obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

WIDMER, ERNST (1927, Aarau, Suíça - 1990, Salvador, BA) 82

Peças 19 a 21 de "69 peças crônicas e anacrônicas" (1970, local ignorado)

Obra sem dedicatória

Estréia ignorada

Partitura em manuscrito

Três peças:

  • Noturno - Lento

  • Scherzo - Molto vivace

  • ‘Dança’ com variações - Molto vivace

Duração: total netto 3’30’’: peça 19 - 1’30’’, peça 20 - 0’45’’, peça 21 - 1’15’’

As três peças curtas, com a numeração 19, 20 e 21, pertencem à coletânea '69 peças crônicas e anacrônicas' (obra que não recebe a indicação de opus), para diversos instrumentos, de 1970. A execução consecutiva do total das peças dedicadas a todos os instrumentos da orquestra tem uma duração de 2h 6’30’’. Naquelas para fagote, pelo menos um dos aspectos estrutura e harmonia se refere a uma época passada. Já outros, fixam-nas na contemporaneidade, como, por exemplo, a linguagem tonal livre da peça 19.

No Noturno (Lento), o fagote toca linhas curvas, separadas por cesuras de respiração e pausas. As mínimas predominam e o uso de semínimas é cuidadoso. Além da segunda, o intervalo mais usado é o de quarta. Essas características fazem lembrar uma linha de música vocal dos séculos XV e XVI com seu âmbito limitado, curvatura e predominância de notas com valor longo, não fossem a linguagem tonal livre e alguns grandes saltos intervalares, como o de sétima maior no c. 9.

O caráter do Scherzo (Molto vivace) assemelha-se ao de uma canção de roda. É possível constatar afinidades entre o material melódico e rítmico empregado nos c. 9 a 17 e o das cantigas de roda Cai, cai, balão e Capelinha de melão. Nos c. 1 a 8 são expostas duas frases contrastantes, a primeira em forte, baseada na tríade de fá maior, e a segunda em piano, em idioma tonal livre, com elementos cromáticos. No c. 4 fica omitido, ‘no ar’, o lá que terminaria a primeira frase, porém, enunciado no c. 21. Em seguida, as duas frases são variadas e trabalhadas de maneira clássica: por mudança de registro, alteração de dinâmica e articulação, extensão melódica, mudança de direção melódica etc. Na interpretação, reconhecer e enfatizar essas alterações é importante para imprimir o caráter jocoso da peça.

A ‘Dança’ com variações (Molto vivace) é dividida em tema e quatro variações. O idioma é modal e gira em torno de ré e da quinta lá. O tema é composto de duas frases com sete compassos cada. O ritmo ostinato de lembra uma dança medieval. A primeira variação reduz o material do tema às notas principais de cada compasso, formando-se a "espinha dorsal" quase que estática do tema. As poucas semínimas são os únicos momentos de movimentação. A segunda variação apresenta-se em uma oitava mais grave do que a do tema. O ritmo ostinato do tema é mudado para ou ; a primeira nota de cada compasso recebe assim uma ornamentação em colcheias. A terceira variação é a primeira que não segue a estrutura de duas vezes sete compassos. a (no tema c.1/2) e a' (no tema c. 3/4) são juntadas (na 3ª variação c. 43-48), aumentadas e separadas de b (no tema c. 5-7; na 3ª variação c. 49-52). O mesmo vale para a'' (no tema c. 8/9), a''' (no tema c. 10/11), juntadas nessa mesma variação (c. 53-57) e b' (no tema c. 12-14; na variação c. 59-61), sendo que b’ é repetido por três vezes, na última com a terminação ritmicamente aumentada. Nos segmentos a, o lá é mantido como nota central. Outras notas, em colcheias, aparecem somente como notas de passagem, formando frases bem lineares. Já nos segmentos b, o que predomina é a estrutura em tríade. O ritmo sincopado e a reestruturação dos membros de frase da quarta variação quebram a atmosfera medieval da dança até este momento. A coda insiste no sexto grau (si b), mas no final volta em piano para o acorde de ré maior.

O conjunto não oferece nenhuma dificuldade explícita. O Noturno requer um domínio de som e uma resistência moderada por suas frases calmas e pouco movidas. O Scherzo apresenta alguns saltos grandes, por exemplo no c. 26. Este e a ‘Dança’ exploram todos os registros, desde o si b 0 até o dó 4. Apesar deste dó 4, aqui fácil de alcançar, extrapolar os limites definidos na sistematização dos graus de dificuldade, avaliamos a peça como pertencente ao nível intermediário I.

 
82 Widmer transferiu-se para o Brasil em 1956, tendo assim morado a maior parte da sua vida neste país.

voltar ao sumário da tese      página inicial