obras de compositores brasileiros

para fagote solo

dissertação de mestrado, UNI-RIO, 1999

ARIANE PETRI

 

RESUMO

Esse trabalho apresenta trinta e seis peças de compositores brasileiros para fagote solo, escritas entre 1954 e 1999, encontradas através de pesquisa em arquivos e junto aos compositores, na esperança de, ao socializar informações relevantes, despertar o interesse no material, facilitar o acesso a ele e contribuir, desta forma, para sua divulgação.

O corpus estudado foi grupado segundo seus aspectos estilísticos e idiomáticos, tendo, cada obra, merecido uma análise particular, sob os pontos de vista composicional e instrumental.

Foram também descritas as características do fagote, as diferentes funções exercidas - ilustradas através do respectivo repertório - e suas formas de apresentação, ressaltando ainda a particularidade brasileira que é o convívio dos dois modelos do instrumento, alemão e francês.

Do ponto de vista instrumental constatou-se que as obras brasileiras para fagote solo reunidas no trabalho exploram de forma abrangente os recursos e possibilidades do instrumento, inclusive no que tange a formas inusitadas de utilização. No campo da notação, mesmo nas peças em espírito mais contemporâneo, não se observa a inclusão de novos signos.

 

informações bibliográficas

 
PETRI, Ariane
Obras de compositores brasileiros para fagote solo.

Vol. 1: Texto. Vol. 2: Partituras

Ariane Petri. - Rio de Janeiro, 1999.
 
Orientadora: Saloméa GANDELMAN
Dissertação (mestrado) - Universidade do Rio de Janeiro. Música Brasileira.
1. Música Brasileira. 2. Fagote solo. 3. Interpretação.
I. Saloméa Gandelman.

II. Universidade do Rio de Janeiro (1979-). Programa de Pós-Graduação em Música.

III. Obras de compositores brasileiros para fagote solo.
 

 

 

SUMÁRIO

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INTRODUÇÃO

1. O FAGOTE: CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES E FORMAS DE APRESENTAÇÃO

1.1 Características

1.2 Funções

1.2.1 Na orquestra

1.2.2 Na música de câmara

1.2.3 Enquanto solista

1.3 Formas de apresentação: sistema francês - sistema alemão

1.3.1 Particularidades do repertório para o fagote francês

1.3.2 Particularidades referentes ao uso do fagote e à escrita para o instrumento no Brasil

2. OBRAS PARA FAGOTE SOLO EM IDIOMA TONAL

2.1 Tonal ou tonal livre sem elementos nacionalistas

2.2 Tonal ou tonal livre com elementos nacionalistas

2.3 Tonal livre com técnicas pouco convencionais de produção sonora

3. OBRAS PARA FAGOTE SOLO EM IDIOMA ATONAL

3.1 Atonal livre

3.2 Atonal serial

3.3 Atonal com técnicas pouco convencionais de produção sonora

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

ANEXO 6

obras recebidas após a defesa da dissertação

 

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