obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

NIEMEYER, A. (*?, local ignorado)45

Micro-Bios (quatro micro-peças para fagote) (janeiro de 1981,46 Brasília)

Obra sem dedicatória

Estréia ignorada

Obra em manuscrito

Em quatro peças:

I - Vivo (MM semínima=200)

II - Lento (MM colcheia=50)

III - Allegro (MM semínima=120)

IV - Presto

Duração: total netto 2’45’’: I - 0’30’’, II - 1’15’’, III - 0’30’’, IV - 0’30’’

O tonalismo livre das quatro peças curtas é baseado em acordes arpejados, formados através de superposição de terças e completados com notas de passagens, cromáticas ou diatônicas, geralmente sem criar relações de harmonia funcional, ainda que definindo um polo central.

Exemplo 20:

As superposições de terças encontradas nos quatro movimentos

As indicações de andamento encontradas na partitura das peças I a III são extremas e deixam o Vivo e o Allegro muito rápidos, enquanto o Lento fica estático. Os andamentos por nós sugeridos são:

I - MM semínima=152, ou mínima=76

II - MM colcheia=80

III - MM semínima=88

IV - MM semínima pontuada=80

Esta sugestão de andamentos, além de nos parecer mais viável no que se refere à clareza da articulação (especialmente o staccato) e à resistência, é igualmente interessante pelas relações proporcionais que cria entre os andamentos. Assim, as quatro micro-peças receberiam uma pulsação por volta de MM=80, o que é um fator unificador, reforçando a idéia de movimentos, ou seja, partes de um todo.

Uma vez revista a questão dos andamentos, a peça tecnicamente não apresenta dificuldades, tendo sido avaliada como pertencente ao nível intermediário I. A extensão é restrita e tem como extremos mi 1 e lá 3. Na segunda peça foram encontrados alguns compassos incompletos ou cheios demais. Trata-se do c. 16, com apenas quatro (ao invés de cinco) colcheias, do c. 17, com originalmente seis, e do c. 18, com originalmente oito colcheias, já corrigidos por Devos, na partitura por ele cedida. Devos também alterou o valor da nota sustentada no último compasso.

Como a versão corrigida do c. 19 completa apenas quatro colcheias, sugerimos fazer da primeira nota uma colcheia pontuada.

45 Não conseguimos localizar o compositor nem obter nenhuma informação sobre ele.

46 Esta data, anotada, com a letra de Devos, na partitura encontrada no arquivo do fagotista, pode tanto significar a data de composição como a ocasição em que Devos obteve a peça.

 
 

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