"Com licença!..." o CD de Hary Schweizer |
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“Com licença!”, posso entrar? | ||
momentos meus relatar | ||
tais como tocar, fazer, ensinar? | ||
em repertório assim selecionado | ||
em um de meus fagotes tocado | ||
e com certa licença interpretado? | ||
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introdução |
“Um filho, uma árvore, um livro” é o que recomenda a sabedoria oriental para a realização de um homem. Filhos, tenho quatro; árvores, plantei dezenas; livro? este ainda está em aberto... Considerando que tenho limitada vocação para escritor, achei que poderia substituir o livro por um CD, ainda que sempre tivesse sido um tanto refratário à idéia de gravar algum. Talvez isso se deva ao fato de eu ter começado meu estudo de fagote já com certa idade, o que, se não fez de mim necessariamente um virtuose deste instrumento, me permitiu uma visão ampla de suas possibilidades. Acho agora chegada a hora de documentar algumas músicas que retratam alguns momentos de minha atividade como fagotista: tocar, ensinar, construir... | |
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intérpretes |
Para tanto contei com a valiosa e impagável contribuição musical de alguns artistas que cruzaram o dia-a-dia de minha atividade como fagotista: | |
Elza Kazuko Gushikem, pianista de incontáveis concertos de música de câmara na Universidade de Brasília; | ||
Gustavo Koberstein e | ||
Flávio Lopes de Figueiredo Jr., ex-alunos de fagote com os quais atualmente divido minha atividade de músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília; | ||
Paulo Marques, que contribuiu com seu toque sutil, dando a este CD um ar de descontração e leveza, e | ||
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abertura |
Júlio Medaglia que, reunindo numa única composição todos os artistas intérpretes deste CD, escreveu especialmente o choro que lhe dá título... |
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Assim, pois, com sua licença, selecionei algumas músicas, das quais espero que Você tenha tanta satisfação em ouvir quanta eu tive em as interpretar. | ||
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tocar
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Como intérprete, além de minha normal participação como fagotista-fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, fiz a leitura de inúmeras composições, me valendo para isso de momentos da música brasileira erudita, ora mais, ora menos popular; entre elas: | |
Heitor Villa-Lobos, Ária de Bachianas Brasileiras nº 5 | ||
Chiquinha Gonzaga, Duas miniaturas brasileiras | ||
Lua Branca | ||
O "Corta-Jaca" | ||
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ensinar |
Como docente na Universidade de Brasília orientei alunos que já em muito me superaram, estando alguns instalados em orquestras européias, outros em importantes orquestras brasileiras, outros ainda em adiantado estágio de cursos de doutorado. Toco aqui com alunos meus, agora profissionais e colegas de naipe na atividade de orquestra, peças para três fagotes que Achim von Lorne, meu professor de fagote em München (Alemanha), compôs para que eu tivesse alguma oportunidade de tocar música em conjunto enquanto ainda era aluno. | |
Achim von Lorne | ||
Variações sobre um tema natalino* | ||
Trio Breve I* | ||
Trio Breve II* | ||
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construir |
A necessidade fez de mim também um improvisado confeccionador de fagotes, talvez o único conhecido e atuante em terras latino-americanas. Com o objetivo primeiro de suprir uma necessidade brasileira surgiu, por desafio de Elione Alves de Medeiros, a idéia de fazer fagotes no Brasil. A idéia vingou e está hoje firmada e confirmada com fagotes tocando em todo território nacional, alguns mesmo em terras estrangeiras, e sendo também o instrumento da gravação deste CD. A um novo fagote, a música a ele dedicada: | |
Emilio Terraza | ||
Tango M.45* para fagote e piano, dedicado ao 1º fagote SCHWEIZER, 1991 | ||
Tango M.46* para fagote solo, dedicado ao 2º fagote SCHWEIZER, 1992 | ||
Também desafiadora foi Cristina Porto Costa, professora de fagote na Escola de Música de Brasília: sugeriu ela a fabricação de um fagote especial para sua classe de alunos iniciantes e ainda em fase de crescimento. Nasceu assim o fagote JUNIOR, neste CD se fazendo ouvir em: |
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Ernst Mahle, Melodias da Cecília para fagote e piano | ||
risoluto | ||
moderato | ||
vivace | ||
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fagote brasileiro |
Um fagote feito no Brasil sente-se naturalmente bem tocando música brasileira! E indo de encontro a essa música encontrou: | |
Francisco Mignone, Aquela modinha que o Villa não escreveu | ||
Tom Jobim, Mágoas de fagote* | ||
um rascunho inacabado de uma música para fagote aqui documentado em sua primeira gravação | ||
Benny Wolkoff, Choro | ||
Ernesto Nazareth, Brejeiro | ||
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fagote jazzistico |
Sem dominar a prática da improvisação, mas com vontade de também tocar algo jazzístico, literalmente me aventurei neste campo e promovi um encontro do fagote com o jazz através de uma composição de igual nome | |
Andreas Herkenrath, Bassoon meets jazz* | ||
E neste contexto, com a (devida) licença do compositor, tomei a liberdade de dar um colorido jazzístico a alguns movimentos de uma das sonatas de | ||
Benedetto Marcello, Sonata em mi menor | ||
allegretto | ||
adagio | ||
allegro | ||
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* obras em primeira gravação ______________________________ |
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ficha técnica |
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Hary Schweizer, produção musical | ||
Ricardo Nakamura, gravação | ||
Marcello Dalla, masterização | ||
Dora Galesso, criação e arte gráfica | ||
comprar CD | ||
Brasília, dezembro de 2005 |