MACÊDO, NELSON
(*1931, Rui Barbosa, BA)
Fagotata
38 (1982, Rio de Janeiro)
Obra dedicada a Ricardo Rapoport
Estreada por Noël Devos, pouco depois da data de
composição
Partitura em manuscrito
Gravação não-comercializada, realizada por Noël Devos
na década de 80, encontrada no arquivo pessoal de Nelson Macêdo
Em um movimento, em três partes:
-
Lento/Moderato
enérgico,
-
Allegro cômodo
-
Lento/Moderato enérgico
Duração: 2’30’’
Na primeira seção (c. 1-17.1), Lento e
Moderato enérgico se alternam. A linha melódica descendente em
terças sucessivas no Lento, sem muita movimentação rítmica,
sempre piano e legato, constrasta com a linha ascendente
dos trechos em Moderato enérgico, em forte,
non legato
e com ritmo típico de fanfarra. Somente o
último Lento apresenta um ritmo mais variado e movido, em que as
terças são preenchidas pelas segundas.
Segue uma brincadeira musical, o Allegro cômodo,
formado a partir de uma célula de duas semicolcheias ascendentes e
anacrústicas, seguidas por uma colcheia uma segunda abaixo.
Exemplo 18:
célula
‘Ra-po-port’
Esta é a transcrição melódica e rítmica do nome Rapoport,
fagotista ao qual foi dedicada a obra. Entre os compassos 18 c.a. 39
e 29.2.1, as repetições da célula
inicial diferenciam-se pelo intervalo nela utilizado (sexta, sétima e
décima). A subseção que segue (c. 30 c.a. - 35.2.1) é uma repetição
reduzida e variada da anterior; o aumento do âmbito de sua célula
característica, de sexta para sétima, se faz no desenvolvimento da
própria linha melódica (c. 32.1, dó# - si, e c. 32.3.2, dó# - si, oitava
acima do intervalo anterior). Os compassos 36 c.a. a 47.2.1 e 48 c.a. a
52.1 repetem as duas subseções que acabamos de descrever, a segunda,
porém, com alterações melódicas que prenunciam os três compassos do
meno que fazem a ligação para o da capo.
Tecnicamente falando, todos os registros são igualmente
explorados, subindo até o ré 4. São usadas as claves de fá, dó e sol.
Algumas notas agudas são atacadas sem muito tempo para a preparação.
Esse é o caso da última semicolcheia no compasso 32 e das duas últimas
no compasso 50. As frequentes mudanças de fórmula de compasso não
representam uma dificuldade, visto que oscilam somente entre 6/4, 2/4 e
3/4, mantendo sempre a pulsação de semínima. O grau de dificuldade é
definido pelo nível intermediário II, principalmente pela extensão.
38
Desta obra existe ainda um arranjo para
quatro fagotes, realizado por Antônio Elmo Bruno.
39
c.a. significa ‘com anacruse’
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