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obras de compositores brasileiros para fagote solo dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999 |
WIDMER, ERNST (1927, Aarau, Suíça - 1990, Salvador, BA) 82Peças 19 a 21 de "69 peças crônicas e anacrônicas" (1970, local ignorado)
As três peças curtas, com a numeração 19, 20 e 21, pertencem à coletânea '69 peças crônicas e anacrônicas' (obra que não recebe a indicação de opus), para diversos instrumentos, de 1970. A execução consecutiva do total das peças dedicadas a todos os instrumentos da orquestra tem uma duração de 2h 6’30’’. Naquelas para fagote, pelo menos um dos aspectos estrutura e harmonia se refere a uma época passada. Já outros, fixam-nas na contemporaneidade, como, por exemplo, a linguagem tonal livre da peça 19. No Noturno (Lento), o fagote toca linhas curvas, separadas por cesuras de respiração e pausas. As mínimas predominam e o uso de semínimas é cuidadoso. Além da segunda, o intervalo mais usado é o de quarta. Essas características fazem lembrar uma linha de música vocal dos séculos XV e XVI com seu âmbito limitado, curvatura e predominância de notas com valor longo, não fossem a linguagem tonal livre e alguns grandes saltos intervalares, como o de sétima maior no c. 9. O caráter do Scherzo (Molto vivace) assemelha-se ao de uma canção de roda. É possível constatar afinidades entre o material melódico e rítmico empregado nos c. 9 a 17 e o das cantigas de roda Cai, cai, balão e Capelinha de melão. Nos c. 1 a 8 são expostas duas frases contrastantes, a primeira em forte, baseada na tríade de fá maior, e a segunda em piano, em idioma tonal livre, com elementos cromáticos. No c. 4 fica omitido, ‘no ar’, o lá que terminaria a primeira frase, porém, enunciado no c. 21. Em seguida, as duas frases são variadas e trabalhadas de maneira clássica: por mudança de registro, alteração de dinâmica e articulação, extensão melódica, mudança de direção melódica etc. Na interpretação, reconhecer e enfatizar essas alterações é importante para imprimir o caráter jocoso da peça. A ‘Dança’ com variações (Molto vivace) é dividida
em tema e quatro variações. O idioma é modal e gira em torno de ré e da
quinta lá. O tema é composto de duas frases com sete compassos cada. O
ritmo ostinato de
O conjunto não oferece nenhuma dificuldade explícita. O Noturno requer um domínio de som e uma resistência moderada por suas frases calmas e pouco movidas. O Scherzo apresenta alguns saltos grandes, por exemplo no c. 26. Este e a ‘Dança’ exploram todos os registros, desde o si b 0 até o dó 4. Apesar deste dó 4, aqui fácil de alcançar, extrapolar os limites definidos na sistematização dos graus de dificuldade, avaliamos a peça como pertencente ao nível intermediário I. |
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82 Widmer transferiu-se para o Brasil em 1956, tendo assim morado a maior parte da sua vida neste país. |
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