obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

VIANA, ANDERSON (*1962, Belo Horizonte)

Fantasieta (07/04/1984, Rio de Janeiro)

Obra sem dedicatória

Obra não estreada

Partitura em manuscrito

Em um movimento, com várias partes: Jocoso - Cantabile - Grave fúnebre - Allegro incisivo - Um pouco menos - Lento sustentato - Presto

Duração: 2’ 45’’

A peça em idioma tonal livre não é anotada entre barras de compasso, mas segue a pulsação de semínima. As duas primeiras pautas da peça expõem o material que servirá, no decorrer da obra, como material gerador e sobre os quais o compositor ‘fantasia’. Somente o Cantabile e o Lento sustentato, pouco antes do final, apresentam outra temática, evocando, com algumas mudanças em comparação com o original, o tema de Xangô. Este introduz um novo elemento, a quinta, intervalo até então não usado, e daqui para frente mantido.

Exemplo 31: Mário de Andrade, Canto de Xangô79

A transformação de motivos em outros, através de variação rítmica e melódica num processo de improvisação, é uma das características do gênero fantasia.80 Nesta Fantasieta, a transformação é feita de maneira bastante sutil e nada óbvia, de modo que o ouvinte provavelmente percebe somente uma certa afinidade entre os motivos sem se dar conta que tudo foi gerado do início da peça. De todos, o motivo inicial é reencontrado mais vezes, razão pela qual ele e suas mais importantes transformações são expostas logo em seguida:

Ex. 32: Jocoso caracterizado pelo ritmo e pela seqüência intervalar (4ªjus.-2ªmen.-3ªmen.-2ªmai.)

 

 

_________________________________

 Ex. 33: Grave fúnebre ritmo e seqüência intervalar alterados (2ªmen.- nota repetida-2ªmai.-3ªmen.4ªdim.)

 

 

 

 

______________________________

Ex. 34: Allegro incisivo ritmo invertido, alteração intervalar do final do Jocoso (4ªj.-2ªmen.-3ªmen.-5ª81)

_______________________________

Ex. 35: Ad libitum seqüência intervalar de Jocoso, seguida de extensão

________________________________

Ex. 36: Tercinas depois do ad libitum intervalos unidirecionais (4ªj.-2ªmen.-3ªmen.)

___________________________________

Ex. 37: A tempo inversão rítmica da 2ª célula de Jocoso - alteração intervalar do final do motivo do Jocoso

______________________________

Mesmo no Xangô temos agrupamentos com características intervalares semelhantes:

Ex. 38: Cantabile reordenação intervalar e equalização rítmica (3ªmen.-2ªmai.-4ªj.-3ªmen.)

_______________________________________

O Jocoso e o Cantabile iniciais não apresentam indicações dinâmicas. Entretanto, a partir do Grave fúnebre observa-se um grande crescendo que vai até pouco antes da reapresentação do Xangô, em piano, para depois crescer novamente.

Pelo tamanho das frases, pela articulação orgânica, pela extensão (dó 1 a ré 4) e distribuição dinâmica nos registros, a peça é muito confortável de ser tocada. Por causa da extensão tivemos que avaliá-la como pertencente ao nível intermediário II. Todavia, sugerimos que os professores apliquem esta Fantasieta o mais cedo possível, por a considerarmos, apesar da curta duração, uma peça muito rica que, ao lado de partes ritmicamente mais livres, apresenta outras mais rigorosas, o que a torna estimulante e eficaz para o desenvolvimento artístico do aluno.

 

79 ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: I. Chiaroto 1928, pág. 55.

80 MGG, verbete ‘Fantasie’, col. 1791-1793, vol. 3.

81 A quinta pode ser entendida como a soma da quarta com a segunda menor.

 

voltar ao sumário da tese      página inicial