obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

SANTORO, CLÁUDIO (1919, Manaus, AM - 1989, Brasília, DF)

Fantasia Sul América (1983, Brasília)

Obra sem dedicatória

Obra comissionada pela Cia. Sul América como peça de confronto para o Iº Concurso Nacional "Jovens Intérpretes da Música Brasileira" em 1983, no Rio de Janeiro

Estreada durante o Concurso pelos participantes

Partitura editada pela editora Savart

Em um movimento: Allegro (MM semínima=120-132)

Duração: 3’15’’

A peça faz parte de uma conjunto de obras solo intituladas Fantasia Sul América, para os seguintes instrumentos: flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e voz com acompanhamento de piano. Todas datam de 1983 e têm uma duração entre três e cinco minutos. Da Fantasia Sul América para fagote existe ainda uma transcrição para fagote e orquestra89, cuja redução para fagote e piano também foi publicada pela Savart. Surpreendentemente, a versão para fagote solo contém, nos últimos três compassos, um acompanhamento em acordes, em escrita para piano, com a indicação “orquestra”.

A escrita dessa peça é parecida com a do Duo para fagote e piano, composto em 1982, um ano antes da Fantasia Sul América. As duas obras têm em comum o ímpeto do Allegro (ma non troppo, no Duo), os muitos movimentos ascendentes, a mistura de elementos da fórmula de compasso 12/8 (em muitas passagens subentendido no 4/4 indicado), as seqüências de quartas e trítonos ascendentes e o contraste com seções em cantabile. Apesar da forma Fantasia ser livre, pode-se perceber uma forma A/B/C/D/C’/Coda, em que B (c. 9.4 a 26) e D (c. 44.3 a 65), as duas seções em cantabile, não apresentam semelhanças temáticas. As correspondências entre C (c. 27 a 44.2) e C’ (c. 66 a 74) podem ser resumidas da seguinte forma:

Exemplo 55: c. 27.1 a 29

 

Exemplo 56: c. 66.3 a 69.2

A articulação é mudada e o trecho é transposto uma segunda abaixo.

Exemplo 57: c. 30 a 33.2

 

Exemplo 58: c. 70 a 71

Aqui, os compassos correspondentes também são transpostos e com as durações cortadas para a metade.

Exemplo 59: c. 33.3 a 34.1

 

Exemplo 60: c. 72 (sem o fá) a 73.1

No último caso, as notas foram repetidas e o lá b 2 trocado pelo si b 2.

Devido ao idioma atonal, há acidentes diante de quase todas as notas, o que torna a leitura mais lenta. As pouquíssimas pausas ou cesuras na peça elevam a exigência de resistência para a execução, moderada somente pela alternância de agrupamentos articulados em staccato e legato. Nas seções em cantabile, há indicações exatas e diferenciadas de dinâmica. A peça é situada basicamente no registro central, não passando do si 3, e apresenta articulações colocadas atendendo às necessidades do instrumento. O nível de dificuldade foi avaliado em intermediário II.

A partitura não deixa explícito até onde vale a indicação cantabile, porém a textura dá a entender que nos compassos 27 e 66 já volta a valer o Allegro.

 
89 A orquestra tem a seguinte formação: 2-2-2-2, 4-3-3-1, tímpano, 2 percussionistas e cordas.

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