obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

MACÊDO, NELSON (*1931, Rui Barbosa, BA)

Fagotata 38 (1982, Rio de Janeiro)

Obra dedicada a Ricardo Rapoport

Estreada por Noël Devos, pouco depois da data de composição

Partitura em manuscrito

Gravação não-comercializada, realizada por Noël Devos na década de 80, encontrada no arquivo pessoal de Nelson Macêdo

Em um movimento, em três partes:

  • Lento/Moderato enérgico,

  • Allegro cômodo

  • Lento/Moderato enérgico

Duração: 2’30’’

Na primeira seção (c. 1-17.1), Lento e Moderato enérgico se alternam. A linha melódica descendente em terças sucessivas no Lento, sem muita movimentação rítmica, sempre piano e legato, constrasta com a linha ascendente dos trechos em Moderato enérgico, em forte, non legato e com ritmo típico de fanfarra. Somente o último Lento apresenta um ritmo mais variado e movido, em que as terças são preenchidas pelas segundas.

Segue uma brincadeira musical, o Allegro cômodo, formado a partir de uma célula de duas semicolcheias ascendentes e anacrústicas, seguidas por uma colcheia uma segunda abaixo.

Exemplo 18: célula ‘Ra-po-port’

Esta é a transcrição melódica e rítmica do nome Rapoport, fagotista ao qual foi dedicada a obra. Entre os compassos 18 c.a.39 e 29.2.1, as repetições da célula inicial diferenciam-se pelo intervalo nela utilizado (sexta, sétima e décima). A subseção que segue (c. 30 c.a. - 35.2.1) é uma repetição reduzida e variada da anterior; o aumento do âmbito de sua célula característica, de sexta para sétima, se faz no desenvolvimento da própria linha melódica (c. 32.1, dó# - si, e c. 32.3.2, dó# - si, oitava acima do intervalo anterior). Os compassos 36 c.a. a 47.2.1 e 48 c.a. a 52.1 repetem as duas subseções que acabamos de descrever, a segunda, porém, com alterações melódicas que prenunciam os três compassos do meno que fazem a ligação para o da capo.

Tecnicamente falando, todos os registros são igualmente explorados, subindo até o ré 4. São usadas as claves de fá, dó e sol. Algumas notas agudas são atacadas sem muito tempo para a preparação. Esse é o caso da última semicolcheia no compasso 32 e das duas últimas no compasso 50. As frequentes mudanças de fórmula de compasso não representam uma dificuldade, visto que oscilam somente entre 6/4, 2/4 e 3/4, mantendo sempre a pulsação de semínima. O grau de dificuldade é definido pelo nível intermediário II, principalmente pela extensão.

38 Desta obra existe ainda um arranjo para quatro fagotes, realizado por Antônio Elmo Bruno.

39 c.a. significa ‘com anacruse’

 

 

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