![]() |
obras de compositores brasileiros para fagote solo dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999 |
VIANA, ANDERSON (*1962, Belo Horizonte)Fantasieta (07/04/1984, Rio de Janeiro)
A peça em idioma tonal livre não é anotada entre barras de compasso, mas segue a pulsação de semínima. As duas primeiras pautas da peça expõem o material que servirá, no decorrer da obra, como material gerador e sobre os quais o compositor ‘fantasia’. Somente o Cantabile e o Lento sustentato, pouco antes do final, apresentam outra temática, evocando, com algumas mudanças em comparação com o original, o tema de Xangô. Este introduz um novo elemento, a quinta, intervalo até então não usado, e daqui para frente mantido.
Exemplo 31: Mário de Andrade, Canto de Xangô 79A transformação de motivos em outros, através de variação rítmica e melódica num processo de improvisação, é uma das características do gênero fantasia. 80 Nesta Fantasieta, a transformação é feita de maneira bastante sutil e nada óbvia, de modo que o ouvinte provavelmente percebe somente uma certa afinidade entre os motivos sem se dar conta que tudo foi gerado do início da peça. De todos, o motivo inicial é reencontrado mais vezes, razão pela qual ele e suas mais importantes transformações são expostas logo em seguida:Ex. 32: Jocoso caracterizado pelo ritmo e pela seqüência intervalar (4ªjus.-2ªmen.-3ªmen.-2ªmai.)
_________________________________ Ex. 33: Grave fúnebre ritmo e seqüência intervalar alterados (2ªmen.- nota repetida-2ªmai.-3ªmen.4ªdim.)
______________________________ Ex. 34: Allegro incisivo ritmo invertido, alteração intervalar do final do Jocoso (4ªj.-2ªmen.-3ªmen.-5ª81)
_______________________________ Ex. 35: Ad libitum seqüência intervalar de Jocoso, seguida de extensão________________________________ Ex. 36: Tercinas depois do ad libitum intervalos unidirecionais (4ªj.-2ªmen.-3ªmen.)
___________________________________ Ex. 37: A tempo inversão rítmica da 2ª célula de Jocoso - alteração intervalar do final do motivo do Jocoso
______________________________ Mesmo no Xangô temos agrupamentos com características intervalares semelhantes: Ex. 38: 1º Cantabile reordenação intervalar e equalização rítmica (3ªmen.-2ªmai.-4ªj.-3ªmen.)
_______________________________________ O Jocoso e o Cantabile iniciais não apresentam indicações dinâmicas. Entretanto, a partir do Grave fúnebre observa-se um grande crescendo que vai até pouco antes da reapresentação do Xangô, em piano, para depois crescer novamente. Pelo tamanho das frases, pela articulação orgânica, pela extensão (dó 1 a ré 4) e distribuição dinâmica nos registros, a peça é muito confortável de ser tocada. Por causa da extensão tivemos que avaliá-la como pertencente ao nível intermediário II. Todavia, sugerimos que os professores apliquem esta Fantasieta o mais cedo possível, por a considerarmos, apesar da curta duração, uma peça muito rica que, ao lado de partes ritmicamente mais livres, apresenta outras mais rigorosas, o que a torna estimulante e eficaz para o desenvolvimento artístico do aluno. |
|
|
|