. 55/56, mesmo que este último trecho apresente somente afinidades bastante vagas. Exemplo 78: c. 1-3
Exemplo 79: c. 19/20
Exemplo 80: c. 28/29, inversão
Exemplo 81: c. 40-42 (modo menor)
Exemplo 82: c. 55/56
Na seção com arpejos (c. 17-20), a primeira nota de cada arpejo forma o começo de uma escala cromática descendente, seguida pelas notas do motivo inicial. O opaco (c. 21-29) apresenta notas longas localizadas na região grave. O nervoso, através de trinados e appoggiaturas, torna instáveis as notas sustentadas e fugidías as curtas. A maioria das seções sugere uma tonalidade, porém, a expectativa da tônica é sempreenganada. A peça se inclui no subcapítulo “Tonal ou tonal livre sem elementos nacionalistas”. Convém exagerar as características de cada seção para deixar transparecer a semelhança com o improviso. Como a última seção (c. 55-62) sobe para os extremos agudos, o grau de dificuldade é elevado para o nível avançado I. |
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